SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Infeção do trato urinário: agentes etiológicos e padrão de resistência local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754

Nascer e Crescer vol.21 no.4 Porto dez. 2012

 

Editorial

 

Sílvia Álvares1

1 Diretora da revista Nascer e Crescer

 

A publicação da Nascer e Crescer teve início em Março de 1992. Em 2009 passou a estar integrada no Departamento de Ensino, Formação e Investigação do Centro Hospitalar do Porto. O corpo redatorial é constituído por pediatras de vários serviços de Pediatria da zona Norte do país e especialistas dedicados à Medicina da Criança. Temos ainda a colaboração de editores associados pertencentes a diversas áreas: Pediatria, Cardiologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Estomatologia, Imagiologia, Dermatologia, Genética Médica, Neuropediatria, Medicina Baseada na Evidência, Bioética. A Nascer e Crescer foi concebida como um canal de divulgação científica e de promoção da investigação clínica na área da Pediatria; atualmente está indexada e resumida nalgumas das mais importantes bases internacionais de artigos científicos: Scielo, Scopus, Embase/Excerpta medica, Index das Revistas Médicas Portuguesas.

A preocupação pela qualidade dos trabalhos publicados e pelo processo de “peer-review” esteve sempre presente ao longo dos anos, e é cada vez mais exigente. A revisão critica por peritos na matéria tem como objetivo melhorar o conteúdo científico do artigo, apreciar a metodologia utilizada, corrigir inconsistências e, inclusive, propor novas análises, valorizando o estudo. A revisão de artigos científicos é uma atividade voluntária, de grande responsabilidade e trabalho, paradoxalmente pouco reconhecida, já que é habitualmente anónima. Neste último número de 2012 agradecemos, de modo particular, a todos os nossos revisores que contribuíram de forma inequívoca para a qualidade desta revista.

Neste percurso de 21 anos temo-nos empenhado na criação de uma equipa multidisciplinar e diferenciada, na inovação, fatores essenciais para a consolidação da Nascer e Crescer na comunidade científica. Nos tempos difíceis que atravessamos, de redução de custos, em que se procura uma Medicina de “low cost”, corremos o risco de subvalorização da formação médica. Este é um desafio que temos de enfrentar com firmeza, promovendo o desenvolvimento dos profissionais: o conhecimento é o pilar essencial para uma medicina de base científica e matriz humana.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons