SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Caso endoscópicoEtiologia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754

Nascer e Crescer vol.21 no.3 Porto set. 2012

 

Caso radiológico

 

João Nascimento1, Maria Gomes2, Carla Moreira3, Filipe Macedo4

1 Serviço de Pediatria, Centro Hospitalar do Porto

2 Serviço de Pediatria, Hospital Escala Braga

3 Serviço de Pediatria, Hospital Escala Braga

4 Imagiologia, SMIC Porto

 

ABSTRACT

We present the case of a 5 year old asmathic girl admitted to the hospital for acute non traumatic edema and crepitus of the face, neck and upper thorax. Thoracic x-ray (not shown) and thoracic and neck CT were performed, showing extensive subcu­taneous and mediastinal enfisema. These are rare complications of asthma. The imaging features are described.

 

Criança do sexo feminino, 5 anos de idade, com asma per­sistente ligeira, medicada com corticóide inalado e antagonista dos leucotrienos, recorre ao serviço de urgência por aparecimen­to súbito de edema ao nível da face, pescoço e região antero­-superior do tórax. Apresentava desde há 2 dias quadro de pieira audível e acessos de tosse frequentes, existindo noção parental de melhoria com o broncodilatador inalado.

No exame físico, apresentava bom estado geral, apirexia, ausência de sinais de dificuldade respiratória, SatO2 (ar ambiente): 98%. Constatou-se edema da face, região cervical e antero­-superior do tórax com crepitação à palpação. Na auscultação pulmonar os sons respiratórios encontravam-se globalmente diminuídos.

Realizou radiografia torácica (má qualidade) e posterior­mente TAC cervico-torácica (Figuras 1, 2 e 3).

 

Figura 1 – TC cervico-torácica: plano da man­díbula

 

Figura 2 – TC cervico-torácica: plano da transi­ção cervico-torácica

 

Figura 3 – TC cervico-torácica: plano do terço superior do tórax

 

QUAL O SEU DIAGNÓSTICO?

Pneumomediastino e enfisema subcutâneo secundário a asma.

 

DISCUSSÃO

As imagens revelam extenso enfisema subcutâneo, inte­ressando o pescoço e o terço superior do tórax, associando-se pneumomediastino.

O pneumomediastino e o enfisema subcutâneo são uma complicação pouco frequente da asma, sendo causado pela ro­tura de alvéolos sobredistendidos por hiperinsuflação. Pode tam­bém ocorrer por perfuração brônquica ou esofágica, geralmente por traumatismo ou corpo estranho. A comunicação entre os di­versos espaços ao longo dos planos de clivagem do mediastino, associada à grande difusão do ar nos tecidos moles explica a extensão fácil para o pescoço e planos subcutâneos do tórax.

O tratamento é geralmente apenas de suporte e o prognós­tico favorável.

 

IMAGIOLOGIA

RX de tórax

É geralmente suficiente para o diagnóstico, embora en­fisemas de pequeno volume possam ser por vezes difíceis de diagnosticar. Observam-se imagens radiolucentes lineares e em banda, ao longo das paredes dos grandes vasos do mediastino e da traqueia. O enfisema mediastínico distingue-se do pneumo­pericárdio porque este último é geralmente raro no doente não ventilado, rodeia a totalidade do coração e não se estende ao mediastino superior (1). No recém-nascido e lactente, em que o timo é volumoso, o ar pode rodear completamente os lobos do timo, elevando-os e causando a típica imagem radiográfica de ´´asas de anjo`` (2). No enfisema subcutâneo as imagens radio­lucentes distribuem-se pelas partes moles superficiais.

 

TC

Dá informação mais detalhada que o Rx convencional po­dendo ser útil nos casos de etiologia duvidosa e para caracteri­zar melhor a extensão do quadro bem como as complicações associadas.

 

BIBLIOGRAFIA

1. Carty H. (Ed) Emergency Chest Radiology in Children. Springer-Verlag. Berlin, Heidelberg, New-York. 2002. 62         [ Links ]

2. Hassa M; Valois PH. Guide d`interpretation de la radiographie thoracique de l`enfant. Séméologie normale et pathologique. Flammarion Medecine-Sciences. Paris 2005. 67         [ Links ]

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons