SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Eritroblastopenia transitória da infância: atitude expectante face a uma anemia graveCaso radiológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754

Nascer e Crescer vol.21 no.2 Porto jul. 2012

 

Caso estomatológico

José M. S. Amorim1

1 Serviço de Estomatologia Hospital Maria Pia / CH Porto

 

ABSTRACT

An eight year-old boy was referred to the Department of Stomatology due to the absence of the permanent left central incisor.

A panoramic radiography revealed the presence of an impacted mesiodens and a supernumerary tooth in the position of the maxillary central incisor between the primary and the deciduous.

Keywords: Panoramic radiography, supernumerary tooth, impacted mesiodens.

 

RASN, sexo masculino, de oito anos de idade foi enviado à consulta externa de Estomatologia da Unidade Pediátrica Maria Pia devido ao não aparecimento do dente definitivo incisivo superior esquerdo.

Ao exame objetivo apresenta o dente incisivo superior central direito e persistência do incisivo superior decíduo central esquerdo.

Boa higiene oral e cáries nos molares decíduos.

Realizou ortopantomografia (OPG) (Figura 1) que revelou a presença de um mesiodens incluso e de um supranumerário entre o incisivo central definitivo superior esquerdo e o respectivo decíduo.

 

Figura 1

 

Face ao descrito:

Qual o seu diagnóstico?

Qual a sua atitude?

 

COMENTÁRIOS

A situação clínica acima exposta é semelhante a outras já aqui observadas e referenciadas. Trata -se da não erupção de dentes definitivos devido à existência de dentes supranumerários.

Neste caso existem dois dentes supranumerários, um dos quais mesiodens incluso.

O mesiodens é o dente supranumerário mais comum na arcada dentária, situado na linha média da maxila, entre os incisivos centrais superiores.

A etiologia dos dentes inclusos e supranumerários bem como a sua incidência e as repercussões sobre a oclusão foram abordados no número anterior da Revista Nascer e Crescer.

 

Quando um dente definitivo não faz a sua aparição na arcada dentária no tempo devido é de suspeitar que o dente não existe – agenesia dentária –, ou está incluso, havendo para a inclusão dentária múltiplas causas.

O diagnóstico de dente supranumerário e/ou incluso é feito com a realização de uma ortopantomografia, sendo este o exame a realizar para se estabelecer o diagnóstico em definitivo e se planear o respetivo tratamento.

O tratamento passa pela exérese dos dentes supranumerários e aguardar a erupção do dente definitivo.

 

BIBLIOGRAFIA

1. Leache EB. Odontopediatria. Barcelona. Masson 2003; 60-8.         [ Links ]

2. Regezi J, Sciubba J, Pogrel M. Atlas of Oral and Maxillofacial Pathology. Philadelphia: Saunders, 2000: 147.         [ Links ]

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons