SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Análise de um modelo preditivo para o diagnóstico de alergia a fármacos baseado na história clínica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.28 no.1 Lisboa mar. 2020

https://doi.org/10.32932/rpia.2020.03.027 

EDITORIAL

 

Balanço do mandato SPAIC 2017‑2019

 

Elisa Pedro

Presidente da SPAIC (2017‑2019)

 

Neste triénio em que tivemos a honra e o privilégio de estar à frente da SPAIC, continuamos o caminho que já vinha sendo traçado pelas Direções anteriores, destacando a projeção nacional e internacional da Sociedade com a participação ativa dos sócios. Desenvolvemos um trabalho em equipa dentro da Direção organizado em áreas funcionais – Congressos e Eventos (Dra. Emília Faria), Educação e Projetos (Professor João Fonseca), Comunicação e Associados (Professor Pedro Martins), Organização e Relações Externas (Dr. Rodrigo Rodrigues Alves e Dra. Ana Morete), sempre em articulação com o Professor Manuel Branco Ferreira (Secretario‑Geral) e comigo.

Organizamos a Reunião Anual da SPAIC, com os temas, “Alergia e Qualidade de Vida”, “Imunoalergologia: Da Investigação à Prática Clínica” e “Alergia: uma Patologia da Família, uma Família de Patologias”. Estivemos na Figueira da Foz e em Albufeira e foram Presidentes de Honra a Professora Ana Todo‑Bom em 2017, o Professor Filipe Inácio em 2018 e o Dr. Mário Morais de Almeida em 2019.

Com o objetivo de promover reuniões com as Sociedades Científicas congéneres, organizamos mesas‑redondas em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), onde contamos com a presença do Professor João Figueira da SPO e o Professor António Morais, Presidente da SPP.

Foi com profundo pesar que vimos partir, no ano de 2019, dois ilustres sócios anteriores Presidentes da SPAIC e pioneiros da Imunoalergologia em Portugal, o Professor Antero da Palma Carlos e o Doutor Celso Chieira. Em sua homenagem dedicamos a conferência de abertura da Reunião Anual ao Professor Palma Carlos e a de encerramento ao Dr. Celso Chieira, conferências proferidas pelo Professor Joaquín Sastre (SEAIC) e pela Professora Helen Brough (BSACI), respetivamente.

As reuniões temáticas da Primavera da SPAIC mantiveram‑se como um marco importante para a Imunoalergologia nacional, organizadas em colaboração com os Grupos de Interesse da SPAIC e os Jovens Imunoalergologistas Portugueses (JIPs). Abordamos os temas, “Terapêuticas Biológicas em Imunoalergologia”, “Alergia Alimentar – Patologias Emergentes” e “Imunoterapia com Alergénios – um Modelo de Medicina de Precisão” no Luso, Ofir e Caparica. Tentamos estabelecer pontes com as especialidades relacionadas com o tema da reunião e convidamos a Professora Helena Canhão, Reumatologista, a Dra. Laura Oliveira, Pediatra, e o Professor Stephen Durham, do Reino Unido.

Foi com orgulho que acolhemos em Lisboa o Congresso Anual da EAACI 2019, com o tema “Mapping theNew World of Allergy: Towards precision medicine in allergyand asthma” e sendo Presidente do Congresso o Professor Luís Delgado. Foi o reconhecimento internacional do nível diferenciado da Imunoalergologia em Portugal. Salientamos a capacidade de trabalho multidisciplinar e em equipa de todos os colaboradores do comité organizador local e a participação muito ativa de membros da SPAIC na Clinical Village, constituída por 15 estações temáticas, com a coordenação do Professor André Moreira e na qual colaboraram vários sócios e JIPs envolvidos em demonstrações práticas de vários temas. Com a coordenação do Professor Pedro Martins, a Rede Portuguesa de Aerobiologia da SPAIC esteve representada com um stand e contagens polínicas diárias durante o congresso.

Promovemos também a realização de reuniões conjuntas com Sociedades Científicas Internacionais e organizamos em colaboração com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) mesas‑redondas SPAIC/SLBAIC no Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia (2017 e 2018) e o Luso‑BrazilianDay / XVIII Encontro da Sociedade Luso‑Brasileira de Alergia e Imunologia Clínica (SLBAIC) na EAACI Lisboa 2019. Em colaboração com a Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica (SEAIC), organizamos simpósios SPAIC/SEAIC nas Reuniões da SPAIC 2017 e da SEAIC 2018 e o Sister SocietySymposia / SPAIC e SEAIC Joint Symposium, na EAACI Lisboa 2019. Estas reuniões permitiram estreitar relações institucionais e a partilha científica entre os membros da SPAIC e os membros da ASBAI e da SEAIC.

Organizamos em colaboração com a Direção da SEAIC, o 1.º SPAIC/SEAIC Board Meeting, que decorreu em novembro 2019 em Lisboa, com o objetivo de dar a conhecer as atividades das duas Sociedades e discutir propostas de colaboração futuras entre as duas Direções.

Mantivemos o apoio ao GARD – Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases, destacando a participação doDr. Rosado Pinto como membro do comité executivo e coordenador nacional e representante da SPAIC nesta aliança. O Professor Pedro Martins é o atual representante da SPAIC e o Professor Luís Taborda Barata o representante nacional nesta aliança.

Demos continuidade ao programa Physalis, criado em 2014 pela anterior Direção, no Physalis Challenge 2017‑2019 os JIPs da chamada “Geração Physalis” foram os formadores, tivemos dois módulos por ano que contaram em média com 40 participantes e com um palestrante internacional. Abordamos os temas – Asma, Dessensibilização/Indução de Tolerância, Dermatite Atópica, Alergia a Fármacos, Asma Grave e Rinite. Tivemos os Professores Enrico Heffner, Dario Antolin Amerigo e Ibon Eguíluz Gracia como formadores. Em 2019, o 5.º módulo realizou‑se em Milão, no Humanitas Research Hospital & Faculty, num centro internacional de referência na área da asma grave, dirigido pelo Professor Walter Canonica.

Organizamos a 1.ª Sessão de Boas vindas aos internos de Imunoalergologia, na sede da SPAIC, em 2019, destinada aos internos do 1.º e 2.º anos, com o objetivo de dar a conhecer a SPAIC, os programas de formação e os desafios futuros da IA. Nesta sessão participaram elementos da Direção da SPAIC e a Presidente do Colégio da Especialidade de IA da Ordem dos Médicos, Dra. Isabel Carrapatoso.

Privilegiamos a colaboração com a Medicina Geral e Familiar através do Grupo de Interesse de Cuidados de Saúde Primários (CSP) da SPAIC, em colaboração com o GRESP (Grupo de estudos de Doenças Respiratórias) da APMGF, sobretudo na área da formação. Criamos em 2018 as “Escolas de Imunoalergologia SPAIC‑CSP”, com duas edições por ano, com o objetivo de melhorar a qualidade da identificação das patologias imunoalérgicas, o seu tratamento e a referenciação adequada para a Imunoalergologia.

Continuamos a apoiar a plataforma de registos online da SPAIC com o Registo de Anafilaxia, Asma Grave e acriação do Registo de Dermatite Atópica. Demos continuidadeaos cursos online da SPAIC e lançamos o curso“Tratamento da Asma na Vida Real”.

Mantivemos a distribuição a todos os sócios da Revista Portuguesa de Imunoalergologia em formato electrónico flipbook e agradecemos ao seu Editor, Professor Luís Miguel Borrego, e à Secretaria‑Geral, Professora Mariana Couto, toda a colaboração e empenho na edição da Revista ao longo deste triénio. Foram criados os Prémios SPAIC‑RPIA para as melhores publicações, com o objetivo de reconhecer a qualidade da investigação na área da alergologia e imunologia clínica e promover a publicação na RPIA. Mantivemos a distribuição online da RPIA aos membros da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar através do GRESP e da ASBAI.

Iniciamos a distribuição online a todos os sócios, da revista European Annals of Allergy and Clinical Immunology, pelo que agradecemos também ao Editor-Chefe, Professor Pedro Martins, e ao Editor Associado, Dr. Rodrigo Alves, toda a colaboração e empenho demonstrados ao longo deste triénio na edição desta Revista.

Continuamos a apoiar a Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA), mantendo as contagens polínicas diárias em nove cidades do País, sete no continente, uma na Madeira e uma nos Açores, e a emissão do “Boletim Polínico”. Após visita às instalações da RPA, iniciamos reuniões com o Vice‑Reitor da Universidade de Évora, Professor António Candeias, representante da Direção do ICAAM, e o Professor Fernando Capela e Silva, do Laboratório de Aerobiologia e Palinologia, para discutir e rever o protocolo de colaboração da SPAIC com esta Universidade.

Mantivemos os Prémios e Bolsas da SPAIC em parceria com a indústria farmacêutica, com o objetivo de premiar os melhores projetos de investigação, formação específica fora do país e melhores comunicações apresentadas na Reunião Anual. Instituímos em 2019 as Bolsas SPAIC‑Socios Correspondentes, com o objectivo de apoiar a participação destes sócios com a apresentação de trabalhos científicos na Reunião Anual da SPAIC.

Colaboramos em várias iniciativas dirigidas ao público em geral com o objetivo de divulgar as doenças alérgicas junto da população. A propósito do Dia Mundial da Asma participamos nas campanhas “Vencer a Asma” e que a “Asma não te pare”, e no Dia Nacional do Rastreio com “Rastreios de Doenças Alérgicas”, sensibilizando a população para a importância do diagnóstico precoce e seguimento adequado das patologias alérgicas. No Dia Mundial da Urticária Crónica colaboramos na campanha “Eu sou a tua Rede” e na Semana Mundial da Alergia com emissão de comunicados à população. No Dia Mundial de Dermatite Atópica, organizamos as escolas de Dermatite Atópica destinadas a doentes e familiares, com o objetivo de contribuir para melhorar a educação do doente alérgico.

Agradecemos aos Coordenadores e Secretários dos Grupos de Interesse da SPAIC, aos JIPs e a todos os sócios por terem aceitado os nossos desafios e terem contribuído proativamente com ideias e sugestões ao longo deste mandato.

Foram três anos muito intensos mas muito compensadores pelo trabalho que desenvolvemos em equipa, pela amizade e colaboração de todos.

Muito obrigada a todos os colegas e amigos com quem tive o prazer de trabalhar e conviver ao longo deste triénio.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons