SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Conceitos subjacentes à utilização dos medicamentos biológicos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.25 no.3 Lisboa set. 2017

 

EDITORIAL

 

38.ª Reunião Anual da SPAIC

Ana Todo‑ Bom, Elisa Pedro

 

Este número da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) é dedicado à 38.ª Reunião Anual da SPAIC, cujo tema será “Alergia e Qualidade de Vida” e irá decorrer de 6 a 8 de outubro na Figueira da Foz.

Este ano foi escolhido o centro do país, para a realização da Reunião Anual da SPAIC, o encontro nacional mais importante da Imunoalergologia Portuguesa. É com orgulho e responsabilidade que esta Sociedade Científica, que congrega médicos imunoalergologistas já especialistas e ainda em formação, bem como outros profissionais que têm um particular interesse por esta área do conhecimento, prepara mais este evento anual. O programa científico procurou, a exemplo das edições anteriores, cumprir objetivos formativos pautados por elevada exigência.

O ambiente cordial e informal em que decorrem as sessões científicas permitirá proporcionar uma discussão profícua e despretensiosa que se pretende, permaneça uma marca das reuniões da SPAIC.

A atualidade do tema escolhido prende‑se com a elevada prevalência das doenças alérgicas em Portugal, que afetam cerca de um terço da população e que motivam um elevado impacto na Qualidade de Vida dos doentes e seus familiares, sendo este tanto maior quanto pior for o controlo da doença. A doença alérgica tem frequentemente envolvimento sistémico podendo ocorrer diversas manifestações clínicas num mesmo doente o que, naturalmente, potencia a repercussão na Qualidade de Vida.

A Qualidade de Vida influenciada pela saúde é um conceito que envolve múltiplos domínios e que representa a perceção geral do doente sobre o efeito da doença e do tratamento em vários aspetos da sua vida Física, Psicológica e Social. Estes aspetos serão fonte de reflexão para a troca de informação e experiência entre todos os que participarem nesta Reunião Anual da SPAIC.

Também como vem sendo hábito, face à relevância na área da formação e atualização em Alergologia e Imunologia Clínica em Portugal que conferimos a esta reunião, contaremos com a presença e participação ativa de um grande número de membros da nossa sociedade, vindos de todo o País e com a colaboração e troca de experiências de colegas vindos de Brasil, Espanha, Dinamarca, Gra‑Bretanha, Itália e Suíça.

No programa científico irão participar 112 conferencistas e moderadores, dos quais 20 estrangeiros, estando incluídas 3 Conferências, 4 Simpósios, 6 Mesas‑Redondas, 5 Workshops e 2 Cursos teorico‑praticos, um sobre “Cessação tabágica” dirigido a Imunoalergologistas e outro sobre “Alergia respiratória, alimentar e cutânea na prática clínica”, organizado em colaboração com o GRESP destinado a médicos de Medicina Geral e Familiar.

Este ano, pela primeira vez, realizar‑se‑à o “SPAIC Sunset meeting”, um encontro ao Por‑do‑Sol, onde iremos partilhar ciência num agradável convívio entre todos os participantes.

Durante a Reunião, serão apresentados um total de 95 trabalhos científicos, em sessões de comunicações orais e eposters, contando com a presença de mais de 350 participantes. Como já vem sendo hábito e a fim de fomentar a investigação científica em Imunoalergologia, as melhores comunicações apresentadas em cada sessão sob a forma de comunicação oral ou poster serão premiadas.

À semelhança dos anos anteriores, durante a Reunião decorrerá uma Mesa Redonda organizada, apresentada e dirigida aos JIPs, este ano com o tema “Escola e Alergia”.

Este ano, no âmbito da promoção de reuniões científicas conjuntas com outras sociedades, decorrerá uma Mesa Redonda SPAIC/SEAIC com o tema “Alergia Alimentar”.

Para chamar à atenção da importância do desporto para o doente alérgico, o Grupo de Interesse de “Asma e Alergia no Desporto”, irá organizar uma Corrida/Caminhada SPAIC – “Que a Asma Não Te Pare”, que decorrerá na Marginal da Figueira da Foz na sexta‑feira á tarde e para a qual contamos com a presença de muitos sócios e da população em geral.

Na exposição técnica, haverá ainda oportunidade de apreciar as últimas inovações terapêuticas e diagnósticas no campo da Alergologia e Imunologia Clínica.

No sentido de continuar a reduzir progressivamente a “pegada ecológica” dos nossos congressos, iremos manter as apresentações em eposters, teremos disponível uma App‑SPAIC 2017 com o programa interativo da Reunião e optaremos sempre que possível pela utilização de materiais recicláveis.

É com particular gosto que os receberemos na Figueira da Foz, “A Rainha das Praias de Portugal”, um palco ideal para a partilha científica e cultural.

 

Ana Todo‑Bom

Presidente de Honra da Reunião

Elisa Pedro

Presidente da SPAIC

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons