SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Dermatite de contacto: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.24 no.4 Lisboa dez. 2016

 

EDITORIAL

 

Revista Portuguesa de Imunoalergologia no triénio 2014-2016

 

Amélia Spínola Santos

 

Caros Colegas,

Como editor da revista, este é o último Editorial que vos escrevo e gostaria de vos transmitir que foi para mim um privilégio assumir este cargo nestes últimos três anos e penso ter‑me empenhado no sentido de manter o nível científico da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA). Foi uma experiência enriquecedora, que, desde o seu início e de acordo com a Direção da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) 2014‑2016 inovámos, quer no conteúdo com a criação de duas novas rubricas designadas Atividade Científica da SPAIC e Protocolos / Guidelines Clínicos Nacionais e Internacionais, quer na forma, com a disponibilidade da revista em formato digital. Desde o início de 2014, cada número da revista incluindo os suplementos foram distribuídos a todos os sócios através do correio eletrónico no formato flipbook através de um link. Os suplementos anuais que corresponderam às reuniões anuais da SPAIC foram também disponibilizados na versão de papel a todos os participantes destas reuniões.

Também no último ano, na sequência da remodelação dosite da SPAIC, atualizou‑se a disponibilidade do arquivo online de todos números e suplementos da RPIA publicados desde 1991.

Certamente que poderia ter feito melhor e talvez muito mais, como implementar a submissão dos artigosonline que atualmente está a ser efetuada por correio eletrónico, mas a atividade profissional do dia‑a‑dia esgota o tempo e a disponibilidade para a concretização de algumas metas. Com certeza que o novo editor, Professor Doutor Luís Miguel Borrego, irá dar continuidade ao trabalho efetuado e o seu dinamismo irá permitir implementar novos desafios com garantia de sucesso.

Da minha parte, a minha colaboração estará sempre ao dispor da SPAIC e da RPIA. Ao próximo Editor da RPIA e à sua equipa desejo o maior êxito.

Ao longo deste triénio mantivemos quatro números por ano e publicamos três a cinco artigos em cada número da revista na forma de artigo de revisão e/ ou artigo original e/ou caso clínico nas diversas áreas de imunoalergologia.

Na secção das Atividades da SPAIC destaco os resumos dos temas das reuniões da primavera de 2014 a 2016.

Na sequência de comemoração dos 65 anos da SPAIC em 2015, nos três primeiros números da RPIA foram elaboradas uma “revisita” a três artigos do sócio fundador Professor Doutor Adelino da Costa Padesca e no último número foi efetuado um resumo da Reunião Comemorativa dos 65 anos da SPAIC, realizada a 10 de julho de 2015. No item Protocolos / Guidelines Clínicos Nacionais e Internacionais destaca‑se publicação de tradução de dois documentos internacionais (International Consensus on (ICON) Pediatric Asthma e A new framework for the interpretation of IgE sensitization tests.

No capítulo das notícias destacamos, entre outros, os relatos das últimas três reuniões da SPAIC primavera e reuniões anuais da SPAIC, assim outras reuniões nacionais e internacionais, como as da EAACI, onde se listam os trabalhos portugueses premiados nacional ou internacionalmente.

Como Editor da RPIA queria expressar o meu reconhecimento aos colegas Alexandru Ciobanu, Ana Moreira, Carmo Abreu, Cátia Alves, Fabrícia Carolino, Letícia Pestana, Luís Amaral, Maria João Sousa, Miguel Vieira, Pedro Almeida, Raquel Gomes e Rita Aguiar que contribuíram ao longo destes três anos com os seus comentários para a rubrica Artigos Comentados, sob coordenação dos colegas Emília Faria e Carlos Lozoya.

De igual forma, como Editor da RPIA, muito agradeço a colaboração dos vários colegas que se disponibilizaram para efetuar as revisões científicas dos vários trabalhos que nos foram submetidos para publicação e que muito têm contribuído para o aumento da qualidade das nossas publicações.

Começo por agradecer o empenho do secretariado com a Emília Faria, secretário-geral, assim com a Alice Coimbra e o Celso Pereira, secretários-adjuntos. Aos colegas do corpo redatorial, Carlos Loureiro, Carlos Lozoya, Cristina Santa Marta, Elisa Pedro, Elza Tomaz, José Ferreira, Paula Alendouro, Paula Leiria Pinto, Pedro Martins, Rita Câmara, Rodrigo Rodrigues Alves e Susana Lopes da Silva o meu muito obrigado pelo empenho na revisão dos artigos.

Destaco um especial agradecimento aos colegas que não pertenciam ao corpo redatorial e que se disponibilizaram para efetuar revisões, como Anabela Lopes, Ana Célia Costa, Beatriz Tavares, Cristina Arêde, Eva Gomes, Fátima Duarte, Helena Falcão, Graça Loureiro, Isabel Carrapatoso, João Fonseca, José Geraldo Dias, Luís Miguel Borrego, Miguel Paiva, Rute Reis, Sara Prates e Sónia Rosa, pois a sua experiência clínica nas suas áreas de diferenciação permitiram melhorar a qualidade das nossas publicações. Também não podia deixar de agradecer aos colegas ex‑editores Ângela Gaspar e Manuel Branco Ferreira, que pertencem ao conselho científico da RPIA, pelo empenho no trabalho de revisão de artigos e ainda pela transmissão da experiência do cargo.

Reconheço a amabilidade e o empenho da colega Alexandra Santos, em colaboração as colegas Marina Couto e Diana Silva, na tradução dos dois documentos internacionais pulicados na RPIA neste triénio.

Por fim, em meu nome e em nome da RPIA/SPAIC, agradeço a todos os autores e coautores que nos confiaram os seus trabalhos para publicação e que enriqueceram o conhecimento da Imunoalergologia dentro e fora do nosso país.

Por isso, o meu muito obrigado a todos quantos colaboraram com a RPIA ao longo deste triénio, esperando que continuem sempre a colaborar com esta revista que é o único órgão oficial de comunicação em língua portuguesa da SPAIC (indexada à plataforma SciELO, Scientific Electronic Library Online, Citation Index da Thomson Reuters e que deixa para o futuro o testemunho escrito, não só das publicações mas também os vários acontecimentos na área da Imunoalergologia em Portugal.

 

Amélia Spínola Santos

Editor da Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons