SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Imunoterapia sublingual com pêssego (Pru p 3): Eficácia e segurança índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.23 no.4 Lisboa dez. 2015

 

EDITORIAL

 

36.ª Reunião Anual da SPAIC

 

Emília Faria1, Amélia Spínola Santos2

1 Secretario‑Geral da Revista Portuguesa de Imunoalergologia, Serviço de Imunoalergologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

2 Editor da Revista Portuguesa de Imunoalergologia, Serviço de Imunoalergologia, Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte

 

A 36.ª Reunião Anual da SPAIC decorreu no Hotel Vila Galé, em Coimbra, de 9 a 11 de outubro de 2015 com o tema “Imunoterapia e Imunomodelação na Prática Clínica.

A reunião teve início com a cerimónia de abertura, onde o presidente do congresso Professor Doutor Luís Delgado desejou as boas-vindas a todos os congressistas, dando logo de seguida a palavra ao Presidente de Honra, Dr. José Ferraz de Oliveira, que fez um discurso muito emotivo situando‑nos na sua vida académica na cidade de Coimbra, palco deste congresso. Logo depois teve a palavra o representante da direção da Sociedad Española de Alergologia e Inmumología Clínica (SEAIC), Dr. António Valero, que destacou a importância da já estabelecida relação entre as duas sociedades, nomeadamente com participação em simpósios SPAIC‑SEAIC e SEAIC‑SPAIC nas respectivas reuniões anuais. De seguida, o Dr. Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, teve a oportunidade de discursar destacando o papel do imunoalergologista na comunidade e por fim desejou o maior sucesso para o evento. De seguida, a Dra. Rita Câmara, Vice-presidente da SPAIC e responsável pela área de congressos e reuniões, perspetivou uma reunião muito dinâmica com atualização na área de imunoalergologia.

No final dos discursos, e como já é hábito, o Secretario‑Geral da SPAIC Professor Doutor João Almeida Fonseca elencou os títulos, os autores, assim como a proveniência dos dois trabalhos científicos premiados. De acordo com a atribuição, os representantes da indústria farmacêutica (prémio SPAIC‑AstraZeneca 2015 para o trabalho científico na área da asma brônquica e o prémio SPAIC‑Diater 2015 para o trabalho científico na área de alergia medicamentosa) procederam à entrega dos prémios aos primeiros autores ou seus substitutos. No final foi atribuída uma Bolsa de Estudo SPAIC – Laboratórios Vitória a três internos da especialidade (vide capítulo notícias).

O programa científico integrou várias atividades, entreas quais:

– Quatro workshops (Hipersensibilidade a Fármacos: Para Além dos Antibióticos e Anti‑inflamatórios; Angioedema Hereditário – da Patogenia às Terapêuticas Biológicas; Imunoterapia com Alergénios e Alergia a Proteínas do Leite de Vaca).

– Dois cursos pos‑graduados (Curso de Alergénios e Imunoterapia – A Abordagem Molecular/Grupo de Interesse Alergénios e Imunoterapia e Curso de Infeções Recorrentes e Anafilaxia/Grupo de Interesse de Cuidados de Saúde Primários).

– Seis mesas-redondas (Terapêuticas Biológicas na Asma Brônquica; Abordagem Molecular da Doença Alérgica; Imunoterapia com Aeroalergénios /Simpósio SPAIC‑SEAIC; Terapêuticas Biológicas – Evidência e Novas Perspetivas; Imunomodulação no Doente de Difícil Tratamento e Imunoterapia – Novas Perspetivas).

– Quatro conferências (Diversidade dos Fenótipos na ICDV; Alergologia Molecular no Diagnóstico e Tratamento da Alergia Alimentar e Controlo da Asma na Criança – Como Será o futuro? E Imunoterapia na Rinite Alérgica Local?).

– Quatro simpósios paralelos (Asma, DPOC ou ambos?

– Terapêutica e implicações clínicas Boehringer Ingelheim‑SPAIC; Antihistamines: Current Status and Future Expectations, Menarini‑SPAIC; The Future of Respiratory Medicines in Asthma, AstraZeneca – SPAIC; e Da Intuição à Evidência, Thermo Fisher‑SPAIC).

Nesta reunião participaram 342 congressistas e colaboraram no programa científico 89 conferencistas e moderadores. Destes, quinze eram estrangeiros, especialistas de renome internacional provenientes de Espanha, Itália, Reino Unido, Brasil, Canadá, Alemanha, Áustria e Holanda.

Foram apresentadas 108 comunicações científicas distribuídas por três sessões de comunicações orais e seis sessões de posters com discussão interativa e com apresentação eletrónica (e‑posters).

Para cada sessão de comunicações orais ou posters foram atribuídos prémios para as melhores comunicações científicas, totalizando 18 comunicações premiadas (vide capítulo Notícias).

A indústria farmacêutica participou ativamente nesta reunião com o total de vinte expositores e ainda membros da Associação Portuguesa de Asmáticos (APAA), com um expositor próprio.

Toda a informação sobre a reunião esteve disponível no website da reunião (www.spaic2015.pt) e no livro do Congresso que incluiu o programa da reunião, assim como o resumo das comunicações livres e que foi distribuído a todos os congressistas como Suplemento 1 da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), Vol. XXIII, na versão em papel. Também foi enviado por email a todos os sócios a versão em formato flipbook. No dia 10 de outubro foi distribuído gratuitamente o Jornal Médico do congresso.

No decurso da Reunião assistimos ainda ao lançamento do livro “Manual de Imunoterapia com alergénios” A RPIA congratula‑se com o sucesso da 36.ª reunião da SPAIC que se refletiu na participação ativa de grande número de sócios, no número crescente de comunicações cientificas e palestrantes estrangeiros que muito contribuíram para o prestigio da mais representativa reunião de imunoalergologia nacional.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons