SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?Administração Escolar: Estudos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.24 n.1 Braga  2011

 

Evolução do pensamento, raciocínio e desempenho em alunos do ensino superior

 

Emília da Conceição Figueiredo Martins* e Joaquim Armando Gomes Ferreira**

*Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

**Universidade de Coimbra, Portugal

 

Resumo

O estudo aqui apresentado insere-se no contexto do crescente interesse sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento cognitivo do estudante, despoletado não só pela psicologia do desenvolvimento, mas também pela mudança de paradigma de formação no ensino superior, assente nos desafios da globalização e consolidada na Declaração de Bolonha. Nesse sentido, acompanhámos uma amostra de alunos do ensino superior politécnico, ao longo de três anos lectivos consecutivos, com avaliações do pensamento (Perry, 1970), raciocínio (conteúdos numérico e verbal) e desempenho académico (média de classificações e unidades de crédito realizadas). Os resultados remetem para uma evolução favorável do raciocínio, o mesmo não acontecendo ao pensamento, em que se constatam descidas nos níveis de relativismo e compromisso atingidos, não obstante a diminuição do pensamento dualista significar melhorias cognitivas neste domínio. Daqui decorrem implicações que exigem discussão/reflexão sobre modelos e processos de ensino/aprendizagem, no âmbito da avaliação interna de cada estabelecimento.

Palavras-chave: Ensino superior; Desenvolvimento cognitivo; Desempenho

 

Cognitive development, reasoning, and achievement in college students

Abstract

In recent years there has been a growing interest in the academic community about the influence of higher education on cognitive development of college students. In addition to the research interest presented to professionals who are interested in studying human development across the life span, in Europe the new challenges of the Bologna Agreement brings to the forefront questions related to the impact of higher education on college students´ psychosocial and cognitive development. The purpose of the present research was to longitudinally study the changes in cognitive development, reasoning and achievement, over a period of three years, in a sample of college students, attending a middle size Polytechnic School in Portugal. Results suggest positive changes in reasoning. In terms of cognitive development, results suggest a decrease in values of Relativism and Commitment in Relativism, despite the decrease values in Dualism from first year to the third year, meaning that college students over that period become less dualistic. Suggestions for research and practice are derived from the results of the present study, namely in terms of teaching and learning processes of college students.

Keywords: Higher education; Cognitive development; Achievement

 

Pensée, raisonnement et performance à l’enseignement supérieur

Résumé

Cet étude est inséré dans le cadre de l’intérêt croissant sur l’impacte de l’enseignement supérieur sur le développement cognitif de l’étudiant, qui a à l’origine pas seulement la Psychologie du Développement, mais aussi le changement du modèle de formation de l’enseignement supérieur, basé sur les défis de la globalisation et assumé dans la Déclaration de Bologne. Comme ça, nous avons suivi un groupe d’étudiants de l’enseignement supérieur polytechnique pendant trois ans en évaluant leur pensée (Perry,1970), raisonnement (contenus numérique et verbal) et performance académique (moyenne de classifications et unités de crédit effectuées). Les résultats mènent à une évolution positive du raisonnement, mais en ce qui concerne la pensée, la situation n’est pas la même, car on assiste à une réduction des niveaux de relativisme et engagement atteints, malgré le fait que la diminution de la pensée dualiste signifie une amélioration cognitive dans ce domaine. De tout ça il y a des implications qui exigent une discussion/ réflexion sur des modèles et des procès d’enseignement/apprentissage dans le cadre de l’évaluation interne de chaque institution.

Mots-clé: Enseignement supérieur; Développement cognitif; Performance

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

Almeida, A. (2004). Cognição como Resolução de Problemas: Novos Horizontes para a Investigação e Intervenção em Psicologia e Ciências da Educação. Tese de Doutoramento não publicada. Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Almeida, L. (1986). Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Almeida, L. (1988). Diferenças de sexo e de classe social em testes de raciocínio: estudo junto de alunos do ensino secundário. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXII, 111-137.        [ Links ]

Almeida, L., & Campos, B. P. (1986). Validade preditiva dos testes de raciocínio diferencial. Cadernos de Consulta Psicológica, 2, 105-118.

Almeida, L., Santos, A. C., Dias, P. B., Botelho, S., & Ramalho, V. (1998). Dificuldades de adaptação e de realização académica no Ensino Superior: Análise de acordo com as escolhas vocacionais e o ano de curso. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación, 2, 41-48.

Almeida, L., Soares, A. P., & Ferreira, J. (1999). Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes do ensino superior: Construção e validação do Questionário de Vivências Académicas. Braga: Universidade do Minho, Centro de Estudos em Educação e Psicologia.

Anaya, G. (1996). College experiences and student learning: The influence of active learning, college environments, and curricular activities. Journal of College Student Development, 37, 611-622.

Anaya, G. (1999). Accuracy of student-reported test scores: Are they suited for college impact assessment? Unpublished manuscript. Indiana University, Bloomington.

Angoff, W., & Johnson, E. (1990). The differential impact of curriculum on aptitude test scores. Journal of Educational Measurement, 27, 291-305.

Astin, A. (1993). What matters in college? Four critical years revisited. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.

Barros, A., Fernandes, N., Almeida, L., & Primi, R. (1999). Bateria de Provas de Raciocínio: relacionamento com o rendimento escolar e diferenciação cognitiva. In A. Soares, S. Araújo, & S. Caires (Orgs.), Avaliação psicológica: formas e contextos Vol. 6 (pp. 352-362). Braga: APPORT.

Bastos, A. (1993). Desenvolvimento humano e intervenção psicológica em contexto educativo. Dissertação de mestrado não publicada. Braga: Universidade do Minho.

Bastos, A. (1998). Desenvolvimento pessoal e mudança em estudantes do ensino superior: Contributos da teoria, investigação e intervenção. Tese de doutoramento não publicada. Braga: Universidade do Minho.

Bastos, A., Faria, C., Silva, C., Carvalho, I., & Gonçalves, T. (2003). Desenvolvimento cognitivo e dilemas da prática educativa: Contribuições da investigação para a qualidade de ensino. Fases, 2, Artigo 5. Disponível em http://www.ualg.pt/fchs/ceduc/fases/menu2.htm

Bastos, A., Faria, C., Soares, I., Ferreira, J., Medeiros, T., & Silva, C. (2005). Auto-estima, vinculação e desenvolvimento cognitivo em estudantes do ensino superior português: Um estudo exploratório. In A. Bastos, Na arena dos (des)emparelhamentos construtivos: Contribuições da investigação e da intervenção para o desenvolvimento cognitivo e relacional no ensino superior. Relatório de progresso. Programa de apoio a projectos de pesquisa no domínio educativo (2003-2006). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Baxter-Magolda, M., & Porterfield, W. (1985). A new approach to assess intellectual development on the Perry scheme. Journal of College Student Personnel, 26, 343-351.

Berg, C. (1992). Perspectives for viewing intellectual development throughout the life course. In R. Sternberg, & C. Berg (Eds.), Intellectual development. Cambridge, MA: Cambridge University Press.

Blackburn, J., & Papalia, D. (1992). The study of adult cognition from a Piagetian perspective. In R. Sternberg, & C. Berg (Eds.), Intellectual development. Cambridge, MA: Cambridge University Press.

Blacke, L. (1976). A major of developmental change: A cross-sectional study. Pare presented at annual meeting of the American Psychological Association, Washington, DC.

Bohr, L., Pascarella, E., Nora, A., Zusman, B., Jacobs, M., Desler, M. & Bulakowski, C. (1994). Cognitive effects of 2-year and 4-year colleges: A preliminary study. Community College Review, 22, 4-11.

Bowen, H. (1977). Investment in learning: The individual and social value of American Higher education. San Francisco: Jossey-Bass.

Cahan, S., & Cohen, N. (1989). Age versus schooling effects. Child Devellopment, 60, 1239-1249.

Diniz, A. (2001). Crenças, escolhas de carreira e integração universitária. Tese de Doutoramento não publicada. Braga: Instituto de Educação e Psicologia/Universidade do Minho.

Facione, N. (1997). Critical thinking assessment in nursing education programs: An aggregate data analysis. Millbrae, CA: California Academic Press.

Faria, C., & Bastos, A. (2005). Desenvolvimento epistemológico em estudantes do ensino superior português. In A. Bastos, Na arena dos (des)emparelhamentos construtivos: Contribuições da investigação e da intervenção para o desenvolvimento cognitivo e relacional no ensino superior. Relatório de progresso. Programa de apoio a projectos de pesquisa no domínio educativo (2003-2006). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Ferreira, I. (2003). Adaptação e desenvolvimento psicossocial dos estudantes do ensino superior: Factores familiares e sociodemográficos. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Ferreira, J. (1991). As teorias interaccionistas e o desenvolvimento do estudante do ensino superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, 25, 91-105.

Ferreira, J. & Bastos, A. (1995). Inventário de Desenvolvimento Cognitivo de Parker. In L. Almeida, M. Simões, & M. Gonçalves (Eds.), Provas psicológicas em Portugal, Vol. 1 (pp. 287-307). Braga: APPORT.

Ferreira, J. & Hood, A. (1990). Para a compreensão do desenvolvimento psicossocial do Estudante Universitário. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXIV, 391-406.

Flowers, L. (2000). Cognitive effects of college: Differences between African-American and Caucasian students. Unpublished doctoral dissertation. Iowa: University of Iowa.

Flowers, L., Osterlind, S., Pascarella, E., & Pierson, C. (1999). How much do students learn in college? Cross-sectional estimates using the College Basic Academic Subjects Examination. Unpublished manuscript. Iowa: University of Iowa.

Flowers, L., & Pascarella, E. (1999). Cognitive effects of college racial composition on African-America students after three years of college. Journal of College Student Development, 40, 669-677.

Gonçalves, O., & Cruz, J. (1988). A organização e a implementação de serviços universitários de consulta psicológica e desenvolvimento humano. Revista Portuguesa de Educação, 1(1), 127-145.

Hagedorn, L., Siadat, M. V., Nora, A., & Pascarella, E. (1997). Factors leading to gains in mathematics during the first year of college: An analysis by gender and ethnicity. Journal of Women and Minorities in Science and Engineering, 3, 185-202.

Hart, J., Richards, W., & Mentkowski, M. (1995). Epistemological development during and after college: Longitudinal growth on the Perry scheme. Paper presented at the meeting of the American Educational Research Association, San Francisco.

Hofer, B., & Pintrich, P. (1997). Dimensionality and disciplinary differences in personal epistemology. Contemporary Educational Psychology, 25, 378-405.

King, P., & Kitchener, K. (1994). Developing reflective judgment. San Francisco: Jossey- Bass.

Kitchener, K., & King, P. (1981). Reflective judgment: Concepts of justification and their relation to age and education. Journal of Applied Developmental Psychology, 2, 89-116.

Kitchener, K., & Wood, P. (1987). Development of concepts of justification in Germany university students. International Journal of Behavioral Development, 10, 171-185.

Kitchener, K., Wood, P., & Jensen, L. (1999). Curricular, co-curricular, and institucional influence on real-world problem solving. Paper presented at the meeting of the American Psychological Association, Boston.

Kramer, D. (1983). Post-formal operations? A need for further conceptualization. Human Development, 26, 91-105.

Leitão, L., & Paixão, M. P. (1999). Contributos para um modelo integrado de orientação escolar e profissional no ensino superior. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 1, 191-209.

Lencastre, L., Guerra, M., Lemos, M., & Pereira, D. (2000). Adaptação dos alunos do 1º ano das licenciaturas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. In J. Tavares & R. Santiago (Orgs.), Ensino superior: (In)sucesso académico (pp. 73-106). Porto: Porto Editora.

Li, X., Hideki, S., & Mervin, J. (1996). Perception and reasoning abilities among American, Japanese, and Chinese adolescents. Journal of Adolescent Research, 11(2), 173-193. (ProQuest Document Reproduction Service Nº 07435584).

Maia, J., Silva, R., Seabra, A., & Lopes, V. (2002). A importância do estudo do tracking (estabilidade e previsão) em delineamentos longitudinais: Um estudo aplicado à epidemiologia da actividade física e à performance desportiva-motora. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2(4), 41-56.

Marques, J. F., & Miranda, M. J. (1991). Acesso, ingresso e sucesso no ensino superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, II, 155-176.

Martins, E. (1993). Acesso ao ensino superior: Validade preditiva de índices utilizados. Dissertação de mestrado não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Martins, E. (2005). O pensamento dos alunos no ensino superior politécnico: um estudo diferencial em função do género, idade e curso. Comunicação apresentada no VII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Cenários da educação/formação: Novos espaços, culturas e saberes, Castelo Branco.

Martins, E. (2007). Cognição e desempenho no ensino superior. Tese de doutoramento não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Matos, A. (2004). Televisão e Violência: (Para) Novas Formas de olhar. Tese de doutoramento não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Medeiros, T., Ferreira, J., Almeida, L., Peixoto, E., Tavares, J., Viveiros, H., & Morais, F. (2002). Desenvolvimento cognitivo do estudante do ensino superior: Efeito do curso, ano e género. Revista Portuguesa de Pedagogia, 36 (1.2.3), 355-373.

Mendes, F. (2006). Contributos para a Caracterização das Relações entre as Classificações do Ensino Secundário e o Desempenho no Ensino Superior Politécnico. Castelo Branco: Politécnica.

Meyer, P. (1977). Intellectual development: Analysis of religious content. Counseling Psychologist, 6, 47-50.

Mines, R., King, P., Hood, A., & Wood, P. (1990). Stages of intellectual development and associated critical thinking skills in college students. Journal of College Student Development, 31, 538-547.

Moore, W. (1989). The Learning Environment Preferences: Exploring the construct validity of an objective major of the Perry scheme of intellectual development. Journal of College Student Development, 30, 504-519.

Moore, W. (1991). The measure of intellectual development: An instrument manual. Farmville, VA: Center for the Study of Intellectual Development.

Myerson, J., Rank, M., Raines, F., & Schnitzler, M. (1998). Race and general cognitive ability: The myth of diminishing returns to education. Psychological Science, 9, 139-142.

Osterlind, S. (1996). Collegians’ scholastic achievement in general education: A national look. Paper presented at the meeting of the American Educational Research Association, New York.

Osterlind, S. (1997). Collegians’ scholastic achievement in general education: A national look. Washington DC: George Washington University.

Pascarella, E., Bohr, L., Nora, A., & Terenzini, P. (1995). Cognitive effects of two-year and four-year colleges: New evidence. Educational Evaluation and Policy Analysis, 17, 83-96.

Pascarela, E., & Terenzini, P. (1991). How College affects Students: Findings and Insights from Twenty Years of Research. San Francisco: Jossey-Bass.

Pascarella, E., Palmer, B., Moye, M., & Pierson, C. (2001). Do diversity experiences influence the development of critical thinking? Journal of College Student Development, 42(3), 257-271. (ProQuest Document Reproduction Service Nº 08975264).

Pascarela, E., & Terenzini, P. (2005). How College affects Students: A Third Decade of Research. San Francisco: Jossey-Bass.

Pearson, F., & Rodgers, R. (1998). Cognitive and identity development: Gender effects. Initiatives, 58, 17-33.

Pereira, H., & Medeiros, T. (2005). Concepções de enfermagem e desenvolvimento cognitivo. In T. Medeiros, & E. Peixoto (Orgs.), Desenvolvimento e Aprendizagem: Do Ensino Secundário ao Ensino Superior (pp. 145-156). Açores: Universidade dos Açores.

Perkins, D. (1985). Postprimary education has little impact on informal reasoning. Journal of Educational Psychology, 77, 562-571.

Perry, W. (1970). Forms of Intellectual and Ethical Development in the College Years. New York: Holt, Rinheart and Winston.

Pestana, M. H., & Gageiro, J. (2003). Análise de Dados para Ciências Sociais (3ª ed. Rev.). Lisboa: Edições Sílabo.

Pinheiro, M. R. (2003). Uma Época Especial: Suporte Social e Vivências Académicas na Transição e Adaptação ao Ensino Superior. Tese de doutoramento não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Pinheiro, M. R., & Ferreira, J. (2002). O questionário de suporte social: adaptação e validação da versão portuguesa do Social Support Questionnaire (SSQ6). Psychologica, 30, 315-333.

Pinto, H. (2003). Recensão crítica: G.A.B.T. In M. Gonçalves, M. Simões, L. Almeida, & C. Machado (Coords.), Avaliação Psicológica: Instrumentos Validados para a População Portuguesa, Vol. 1 (pp. 253-301). Coimbra: Quarteto Editora.

Pires, H. (2001). Desenvolvimento e Adaptação Académica em Estudantes Universitários dos PALOP. Tese de doutoramento não publicada. Évora: Universidade de Évora.

Ransdell, S., Hawkins, C., & Adams, R. (2001). A reaction to the commentaries. International Journal of Educational Research, 35, 427-432.

Ratcliff, J. (1993). What we can learn from coursework patterns about improving the undergraduate curriculum. University Park: Pennsylvania State University, National Center on Postsecondary Teaching, Learning, and Assessment.

Ratcliff, J., & Jones, E. (1993). Coursework clusters analysis. In T. Banta (Ed.), Making a Difference: Outcomes of a Decade of Assessment in Higher Education (pp. 256-269). San Francisco: Jossey-Bass.

Ratcliff, J., & Yaeger, P. (1994). What are the coursework patterns most associated with the development of quantitative abilities of college students with low math skills? Paper presented at the meeting of the American Educational Research Association, New Orleans.

Ribeiro, I. (1996). Mudanças no Desempenho e na Estrutura das Aptidões: Contributos para o Estudo da Diferenciação Cognitiva em Jovens. Tese de doutoramento. Braga: Universidade do Minho.

Saucier, B. (1995). Critical thinking skills of baccalaureate nursing students. Journal of Professional Nursing, 11, 351-357.

Schmidt, J. (1985). Older and wiser? A longitudinal study of the impact of college on intellectual development. Journal of College Student Personnel, 26, 388-394.

Silva, S. (2003). Adaptação Académica, Pessoal e Social do Jovem Adulto ao Ensino Superior: Contributos do Ambiente Familiar e do Autoconceito. Dissertação de mestrado não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Simões, M. (1994). Investigações no Âmbito da Aferição Nacional do Teste de Matrizes Progressivas de Raven (M.P.C.R.). Tese de doutoramento não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Snow, R. (1989). Aptitude, instruction, and individual development. International Journal of Educational Research, 13(8), 869-881.

Snow, R. (1994). A person-situation interaction theory of intelligence in outline. In A. Demetriou & A. Efklides (Eds.), Intelligence, Mind and Reasoning: Structure and Devellopment. Amsterdam: North Holland.

Soares, A. P. (1998). Desenvolvimento Vocacional de Jovens Adultos: a Exploração, a Indecisão e o Ajustamento Vocacional em Estudantes Universitários. Dissertação de Mestrado não publicada. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

Thorndike, R., & Andrieu-Parker, J. (1992). Growth in knowledge: A two-year longitudinal study of changes in scores on the college basic academic subjects examination. Paper presented at the meeting of the American Educational Research Association, San Francisco.

Underwood, L., Maes, B., Alstadt, L., & Boivin, M. (1996). Evaluating changes in social attitudes, character traits, and liberal-arts abilities during a four-year program at a Christian college. Research on Christian Higher Education, 3, 115-128.

Whitla, D. (1978). Value added: Measuring the impact of undergraduate education. Cambridge, MA: Harvard University, Office of Instructional Research and Evaluation.

Wood, P. (1997). A secondary analysis of claims regarding the reflective judgment interview: International consistency, sequentiality, and intradivisional differences in ill-structured problem solving. In J. Smart (Ed.), Higher Education: Handbook of Theory and Research, Vol. 12 (pp. 243-312). New York: Agathon.

Wood, P. (2000). Scaling and scoring of an objective measure of epistemic development. Paper presented at the meeting of the American Psychological Association, Washington, DC.

 

Recebido em Março/2009

Aceite para publicação em Julho/2010