SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Factores decisivos para a escolha do binómio curso/instituição: o caso do ensino superior agrário portuguêsTarea de lectura de palabras aisladas: una proposta de análisis de errores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.21 n.2 Braga  2008

 

Discursos, saberes e poder: estudo de escritas de professores e especialistas nas revistas educacionais portuguesas (1880-1900)1

Maria Cristina Soares de Gouvêa *

Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

 

Resumo

O texto analisa os discursos sobre o aluno português produzidos por professores e especialistas, presentes nas revistas de educação e ensino do último quartel do século XIX. Tem-se em vista apreender a singularidade das produções discursivas, definidas pela identidade profissional dos autores. Observa-se que os especialistas fazem circular saberes dotados de maior legitimidade social, identificados com o cientificismo característico do período. Por outro lado, os professores, em suas escritas, expressam um saber técnico, fruto do aprendizado das práticas 'escriturísticas' relacionadas ao ofício docente. Define-se um peso social diferenciado, fruto da legitimidade dos autores e dos espaços de circulação discursiva, que informaram historicamente relações de saber/poder.

Palavras-chave

Professores; Especialistas; Discursos; Revistas de educação

 

Discourses, knowledge and power: a study of teachers' and experts' writings in portuguese educational journals

Abstract

The paper analyses teachers' and experts' discourses about students in Portuguese educational periodicals of the last decades of the XIXth century. In this sense, it focuses the singularity from the discourses related to the professional identity of the authors. Its possible to identify that the experts writings were founded on a scientificist perspective, which characterized that historical period. On the other hand, the teachers discourses were the expression of a technical knowledge, related to their professional writing practices. Its possible to observe a social hierarchical relationship between the two discourse productions, associated with the relationships between knowledge and power.

Keywords

Teachers; Experts; Discourses; Educational Journals

 

Discours, savoirs et pouvoir: une étude des écrits des professeurs et des spécialistes dans les revues educationnelles portugaises

Resumen

El texto analiza los discursos producidos sobre el alumno por los maestros y expertos en los periódicos de educación portugueses del final de lo siglo XIX. Así es que es posible percibir la singularidad de los discursos, relacionados con la identidad profesional de los autores. Los escritos de los expertos eran fundados en una perspectiva cientificista que caracterizaba esto periodo. Por otro, los discursos de los maestros expresaban un conocimiento técnico asociado a sus prácticas de escritura profesional. Por tanto, si observa una relación jerárquica entre las dos producciones en que saber era asociado a poder.

Palabras clave

Maestros; Expertos; Discursos; Periódicos de educación

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

BARROSO, João (1995). Os Liceus: Organização Pedagógica e Administração (1836-1960). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.        [ Links ]

BOTO, Carlota (2003). O professor primário português como intelectual: eu ensino, logo existo. Revista História das Ideias. Vol. 24, pp. 87- 101.

CANDEIAS, António, Org. (2004). Alfabetização e Escola em Portugal nos Séculos XIX e XX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CARDONA, Maria João (1997). Para a História da Educação da Infância em Portugal. O Discurso Oficial (1834-1990). Porto: Ed. do Porto.

CARNEIRO, António H. (2003). A Inspecção do Ensino em Portugal: nos Finais do Século XIX e Alvores do Século XX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CARVALHO, Rómulo (1994). História do Ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CHARTIER, Roger (1991). A História Cultural. Lisboa: Difel.

CATROGA, Fernando (1998). Positivistas e republicanos. In J. L. Torgal; J. A. Mendes; F. Catroga (Orgs.), História da História em Portugal. Sécs. XIX-XX. Coimbra: Temas e Debates, pp. 94 - 121.

CORBIN, Alain (1991). O segredo do indivíduo. In M. Perrot (Org.), História da Vida Privada, n. 4. São Paulo: Companhia das Letras, pp. 419- 502.

ECO, Umberto (1983). Lector in Fabula. São Paulo: Perspectiva.

ESCOLANO, Agustin (1999). Los profesores en la historia. In J. Magalhães & A. Escolano (Orgs.), Os Professores na História. Porto: Sociedade Portuguesa de História da Educação, pp. 73-98.

FALCON, Francisco (1997). História das ideias. In C. Cardoso & R. Vainfas (Orgs.), Domínios da História. Rio de Janeiro: Campus, pp. 91- 126.

FALCON, Francisco (2003). Introdução à História Moderna. In A. Marques; F. Berutti & R. Faria (Orgs.), História Moderna através de Textos. São Paulo: Contexto, pp. 11-14.

FERNANDES, Rogério (1979). A Pedagogia Portuguesa Contemporânea. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa.

FERNANDES, Rogério (1998). Génese e consolidação do sistema educativo nacional (1820-1910). In M. C. Proença, O Sistema de Ensino em Portugal. Lisboa: Instituto de História Contemporânea/Universidade Nova de Lisboa, pp. 48 - 63.

FERNANDES, Rogério & MAGALHÃES, Justino, Orgs. (1999). Para a História do Ensino Liceal em Portugal. Braga: Universidade do Minho.

FERREIRA, António Gomes (2002). Higiene e o investimento médico na educação da infância. In J. Gondra (Org.), História, Infância e Escolarização. Rio de Janeiro: 7 Letras, pp. 96-109.

FOUCAULT, Michel (1987). A Ordem do Discurso. Lisboa: Relógio d’Água.

FOUCAULT, Michel (1986). Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes.

GARNEL, Maria Rita (2003). O poder intelectual dos médicos: final do século XIX- início do século XX. Revista de História das Ideias, n. 24, pp. 213-235.

GOUVEA, Maria Cristina (2008). Estudos sobre desenvolvimento humano no século XIX: da biologia à psicogenia. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.134, pp. 535-557.

GUERREIRO, Custódio (1898). Aspirações e Protestos do Professorado Primário: Memórias e Pareceres Apresentados nos Congressos Pedagógicos de Lisboa e Porto. Lisboa: Typographia Nacional.

MOREIRINHAS, J. Eduardo P. (1990). A Escola Normal de Lisboa. Lisboa: Tipografia Nacional.

NÓVOA, António (1986). Do Mestre-escola ao Professor do Ensino Primário: Subsídios para a História da Profissão Docente em Portugal (Sécs. XVI-XX). Lisboa: Universidade Técnica.

NÓVOA, António (1987). Les Temps des Professeurs: Analyse Socio-historique de la Profession Enseignante au Portugal, I vol. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica.

NÓVOA, António (1988). A história do ensino primário em Portugal. In R. Fernandes (Org.), I Encontro de História da Educação em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 23-29.

NÓVOA, António (1993). A Imprensa de Educação e de Ensino — Repertório Analítico (Séculos XIX e XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Ó, Jorge do (2003). O Governo de Si Mesmo. Lisboa: Educa.

PINTASSILGO, Joaquim (1999). O mestre como artesão/prático e como intelectual. In J. Magalhães & A. Escolano (Orgs.), Os Professores na História. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, pp. 72-91.

PROENÇA, Maria Cândida (1997). A Reforma Jayme Moniz. Lisboa, Colibri.

 

1 Pesquisa desenvolvida no decorrer do pós-doutoramento na Universidade de Lisboa. Agradeço a Rogério Fernandes a competente orientação e a Margarida Felgueiras, Antonio Ferreira, Manuel Sarmento, Justino Magalhães, Isabel Madeira, Jorge do Ó as preciosas interlocuções.

* Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Maria Cristina Soares de Gouvêa, Rua Grão pará 981 apto.903, São Lucas, Belo Horizonte, CEP:30150341, Minas Gerais, Brasil.

 

Recebido em Abril, 2007

Aceite para publicação em Setembro, 2008