SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Teses de Doutoramento em Educação apresentadas à Universidade do Minho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.21 n.1 Braga  2008

 

Reuniões Científicas

 

Encontro sobre Web 2.0

No âmbito do projecto de investigação "Educação e Formação Online", em desenvolvimento no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, desde 2007, realiza-se nesta Universidade, no dia 10 de Outubro de 2008, o Encontro sobre Web 2.0.

A Web 2.0 veio alterar o modo como se publica online, facilitando o processo de pesquisa e de interacção social, com repercussões na vida pessoa e social, nas empresas, na comunicação social e na educação. Tendo presente essa alteração na forma de estar e de interagir na Web, o evento, no que concerne à apresentação e discussão de trabalhos, organiza-se em torno das seguintes quatro linhas temáticas: 1) Implicações educativas e sociais da utilização de Web 2.0 ao nível de: Comunidades de prática; Processos de aprendizagem colaborativa; Redes sociais; Processos de tutoria online e Aprendizagem ao longo da vida; 2) Apresentação e avaliação de experiências pedagógicas de utilização das ferramentas da Web 2.0 do ponto de vista do professor e/ou dos alunos (entre outras: escrita colaborativa no Wiki ou no Google Docs); Redes sociais (Hi5, Orkut, MySpace, Facebook, Elgg, Linkedin); Social bookmarking (Del.icio.us, Ma.gnolia, Looksmart Fuel, Digg, Alce, Technorati, Imera, Connotea); Software social (blogue, YouTube, Podcast, Flickr, Multiply); Ambientes virtuais (Second Life); 3) Indicadores de qualidade de blogues, wikis, podcasts; 4) O futuro da Web 2.0.

Para a reflexão sobre estas dimensões em que podem ser olhados os vários aspectos implicados pela Web 2.0, o evento conta com a presença de cinco investigadores convidados. George Siemens, da Universidade de Manitoba, no Canadá, criador do conceito de conectivismo, profere a conferência sobre "New structures of learning: The systemic impact of connective knowledge, connectivism, and networked learning" e Graham Attwell, do centro de investigação Pontydysgu, no Reino Unido, e consultor da OECD e da UNESCO sobre questões relacionadas com produção de conteúdos para e-learning, aborda o tema "Social Software, Personal Learning Environments and the Future of Teaching and Learning". No painel de encerramento do Encontro dedicado às implicações da Web 2.0 na comunidade educativa, participam Manuel Pinto, da Universidade do Minho, António Moreira, da Universidade de Aveiro e Leonel Morgado, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que discutirão, respectivamente: "A Web 2.0 e os Media: da Alocução à Conversação", "A Web Social, Novo Espaço de Ensino e de Aprendizagem" e "Second Life: Contextualização e Inserção Social do Ensino da Informática".

Pretende-se que este encontro seja um espaço de divulgação e debate tanto da investigação sobre o tema como de exemplos de boas práticas. Ao mesmo tempo, é seu objectivo proporcionar aos participantes a possibilidade de aprenderem a construir os seus próprios espaços online, pelo que se disponibilizam nove workshops sobre: Blogue, YouTube, Flickr e Del.icio.us; Podcast; Dandelife, Wiki e Goowy; Ferramentas Google; PopFly — como editor de mashups; AWeb 2.0 e as Tecnologias Móveis; Ambientes Virtuais 3D (Second Life); Do MovieMaker ao Youtube e Mapas Conceptuais Online.

Em http://www.iep.uminho.pt/encontro.web2 está disponível informação sobre o Encontro.

 

Ana Amélia A. Carvalho

Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho