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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.21 n.1 Braga  2008

 

Teses de Doutoramento em Educação apresentadas à Universidade do Minho

 

(Resumos disponíveis em // Abstracts available in http://www.iep.uminho.pt/teses/teses/teses_iep.asp)

 

 

Alcina Maria Silva Mota Figueiroa (2007). As actividades laboratoriais e a explicação de fenómenos físicos: uma investigação centrada em manuais escolares, professores e alunos do Ensino Básico [Área de Conhecimento de Metodologia do Ensino das Ciências].

Ana Catarina Gomes Lage Ladeira Simão (2007). A Construção da Evidência Histórica: Concepções de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário [Área de Conhecimento de Metodologia do Ensino da História e Ciências Sociais].

Maria Teresa Machado Vilaça (2007). Acção e competência de acção em educação sexual: uma investigação com professores e alunos do 3ª ciclo do ensino básico e do ensino secundário [Área de Conhecimento de Metodologia do Ensino das Ciências].

Sónia Múrias Mira Coelho (2007). Educação e Imaginário: Outras Redes de Sentido. Narrativas ficcionais e linguagens multimédia [Área de Conhecimento de Sociologia da Educação].

João José Gramaxo Sampaio Maia (2007). Os registos gráficos das crianças no jardim e a aprendizagem da matemática [Área de Conhecimento de Metodologia do Ensino da Matemática].

José Luís de Jesus Coelho Silva (2007). Natureza da Ciência em Manuais Escolares de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia: imagens veiculadas e operacionalização na perspectiva dos professores e autores [Área de Conhecimento de Metodologia do Ensino das Ciências].

Maria Gabriela Morais de Castro Fernandes Velasquez (2007). Percursos Desenvolvimentais de Leitura e Escrita — Estudo Longitudinal com Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico [Área de Conhecimento de Psicologia da Educação].

Marília José do Gago Alves Quintal (2007). Consciência histórica e narrativa na aula de História: concepções de professores [Área de Conhecimento de Metodologia do Ensino da História e Ciências Sociais].

Isabel Maria Torre Carvalho Viana (2007). O Projecto Curricular de Turma na Mudança das Práticas do Ensino Básico. Contributos para o desenvolvimento curricular e profissional nas escolas [Área de Conhecimento de Desenvolvimento Curricular].

José António Martin Moreno Afonso (2007). Protestantismo e Educação — História de um projecto pedagógico alternativo em Portugal na Transição do Séc. XIX [Área de Conhecimento de História da Educação].

 

 

 

Sofrimento, Educação e Saúde

 

Responsável: Clara Costa Oliveira

Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho

 

Equipa de investigação principal

Clara Costa Oliveira, Maria da Conceição Azevedo (UTAD), Liliana Pena (U.C.P), Ana Reis (UCP-CESPU), Ana Queiroz (Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto- Coimbra), Rosália Fonte (ESTSP- Porto), Nize Pellanda (UNISC-Brasil), Ana Lúcia Alves Costa (Univ. Minho).

O projecto tem sido também uma porta aberta para a investigação das temáticas a ele associadas no processo de formação graduada de médicos e de técnicos superiores de Educação, bem como ao nível da pós-graduação de psicólogos, enfermeiros, professores e técnicos superiores de Educação.

 

Objectivos

1 Estudar e aprender como muitas pessoas utilizam o seu sofrimento como fonte de produção de sentido acrescido (Antonovsky), produzindo processos salutogénicos;

2. Vincular o saber produzido à formação académica de profissionais de saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos superiores de educação, que actuam ao nível não formal no âmbito da educação para a saúde;

3. Investigar a diferenciação/continuidade entre sofrimento e dor;

4. Pesquisar factores de sofrimento humano em contextos específicos.

 

Enquadramento teórico

Este projecto enquadra-se nas concepções de educação permanente e comunitária, de acordo com o estipulado na Declaração de Nairobi e nas Conferência de Otawa, entre outras, da ONU.

O nosso enfoque investigacional é sobretudo de tipo epistemológico, por recurso ao princípio de complexidade pelo ruído, do biólogo Henri Atlan, a partir do "order from noise" de Heinz von Foerster, fundador da Cibernética. Nesta perspectiva, inserida no Movimento da Auto-Organização (MAO), uma das características distintivas dos seres vivos face aos inorgânicos é a capacidade de produzir significação positiva (geradora de maior equilíbrio) a partir de factores que são descritos observacionalmente como sendo nocivos, ruidosos. Se tal tem sido estudado com pormenor dentro do MAO na dimensão bioquímica dos seres vivos (por exemplo, a teoria biológica da autopoiesis), pretendemos estudá-la sobretudo na dimensão relacional humana, nas suas variáveis inter-humana e espiritual (crença na existência de uma entidade amorosa de ordem ontometafísica mais elevada que a humana).

 

Tarefas já realizadas

Alguns dos estudos empreendidos no âmbito deste projecto estão já concluídos.

Assim, no estudo de caso (realizado em contexto de investigação pósgraduada) sobre "O sofrimento dos familiares de doentes hospitalizados em estado terminal" (Ana Lúcia Alves da Costa e Clara Costa Oliveira), recorreu-se à análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas a 16 familiares de um hospital distrital da zona Norte do país, tendo sido possível identificar, claramente, variáveis incrementadoras do sofrimento dos familiares dos doentes (e.g.: cansaço, problemas financeiros, desavenças familiares, negligência nos actos de cuidar em contexto hospitalar), bem como factores salutogénicos (por exemplo, crenças espirituais, a partilha emocional, o contacto com a natureza).

Outro estudo já concluído subordinou-se ao tema "Órfãos universitários — percursos de (des)integração" e foi realizado em contexto de formação graduada. Os seus objectivos fundamentais visavam um levantamento estatístico dos alunos órfãos de pais biológicos na Universidade do Minho e indagar sobre a (des)integração comunitária destes jovens adultos. Foi realizado um inquérito que possibilitou também a caracterização deste tipo de população, bem como dos estudantes que se consideravam 'órfãos de pais vivos'.

Uma outra metodologia foi utilizada numa turma que possuía uma percentagem significativa de órfãos de pais biológicos (nomeadamente dos dois progenitores) e de órfãos de pais vivos. Procedeu-se a entrevistas fechadas e os resultados obtidos apontam para algumas dificuldades em contexto social, mas não significativo ao nível escolar, por exemplo.

Ainda no âmbito deste projecto e focalizando-se a formação académica dos médicos, foram apresentadas comunicações em vários congressos, nacionais e internacionais.

Foram também publicados dois artigos em que, num, se aborda a questão da diferenciação dentro de comunidades, factor usual de grande sofrimento e factor usual com que a educação comunitária se debate, e, no outro, a temática dos cuidados paliativos em contexto hospitalar, ancorandose na perspectiva da morte como fazendo parte do ciclo de vida de cada ser humano.

Redigiram-se dois verbetes de um Dicionário sobre dois temas envolvidos no projecto: "Educação para a Saúde" e "Auto-organização".

 

 

Textos produzidos

Publicados:

OLIVEIRA, Clara Costa (2008). AMedicina é uma Ciência? Uma interrogação filosófica. Pessoas e Sintomas. U. C. P., nº 3.

OLIVEIRA, Clara Costa Oliveira & PINTO-MACHADO, Joaquim (2007). Contributos das Humanidades na formação de médicos cuidadores de famílias (e) de doentes. Actas II Congresso Família, Saúde e Doença. Braga: Universidade do Minho (CIPSI).

OLIVEIRA, Clara Costa et al. (2007). Órfãos universitários: percursos de (des)integração comunitária. Actas do IX Congreso Internacional Galegoportugués de Psicopedagoxía. Coruña-Braga: Univ. de Coruña-Univ. do Minho.

OLIVEIRA, Clara Costa (2007). Integração e diferença em Educação Comunitária: missão impossível?. Reflexão e Ação (UNISC), vol. 15, nº 1.

REIS, Ana (2007). O Outro enquanto doente terminal: uma imposição ética. Revista Portuguesa de Bioética, ano XVIII, nº 1.

OLIVEIRA, Clara Costa (2007)., Educação para a Saúde. Dicionário de Filosofia da Educação (coord. Adalberto Dias de Carvalho). Porto. Porto editora..

OLIVEIRA, Clara Costa (2007). Auto-organização. Dicionário de Filosofia da Educação (coord. Adalberto Dias de Carvalho). Porto. Porto editora..

 

No prelo:

OLIVEIRA, Clara Costa e PINTO-MACHADO, Joaquim. O sofrimento na Educação para a Saúde (médicos, pacientes e famílias). Edit on web.

PINTO-MACHADO, Joaquim & OLIVEIRA, Clara Costa. Formação personalista de médicos na Universidade do Minho. Acção Médica.

OLIVEIRA, Clara Costa & PINTO-MACHADO Joaquim. A unicidade do conhecimento na formação médica. Actas do Congresso Internacional sobre 'A Unicidade do Conhecimento' (Évora).

 

Balanço

Este projecto, iniciado apenas o ano passado, tem constituído uma oportunidade de trabalho interdisciplinar e de partilha de conhecimentos efectivos.

As mestrandas e doutorandas que nele participam encontram nas publicações mencionadas uma base de trabalho segura, ainda que necessariamente incompleta.

A médio prazo, está programada a participação de alguns dos investigadores num Congresso a realizar na UNISC, Brasil, a realização de workshops dirigidos à educação comunitária de cuidadores de saúde na UTAD e na Universidade do Minho, bem como o avanço da pesquisa destas temáticas na formação graduada e pós-graduada de enfermeiros.