SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A escola como entreposto cultural: o cultural e o simbólico no desenvolvimento democrático da escolaA influência das teorias cognitivas na investigação em Tecnologia Educativa. Pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.21 n.1 Braga  2008

 

Inteligência e rendimento escolar: análise da sua relação ao longo da escolaridade

 

Gina Lemos e Leandro S. Almeida

Universidade do Minho, Portugal

M. Adelina Guisande

Universidade de Santiago de Compostela, Espanha

Ricardo Primi

Universidade de São Francisco, Brasil

 

Resumo

Este estudo analisa a relação entre os resultados em provas cognitivas e o rendimento académico. Considera-se uma amostra representativa dos alunos portugueses entre o 5º e o 12º ano de escolaridade (n=4899). A avaliação cognitiva considerou os resultados na Bateria de Provas de Raciocínio: versão BPR5/6, versão BPR7/9 e versão BPR10/12. Todas as provas avaliam a capacidade de inferir e aplicar relações, recorrendo a tarefas de conteúdo diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecânico e espacial). Os coeficientes de correlação sugerem uma maior associação entre as habilidades cognitivas e o rendimento escolar nas disciplinas cujo conteúdo curricular mais se aproxima dos itens das provas. Por outro lado, observa-se uma diminuição progressiva nos coeficientes de correlação à medida que se avança na escolaridade, apontando para uma menor importância das variáveis cognitivas na predição do rendimento académico nos anos escolares mais avançados. Estes resultados sugerem uma maior atenção, com o avançar na escolaridade, a variáveis não estritamente cognitivas e a variáveis próprias dos contextos de ensino-aprendizagem na explicação do rendimento escolar.

Palavras-chave: Inteligência; Desempenho cognitivo; Rendimento académico; Sucesso escolar

 

 

Intelligence and academic achievement: analysis of its relationship during schooling

In this study the authors analyse the relationship between scores on cognitive tests and academic achievement. A Portuguese representative sample of 5th to 12th school levels (n=4899) was considered. The cognitive assessment included the scores obtained by means of a Reasoning Tests Battery: version BPR5/6, version BPR7/9 and version BPR10/12. All these tests assess the capacity to make inferences and to apply relations, by means of different content tasks (figural-abstract, numerical, verbal, mechanical, and spatial). The correlation coefficients suggest higher association between the cognitive abilities and academic achievement in disciplines whose curricular content is more similar to the content of the items of each test. It is also possible to verify a progressive decrease of the correlation coefficients as we advance in school levels, suggesting a less importance of cognitive variables in the prediction of academic achievement at higher school levels. On the other hand, these results suggest, as we move on the school levels, the progressive importance to explain academic achievement of variables not strictly cognitive and of those specific of the teaching and learning contexts.

Keywords: Intelligence; Cognitive performance; Academic achievement; School success

 

 

Inteligencia y rendimiento escolar: análisis de su relación a lo largo de la escolaridad

Este estudio analiza la relación entre los resultados en pruebas cognitivas y el rendimiento académico. Se consideró una muestra representativa de alumnos portugueses entre 5º de Primaria y 2º de Bachillerato (n=4899). La evaluación cognitiva contempló los resultados en la Batería de Pruebas de Raciocinio: versión BPR5/6, versión BPR7/9, y versión BPR10/12. Todas las pruebas evalúan la capacidad de inferir y aplicar relaciones, recurriendo a tareas de contenido diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecánico y espacial). Los coeficientes de correlación sugieren una mayor asociación entre las habilidades cognitivas y el rendimiento escolar en las disciplinas cuyo contenido curricular más se aproxima a los ítems de las pruebas. Por otro lado, se observa una disminución progresiva en los coeficientes de correlación a medida que se avanza en la escolaridad, apuntando para una menor importancia de las variables cognitivas en la predicción del rendimiento académico en los años escolares más avanzados. Estos resultados sugieren una mayor atención, a medida que avanzamos en la escolaridad, a variables no estrictamente cognitivas y a variables propias de los contextos de enseñanza-aprendizaje en la explicación del rendimiento escolar.

Palabras clave: Inteligencia; Desempeño cognitivo; Rendimiento académico; Éxito escolar

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

ACKERMAN, Phillip L. (1996). A theory of adult intellectual development: process, personality, interests, and knowledge. Intelligence, vol. 22, pp. 227-257.        [ Links ]

ALMEIDA, Leandro S. (1988). O Raciocíno Diferencial dos Jovens: Avaliação, Desenvolvimento e Diferenciação. Porto: Instituto Nacional de Investigação Científica.

ALMEIDA, Leandro S. (1992). Inteligência e aprendizagem: dos seus relacionamentos à sua promoção. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 8, pp. 272-292.

ALMEIDA, Leandro S. (1996). Cognição e aprendizagem: como a sua aproximação conceptual pode favorecer o desempenho cognitivo e a realização escolar. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, vol. 1, pp. 17-32.

ALMEIDA, Leandro S. (2003). Bateria de Provas de Raciocínio. Braga: Universidade do Minho/CIPsi.

ALMEIDA, Leandro S. & CAMPOS, Bártolo P. (1986). Validade preditiva dos testes de raciocínio diferencial. Cadernos de Consulta Psicológica, vol. 2, pp. 105-118.

ALMEIDA, Leandro S.; ANTUNES, Ana M.; MARTINS, Teresa B. O. & PRIMI, Ricardo (1997). Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5): apresentação e procedimentos na sua construção. Actas do I Congresso Luso-Espanhol de Psicologia da Educação. Coimbra: Associação dos Psicólogos Portugueses, pp. 295-298.

ANASTASI, Anne (1983). Evolving trait concepts. American Psychologist, vol. 38, pp. 175-184.

BALKE-AURELL, Gudun (1982). Changes in Ability as Related to Educational and Occupational Experiences. Goteborg: Acta Universitatis Gothoburgensis.

BARCA, Alfonso & PERALBO, Manuel (2002). Los contextos de aprendizaje y desarrollo en la educación secundaria obligatoria (ESO). Perspectivas de intervención psicoeducativa sobre el fracaso escolar en la comunidad autónoma de Galicia. Informe final del Proyecto FEDER (1FD97-0283). Madrid: Ministerio de Ciencia y Tecnología.

BARCA, Alfonso; BRENLLA, Juan C.; CANOSA, Silvia S. & ENRIQUEZ, Andrés G. (1999). Estrategias e enfoques de aprendizaje, contextos familiares y rendimiento académico en el alumnado de educación secundaria: indicadores para un análisis causal. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación, vol. 4, nº 3, pp. 229-269.

BARTELS, Meike; RIETVELD, Marjolein J. H.; VAN BAAL, G. Caroline M. & BOOMSMA, Dorret I. (2002). Heritability of educational achievement in 12-yearolds and the overlap with cognitive ability. Twin Research, vol. 5, pp. 544-553.

CAHAN, Sorel & COHEN, Nora (1989). Age versus schooling effects. Child Development, vol. 60, pp. 1239-1249.

CATTELL, Raymond B. (1971). Abilities: their Structure, Growth and Action. Boston: Houghton-Mifflin.

CECI, Stephen J. (1991). How much does schooling influence general intelligence and its cognitive components? A reassessment of the evidence. Developmental Psychology, vol. 27, pp. 703-722.

GARDNER, Howard (1983). Frames of Mind. New York: Basic Books.

GLASER, Robert (1982). Instructional psychology: past, present and future. American Psychologist, vol. 37, pp. 292-305.

GOTTFREDSON, Linda S. (2002a). g: Highly general and highly practical. In R. J. Sternberg & E. L. Grigorenko (Eds.), The General Factor of Intelligence: How General is it? Mahwah/NJ: Erlbaum, pp. 331-380.

GOTTFREDSON, Linda S. (2002b). Where and why g matters: Not a mystery. Human Performance, vol. 15, pp. 25-46.

KUNCEL, Nathan R.; HEZLETT, Sarah A. & ONES, Deniz S. (2004). Academic performance, career potential, creativity and job performance: can one construct predict them all? Journal of Personality and Social Psychology, vol. 86, pp. 148- 161.

McGREW, Kevin S. & EVANS, Jeffrey J. (2002). Within-CHC domain comparisons of the WJ III cognitive and achievement tests growth curves. IAP Research Report, vol. 7, 18 pp.

PINTO, Helena R. (1992). A Bateria de Testes de Aptidões GATB e a Orientação da Carreira em Contexto Educativo. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.

PRIMI, Ricardo & ALMEIDA, Leandro S. (2000). Estudo de validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 16, nº 2, pp. 165-173.

NUÑEZ, José C. & GONZÁLEZ-PIENDA, Julio A. (1994). Determinantes del Rendimiento Académico. Oviedo: Servicio de Publicaciones, Universidad de Oviedo.

RIBEIRO, Iolanda (1998). Mudanças no Desempenho e na Estrutura das Aptições: Contributos para o Estudo da Diferenciação Cognitiva em Jovens. Tese de Doutoramento. Braga: Universidade do Minho.

ROAZZI, António; SPINILLO, Alina C. & ALMEIDA, Leandro S. (1991). Definição e avaliação da inteligência: limites e perspectivas. In L. S. Almeida (Ed.), Cognição e Aprendizagem Escolar. Porto: Associação dos Psicólogos Portugueses, pp. 11-37.

ROSÁRIO, Pedro S. & ALMEIDA, Leandro S. (1999). As estratégias de aprendizagem nas diferentes abordagens ao estudo: uma investigação com alunos do Ensino Secundário. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, vol. 4, nº 3, pp. 273-280.

SPINATH, Birgit; SPINATH, Frank M.; HARLAAR, Nicole & PLOMIN, Robert (2006). Predicting school achievement from general cognitive ability, self-perceived ability and intrinsic value. Intelligence, vol.34, nº 4, pp. 363-374.

STELZL, Ingebord; MERZ, Ferdinard; EHLERS, Theodor & REMER, Herbert (1995). The effect of schooling of the development of fluid and crystallized intelligence: A quasi-experimental study. Intelligence, vol. 22, pp. 279-296.

STERNBERG, Robert J. (1997). The triarchic theory of intelligence. In D. P. Flanagan; P. Dawn; J. L. Genshaft & P. L. Harrison (Coords.), Contemporary Intellectual Assessment. New York: Guilford Publications, pp. 92-104.

STERNBERG, Robert J.; GRIGORENKO, Elena L. & BUNDY, Donald A. (2001). The predictive value of IQ. Merrill-Palmer Quarterly, vol. 47, pp. 1-41.

TE NIJENHUIS, Jam; EVERS, Arne & MUR, Jakko P. (2000). The validity of the Differential Aptitude Test for the assessment of immigrant children. Educational Psychology, vol. 20, pp. 90-115.

TE NIJENHUIS, Jam; TOLBOOM, Elsbeth R. & BLEICHRODT, Nico (2004). Does cultural background influence the intellectual performance of children from immigrant groups?: The RAKIT Intelligence Test for Immigrant Children. European Journal of Psychological Assessment, vol. 20, pp. 10-26.

VYGOTSKY, Lev S. (1991). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In A. R. Luria; A. N. Leontiev; L. S. Vygotsky; G. S. Kostiuk & D. N. Bogoyavlensky (Orgs.), Psicologia e Pedagogia 1. Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Lisboa: Editorial Estampa, pp. 31-50.

 

 

Recebido em Março, 2007

Aceite para publicação em Janeiro, 2008