SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1EditorialCrise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.21 n.1 Braga  2008

 

Silenciar a polissemia e invisibilizar os sujeitos: indagações ao discurso sobre a qualidade da educação

Maria Teresa Esteban

Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil

 

Resumo

O artigo parte de diagnósticos sobre insucesso escolar, presentes em documentos oficiais produzidos em Portugal e pela União Européia, para discutir processos de silenciamento e produção de invisibilidade e de subalternidade que atravessam o discurso hegemônico sobre qualidade. Uma das idéias centrais na argumentação tecida no artigo é que legitimar uma única perspectiva epistemológica, um único universo de conhecimentos, um único conjunto de valores, é um modo de desqualificar o que se diferencia do padrão. A diferença cultural é sistematicamente enunciada como causa de fracasso escolar. A despeito dos discursos amparados na generalização conduzida pela universalização de parâmetros, os sujeitos que fracassam se apropriam de conhecimentos, bem como os produzem, e as escolas onde o insucesso se expressa são espaços de produção de conhecimentos múltiplos. Uma escola pública de qualidade para todos demanda conhecimentos sobre seu cotidiano, para além do que se pode perceber através da avaliação do desempenho.

Palavras-chave: Democratização; Avaliação; Fracasso escolar; Diferença cultural

 

 

Silencing Polysemy and Making the Subjects Invisible: Questions to the Discourse about the Quality of Education

The article starts from diagnosis on schooling failures, present in official documents produced in Portugal and by the European Union, to discuss silencing processes and those of invisibility production and subalternity that cross the hegemonic discourse on quality. One of the central ideas in the argumentation made in the article is that to legitimize a single epistemological perspective, a single universe of knowledge, a single set of values, is a way to disqualify what is different from the pattern. Cultural difference is systematically enunciated as the cause of school failure. Despite the discourse supported by the generalization conducted by the universalization of parameters, the subjects that fail appropriate knowledge, as well as generate them and the schools where lack of success is expressed are spaces for the production of multiple knowledge. A public school with quality for all demands knowledge of its day-to-day beyond that what can be perceived through performance evaluation.

Keywords: Democratization; Evaluation; School failure; Cultural difference

 

 

Silenciar la Polisemia y Tornar los Sujetos Invisibles: Indagaciones al Discurso sobre la Calidad de la Educación

El artículo parte de diagnósticos sobre fracaso escolar, presentes en documentos oficiales producidos en Portugal y por la Unión Europea, para discutir procesos de silenciamiento y producción de invisibilidad y subalternidad que atraviesan el discurso hegemónico respecto a la calidad. Una de las ideas centrales en la argumentación que se teje en el artículo es que legitimar una única perspectiva epistemológica, un único universo de conocimientos, un único conjunto de valores, es un modo de descalificar lo que se muestra diferente del padrón. Se enuncia la diferencia cultural sistemáticamente como causa de fracaso escolar. A pesar de los discursos amparados en la generalización que la universalización de parámetros conduce, los sujetos que fracasan se apropian de conocimientos y asimismo los producen y las escuelas donde el fracaso se expresa son espacios de conocimientos múltiples. Una escuela pública de calidad para todos demanda conocimientos sobre su cotidianidad, más allá de lo que se puede percibir a través de la evaluación del desempeño.

Palabras-clave: Democratización; Evaluación; Fracaso escolar; Diferencia cultural

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

AFONSO, Almerindo J. (1999). Estado, mercado, comunidade e avaliação: esboço para uma rearticulação crítica. Educação e Sociedade, n°69, pp. 139-164.         [ Links ]

ANDRÉ, Marli & PASSOS, Laurizete (1997). Para além do fracasso escolar: uma redefinição das práticas avaliativas. In J. G. Aquino (Org.), Erro e Fracasso na Escola — Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus, pp. 111-123.

BHABHA, Homi (1998). O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG.

CERTEAU, Michel de (2002). A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes.

CORTESÃO, Luiza (1993). Avaliação Formativa. Que desafios? Porto: Asa.

COLLARES, Cecília & MOYSÉS, Maria Aparecida (1996). Preconceitos no Cotidiano Escolar. Ensino e Medicalização. São Paulo: Cortez.

COMMISSION OF THE EUROPEAN COMMUNITIES (2005). Modernising Education and Training: a Vital Contribution to Prosperity and Social Cohesion in Europe. Draft 2006 Joint Progress Report of the Council and the Commission on the Implementation of the "Education & Training 2010 Work Programme". Brussels: European Community.

Despacho n° 2351/2007 de 14 de Fevereiro de 2007. Diário da República. 2ª série, N° 32 de 14 de Fevereiro de 2007.

DÍAZ BARRIGA, Angel (2006). Las pruebas masivas. análisis de sus diferencias técnicas. Revista Mexicana de Investigación Educativa, n° 29, pp. 583-615.

DÍAZ BARRIGA, Angel (2001). Uma polémica em relação ao exame. In M. T. Esteban (Org.), Avaliação: uma Prática em Busca de Novos Sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, pp. 51-92.

ESTEBAN, Maria Teresa (Org.) (2001). Avaliação: uma Prática em Busca de Novos Sentidos. Rio de Janeiro: DP&A.

ESTEBAN, Maria Teresa (2002). O Que Sabe Quem Erra? Reflexões sobre Avaliação e Fracasso Escolar. Rio de Janeiro: DP&A.

FERNANDES, Domingos (2007). Algumas reflexões acerca dos saberes dos alunos em Portugal. Mimeo.

FERNANDES, Domingos (2006). Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, n°19(2), pp. 21-50.

FOUCAULT, Michel (1979). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal.

GIMENO SACRISTÁN, José (1997). La Pedagogía por Objetivos: Obsesión por la Eficiencia. Madrid: Morata.

GINZBURG, Carlo (1991). Mitos, Emblemas e Sinais. Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras.

ME.IGE. Ministério da Educação. Inspeção-Geral da Educação (2006). Desempenho Escolar dos Alunos — Nota prévia. [Em linha] [Acedido em 20 de Outubro de 2007, disponível em http://www.ige.min-edu.pt/site_actividadev2/].

MIGNOLO, Walter (2003). Histórias Locais/Projetos Globais. Belo Horizonte: UFMG.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2007). 50 Medidas de Política para Melhorar a Escola Pública. [Em linha] [Acedido em 01 de novembro de 2007, disponível em h t t p : / / w w w . m i n - e d u . p t / n p 3 c o n t e n t / ? n e w s I d = 3 8 3 & f i l e Name=medidas_de_politica_op.pdf].

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (s/d). Plano Tecnológico. Uma Estratégia de Crescimento com base no Conhecimento, Tecnologia e Inovação. Documento de Apresentação. [Em linha] [Acedido em 24 de novembro de 2007, disponível em www.planotecnologico.pt].

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/MINISTÉRIO DA SEGURANÇA SOCIAL E DO TRABALHO (2004). Eu não desisto! Relatório do Plano Nacional de Prevenção do Abandono Escolar. [Em linha] [Acedido em 24 de novembro de 2007, disponível em http://www.portugal.gov.pt/].

MORIN, Edgar (1999). Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil.

NAJMANOVICH, Denise (2001). O Sujeito Encarnado. Rio de Janeiro: DP&A.

PERRENOUD, Phillipe (2000). Pedagogia Diferenciada. Das Intenções à Ação. Porto Alegre: Artmed.

SOUSA SANTOS, Boaventura (2006). A Gramática do Tempo. Para uma Nova Cultura Política. Porto: Afrontamento.

 

Recebido em Dezembro, 2007

Aceite para publicação em Fevereiro, 2008