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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.20 n.2 Braga  2007

 

Reuniões Científicas

 

Seminário Changing Relationships between the State, Civil Society and the Citizen: Implications for Adult Education and Adult Learning

Realizou-se nos dias 14, 15 e 16 de Junho de 2007, na Universidade do Minho, o Seminário Changing Relationships between the State, Civil Society and the Citizen: Implications for Adult Education and Adult Learning, organizado pela Unidade de Educação de Adultos e pela rede Adult Democratic Citizenship and Adult Learning, da European Society for Research on the Education of Adults (ESREA).

Este encontro, que reuniu investigadores portugueses e estrangeiros, teve como objectivos (i) discutir os impactos na educação de adultos das tensões e mutações na relação entre o Estado, a sociedade civil e os cidadãos; (ii) analisar a (re)invenção e (re)criação de práticas em novos contextos de educação de adultos; (iii) estudar as articulações entre as organizações da sociedade civil (organizações privadas, não governamentais/sem fins lucrativos ou privadas com fins lucrativos) e a educação de adultos; (iv) perspectivar a relação entre os "velhos" e "novos" movimentos sociais e a educação de adultos.

Ao longo de três dias, muito participados, com tempos dedicados à reflexão e discussão pelos participantes, foram analisadas problemáticas diversas relacionadas com: o papel do Estado na actualidade, com as transformações que parece sugerir e com as redefinições que estas mudanças parecem traduzir no campo da educação de adultos; as orientações e os impactos das políticas de educaçãoo de adultos, quer se considere o espaço de intervenção privilegiado do Estado-nação, assim como níveis mais elevados, como o das organizações internacionais (a OCDE, a UNESCO, etc.) e supranacionais (em particular a Uni‹o Europeia) ou menos elevados, como as organizações que actuam localmente e os próprios cidadãos; a natureza e as características da sociedade civil e do mercado, sectores em transformação na relação que vão estabelecendo com o próprio Estado; e os cidadãos, nos seus direitos e deveres enquanto educandos e/ou aprendentes no contexto da globalização e dos novos desafios da Sociedade da Informação, Conhecimento e Aprendizagem.

Foram também apresentadas e analisadas diversas experiências implementadas localmente, assim como resultados de pesquisas que estão a ser desenvolvidas por investigadores portugueses e estrangeiros sobre os discursos que sustentam as políticas educativas, sobre as acções levadas a cabo, sobre as organizações que promovem iniciativas de educação de adultos e sobre os adultos, no que respeita às experiências que vivenciam enquanto educandos-formandos e o significado das aprendizagens que decorrem dessas experiências. Com estas intervenções foi editado em CD-Rom um volume de actas com o título Changing Relationships between the State, the Civil Society and the Citizen: Implications for adult education and adult learning. Proceedings of the 2007 Active Democratic Citizenship and Adult Learning Network Seminar.

Para além do seminário e do conteúdo das intervenções, quer nas sessões plenárias quer nos momentos de apresentação de comunicações, este evento também revelou o crescente interesse que as actividades da European Society for Research on the Education of Adults (ESREA) e, em particular, da rede Active Democratic Citizenship and Adult Learning apresentam para aqueles que se interessam pela educação de adultos.

 

Paula Guimarães

Unidade de Educação de Adultos, Universidade do Minho