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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.20 n.2 Braga  2007

 

Procurando indicadores de educação inclusiva: as práticas dos professores de apoio educativo

Isabel Sanches & António Teodoro*

Resumo

O movimento da Escola inclusiva e, consequentemente, da Educação inclusiva está a ganhar raízes no discurso dos políticos e experts da Educação, desde a celebração de compromissos internacionais, como é o caso da Declaração de Salamanca (1994). Preconiza-se que a Educação Especial, uma educação paralela ao sistema de Educação Regular, dê lugar a práticas educativas inclusivas que, partindo da diversidade humana como uma mais valia e usando metodologias de diferenciação inclusiva e de aprendizagem cooperativa, possam gerar o sucesso de todos através do sucesso de cada um, caminhando, assim, para o despontar de um novo paradigma de escola. Procuraram-se, com este estudo, Indicadores de Educação Inclusiva nas Práticas dos Professores de Apoio Educativo. Como instrumento de pesquisa foi usado o questionário, aplicado no primeiro ciclo do Ensino Básico, na Região Educativa de Lisboa. Este estudo revelou que, nas práticas destes professores, os indicadores de Educação Inclusiva são pontuais. A acção pedagógico-educativa aparenta estar mais próxima da modalidade Educação Especial, o que nos permite questionar se os 'actores' principais co-responsáveis pela gestão da diferença/diversidade na escola estão a desempenhar o papel que lhes é atribuído e o que é que os impede que tal aconteça.

Palavras-chave: Necessidades educativas especiais; Escola inclusiva; Práticas de educação inclusiva; Práticas de educação especial

 

In quest of signs of inclusive education: the support teacher's practices

Abstract

Since the Declaration of Salamanca (1994) and related international political compromises, the inclusive school movement and therefore that of inclusive education is being overused by politians and education experts in their speeches. Special education, which works in parallel with the regular school system, should give way to inclusive education practices. These practices based on the human diversity and working with inclusive differentiation and cooperative learning methodologies can make the success of all through the success of each one and therefore lead to the emergence of a new school paradigm. In this paper, we look for signs of inclusive education in the support teacher's practices. The research tool used was a questionnaire, which was applied to primary school teachers working in the Lisbon area. It was shown that the signs of inclusive education in the practices of the support teachers are scarce. Their pedagogical activity is closer to the Special Education methodologies. One wonders whether those responsible for the management of difference and diversity at school are indeed playing the role they are expected. If not, why not?

Keywords: Special education needs; Integration school, Inclusive school; Inclusive education practices

 

A la recherche d'indicateurs d'éducation inclusive: les pratiques des enseignants de soutien

Résumé

Depuis l’adoption des compromis internationaux, comme la Déclaration de Salamanca (1994), le mouvement de l’Ecole inclusive et, en conséquence, celui de l’Education inclusive est en train de faire des racines dans le discours des politiques et des experts de l’Education. On préconise que l’Education spéciale, une éducation parallèle au système d’éducation régulière, soit remplacée par des pratiques éducatives inclusives. Celles-ci, en valorisant la diversité humaine et en utilisant des méthodologies de différenciation inclusive et d’apprentissage coopératif, conduisent au succès de tous à partir du succès de chacun et déclenchent l’émergence d’un nouveau paradigme scolaire. On a cherché, dans les pratiques des professeurs de soutien éducatif, indicateurs d’éducation inclusive. On a enquêté les professeurs de soutien éducatif travaillant à l’enseignent basique, dans la région académique de Lisbonne. Cette étude a démontré très peu d’indicateurs d’éducation inclusive dans les pratiques des professeurs de soutien éducatif. Leur action pédagogique semble plus rapprochée de celle de l’éducation spéciale. Les gens responsables pour la gestion de la différence et la diversité à l’école, jouent-ils leur rôle? Qu’est ce que les empêche de le faire?

Mots-clé: Besoins éducatifs spécifiques; Inclusion scolaire; Education inclusive; Pratiques d’Education inclusive

 

 

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*Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Isabel Sanches, e-mail: isabel.sanches@oninetspeed.pt

 

Recebido em Dezembro, 2006

Aceite para publicação em Maio, 2007