SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A comunicação nas práticas de jovens professores de MatemáticaProcurando indicadores de educação inclusiva: as práticas dos professores de apoio educativo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.20 n.2 Braga  2007

 

Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista

Ana Maria Morais & Isabel Pestana Neves*

 

Resumo

Este artigo foca-se na investigação que tem sido desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) e que tem sido fundamentalmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Apresentam-se os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos que têm guiado a concepção de modelos e instrumentos de análise e os passos seguidos na sua construção, referindo-se ainda aspectos relacionados com critérios de validade e fiabilidade. Clarifica-se, também, o posicionamento epistemológico da investigação, discutindo em que medida essa investigação se distancia da dicotomia entre abordagens naturalistas e racionalistas e reflecte uma opção que rejeita o carácter fortemente contextualizado e idiossincrático de metodologias qualitativas dirigidas por perspectivas pós-modernistas. Discute-se ainda em que medida o posicionamento fundamentalmente racionalista, que tem sido adoptado, não tem coincidido com um desenho experimental ou uma análise quantitativa dos dados. Pretende-se, com o artigo, fornecer uma base de reflexão sobre as potencialidades e limites da metodologia mista de investigação que tem guiado o trabalho empírico desenvolvido pelo Grupo ESSA e, consequentemente, sobre o valor objectivo dos resultados que têm sido sugeridos pela aplicação dos instrumentos.

Palavras-chave: Investigação educacional; Metodologia mista de investigação; Abordagem sociológica

 

 Doing research by using a mixed methodological approach

Abstract

The article is focused on the research that has been developed by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom) and which is fundamentally based on Bernstein's theory of pedagogic discourse. It presents the theoretical assumptions and the methodological procedures that have guided the conception of the models and instruments of analysis and the steps followed in their construction. Aspects related to validity and reliability criteria are also referred. It is clarified the epistemological positioning of the research, while discussing the extent to which that research departs from the dichotomy between naturalistic and rationalist approaches and reflects an option that rejects the strongly contextualised and idiosyncratic character of qualitative methodologies, guided by postmodernist perspectives in educational research. It is also discussed the extent to which the fundamentally rationalist positioning that has been adopted, has not coincided with an experimental design or a quantitative data analysis. The article intends to provide a basis for reflection of the potentialities and limitations of the mixed research methodology that has guided the empirical work carried out by the ESSA Group and, as a consequence, of the objectivity value of the results that have been suggested by the application of the instruments.

Keywords: Educational research; Mixed research methodology; Sociological approach

 

Faire de l'investigation en utilisant un approchement mixte

Résumé

Ce texte se centre sur l’investigation qui a été développée par le Groupe ESSA (Études Sociologiques dans la Classe) et qui a été fondamentalement fondée sur la théorie du discours pédagogique de Bernstein. On présente les Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista 103 présupposés théoriques et les procédés méthodologiques qui ont conduit la conception de modèles et d’instruments d’analyse bien que les pas suivis dans sa construction, en se rapportant encore aux aspects relatifs aux critères de validité et de crédibilité. On clarifie aussi les postulats théoriques de l’investigation, discutant en quelle mesure elle s’éloigne de la dichotomie entre les approches naturalistes et les approches rationalistes, rejetant le caractère hautement situé et idiosyncrasique des méthodologies qualitatives conduites par les perspectives postmodernistes. On discute encore en quelle mesure la position fondamentalement rationaliste, qui a été adoptée, n’est pas en coïncidence avec le dessin expérimental ou l’analyse quantitative des donnés. On veut, avec cet article, réfléchir sur les potentialités et les limites de la méthodologie mixte de l’investigation qui a conduit le travail empirique développé par le Groupe ESSA et, dès lors, sur la valeur objective des résultats qui ont été suggérés par l´emploi des instruments choisis.

Mots-clé: Investigation en éducation; Méthodologie mixte d’investigation; Abordage sociologique

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

AFONSO, Margarida; MORAIS, Ana M. & NEVES, Isabel P. (2002). Contextos de formação de professores: Estudo de características sociológicas específicas. Revista de Educação, vol. XI, nº1, pp. 129-146.        [ Links ]

AFONSO, Margarida; NEVES, Isabel P. & MORAIS, A. M. (2005). Processos de formação e sua relação com o desenvolvimento profissional dos professores: Um estudo sociológico no 1º ciclo do ensino básico. Revista de Educação, vol. XIII, nº 1, pp. 5-37.

ALVES, Vanda; CALADO, Sílvia; FERREIRA, Sílvia; MORAIS, Ana M. & NEVES, Isabel P. (2006). Instrumento de análise do currículo nacional de ciências naturais do 3º ciclo do ensino básico: Relações intradisciplinares - Conteúdos científicos/conteúdos científicos. Grupo ESSA, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

BERNSTEIN, Basil (1990). Class, Codes and Control, Vol.IV: The Structuring of Pedagogic Discourse. London: Routledge.

BERNSTEIN, Basil (2000). Pedagogy, Symbolic Control and Identity: Theory, Research, Critique (rev. edition). London: Rowman Littlefield.

BRUNER, Jerome (1973). The Process of Education. Oxford: Oxford University Press.

CANTU, Luis & HERRON, Dudley (1978). Concrete and formal Piagetian stages and science concept attainment. Journal of Research in Science Teaching, vol. 15, nº 2, pp. 135-143.

CONSTAS, Mark A. (1998). Deciphering postmodern educational research. Educational Researcher, vol. 27, nº 9, pp. 36-42.

FLYVBJERG, Bent (2001). Making Social Science Matter: Why social inquiry fails and how it can succeed again. Cambridge: Cambridge University Press.

MORAIS, Ana M. (2002). Basil Bernstein at the micro level of the classroom. British Journal of Sociology of Education, vol. 23, nº 4, pp. 559-569.

MORAIS, Ana M. (2004). Basil Bernstein: Sociologia para a educação. In A. Teodoro & C. Torres (orgs.), Educação Crítica & Utopia - Perspectivas para o Séc. XXI. Lisboa: Edições Afrontamento, pp. 73-82.

MORAIS, Ana M. & NEVES, Isabel P. (2003). Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos. Educação, Sociedade & Culturas, nº 19, pp. 49-87.

MORAIS, Ana M. & NEVES, Isabel P. (2005). Os professores como criadores de contextos sociais para a aprendizagem científica: Discussão de novas abordagens na formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, vol. 18, nº 2, pp. 153-183.

MOORE, Rob & MATON, Karl (2001). Founding the sociology of knowledge: Basil Bernstein, intellectual fields, and the epistemic device. In A. Morais; I. Neves; B. Davies & H. Daniels (eds.), Towards a Sociology of Pedagogy: The Contribution of Basil Bernstein to Research. New York: Peter Lang, pp. 153-182.

NEVES, Isabel & MORAIS, Ana (2001). Texts and contexts in educational systems: Studies of recontextualising spaces. In A. Morais; I. Neves; B. Davies & H. Daniels (eds.), Towards a Sociology of Pedagogy: The Contribution of Basil Bernstein to Research. New York: Peter Lang, pp. 223-249.

NEVES, Isabel & MORAIS, Ana (2005). Pedagogic practices in the family socialising context and children's school achievement. British Journal of Sociology of Education, vol. 26, nº 1, pp. 121-137.

POPPER, Karl (1968). The Logic of Scientific Discovery. London: Hutchinson.

Shaffer, David W. & Serlin, Ronald C. (2004). What good are statistics that don't generalize? Educational Researcher, vol. 33, nº 9, pp. 14-25.

SILVA, Preciosa; MORAIS, Ana M. & NEVES, Isabel P. (2003). Instrumento de caracterização da prática pedagógica do primeiro ciclo do ensino básico: Contexto instrucional. Grupo ESSA, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

TASHAKKORI, Abbas & TEDDLIE, Charles (1998). Mixed Methodology: Combining Qualitative and Quantitative Approaches: Thousand Oaks, CA: Sage Publications.

VYGOTSKY, Lev (1978). Mind in Society: The Development of higher Psychological Processes. Ed. M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner & E. Souberman. Cambridge, MA: Harvard University Press.

ZIMAN, John (1984). An Introduction to Science Studies: The Philosophical and Social Aspects of Science and Technology. Cambridge: Cambridge University Press.

 

 

 *Universidade de Lisboa, Portugal

 Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Ana Maria Morais, e-mail: ammorais@fc.ul.pt; Isabel Neves, e-mail: imneves@fc.ul.pt

 

Recebido em Março, 2007

Aceite para publicação em Setembro, 2007