SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A formação inicial de professores do 1º CEB nas últimas três décadas do séc. XX: transformações curriculares, conceptualização educativa e profissionalização docenteA cidadania também faz parte da missão da Universidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.20 n.1 Braga jan. 2007

 

Tendências actuais na formação em Administração Educacional

 

Guilherme Rego da Silva

Universidade do Minho, Portugal

 

Resumo

O texto é dedicado ao estudo das novas tendências na formação em Administração Educacional, tanto em Portugal como no contexto internacional. Procura mostrar para onde se direcciona a formação nesta área, do ponto de vista da sua base de conhecimentos e do ponto de vista organizacional. O estudo baseia-se no método comparativo, numa metodologia com alguma inspiração na educação comparada. Recorre-se a documentos, textos e livros publicados, colocando-se ao serviço deste estudo um conjunto de informações dispersas das mais diversas proveniências.

Palavras-chave

Formação; Administração Educacional

 

Current tendencies in teaching Educational Administration

 

Abstract

The text is dedicated to the study of the new tendencies in teaching Educational Administration in Portugal as well as in the international context. It seeks to elaborate on where the teaching in this area is going, considering its knowledge base and its teaching organisations. The study uses a methodology that draws inspiration from comparative education. To achieve its objectives, it refers to documents, texts, and books, assembling information from the most diverse origins.

Keywords

Teaching; Educational Administration

 

Tendances actuelles dans l'enseignement de l'administration scolaire

 

Résumé

Le texte est consacré à l'étude des nouvelles tendances dans l'enseignement de l'administration scolaire au Portugal et également dans un contexte international. Il cherche à déterminer vers où se dirige l'enseignement dans ce domaine, prenant en considération sa base de connaissances et ses organisations éducatives. L'étude utilise une méthodologie qui tire son inspiration de l'éducation comparée. Pour atteindre ses objectifs, il se réfère à des documents, textes et livres, assemblant l'information depuis les sources les plus diverses.

Mots-clé

Enseignement; Administration Scolaire

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

AFONSO, Almerindo (1998). Políticas Educativas e Avaliação Educacional. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho.        [ Links ]

BARROSO, João (1995). Os Liceus: Organização Pedagógica e Administração (1836-1960). 2 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.

BARROSO, João (1997). Autonomia e Gestão das Escolas. Lisboa: Ministério da Educação (Estudo prévio realizado de acordo com o Despacho nº 130/ME/96).

BECK, Lynn G. & MURPHY, Joseph (1994). Ethics in Educational Leadership Programs: An Expanding Role. Thousand Oaks: Corwin Press.

BLACK, Johan A. & ENGLISH, Fenwick W. (1986). What They Don't Tell You In Schools of Education About School Administration. Lancaster, Pennsylvania: Technomic Publishing.

BOLAM, Ray; McMAHON, Agnes & POCKLINGTON, Keith & WEINDLING, Dick (1995). Mentoring for new headteachers: recent british experience. Journal of Educational Administration, vol. 3, nº 5, pp. 29-44.

BOLTANSKI, Luc & CHIAPELLO, Ève (2001). Le Nouvel Esprit du Capitalisme. Paris: Gallimard.

BRADLEY, Ann (2003). Edison schools posts profit for first time in its history. Education Week, Sep. 24, p. 4.

BRUNDRETT, Mark (2001). The development of school leadership preparation programmes in England and the USA: A comparative analysis. Educational Management & Administration, vol. 29, nº 2, pp. 229-245.

BUSH, Tony & COLEMAN, Marianne (1995). Professional development for heads: The role of mentoring. Journal of Educational Administration, vol. 33, nº 5, pp. 60-73.

DOHERTY, Theresa M. (1999). The Role of Mentors in the Development of School Principals. Blacksburg - Virginia: Faculty of the Virginia Polytechnic Institute and the State University: Dissertation in partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Education in Educational Leadership and Policy Studies (utilizámos uma edição digital disponibilizada pela Universidade de Virginia).

DONMOYER, R.; IMBER, M. & SCHEURICH, J. J. (Eds.) (1995). The Knowledge Base in Educational Administration: Multiple Perspectives. Albany: State University of New York Press, pp. 74-95.

DURAND-PRINBORGNE (1994). L’Éducation Nationale: Une Culture, Un Service, Un Système. 3ª ed., France: Éditions Nathan.

ERASMUS, Morkel & WESTHUIZEN, Philip C. Van der (1996). The need for mentoring in a developing country. In S. L. Jacobson; E. S. Hickcox R. & B. Stevenson (Eds.), School Administration: Persistent Dilemmas in Preparation and Practice. Westport: Praeger Publishers, pp. 197-204.

FRAMPTON, Pamela M. & HIRTH, Marilyn A. (2003). Teaching leaders how to lead better. Principal Leadership, May 24, pp. 61-65.

GLASMAN, Naftaly S. (1996). School management training: programmes: status and improvement. International Journal of Educational Management, vol. 10, nº 4, pp. 4-9.

GUIDO, Cosimo (a cura di) (2002). Manuale Per il Concorso a Dirigente Scolastico. Firenze: Giunti.

GUNTER, Helen (1999). Contracting headteachers as leaders: an analysis of the NPQH. Cambridge Journal of Education, vol. 29, nº 2, pp. 251-264.

HANSON, Karen L. (2001). Preparing for Educational Administration Using Case Analysis. Upper Saddle River (New Jersey) & Columbus (Ohio): Prentice Hall.

HEWITSON, M. T. (1995). The preparation of beginning principals in Queensland: an overview of findings. Journal of Educational Administration, vol. 33, nº 2, pp. 20-30.

HUFTY, Marc (Dir.) (1998). La Pensée Comptable: État, Néoliberalisme, Nouvelle Gestion Publique. Paris: Presses Universitaires de France.

IMMEGART, Glenn; PASCUAL PACHECO, Roberto & IMMEGART, Mary Lou K. (1995). Formación de Directores de Centros Educativos: Un Enfoque Práctico. Bilbao: Universidad de Deusto.

LAURIN, Paul (1993). Le développement des Administrateurs Scolaires: paradigme et modèle de formation à distance. In A. Godin (dir.), Pratiques et Modèles de Formation en Administration Scolaire. Québec (Canada): Éditions du CRP, pp. 67-84.

LAW, Sue (1997). Learning lessons: why choose distance learning in education management? International Journal of Educational Management, vol. 11, nº 1, pp. 14-25.

LIMA, Licínio C. (1994). Reformar, recentralizar, controlar: ou a eterna questão da autonomia negada. A Página da Educação, ano 3, nº 28, Jun., pp. 6-7.

LIMA, Licínio C. (1997). O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no Ensino Superior em Portugal. Revista Brasileira de Educação, nº 4, pp. 43-59.

LIMERICK, Brigid & CROWTHER, Frank (1996). Problem-based learning as an approach to the professional development of School Leaders: a case study. In S. L. Jacobson; E. S. Hickcox R. & B. Stevenson (Eds.), School Administration: Persistent Dilemmas in Preparation and Practice. Westport: Praeger Publishers, pp. 167-176.

LITTRELL, Janet & FOSTER, William (1995). The myth of a knowledge base in administration. In R. Donmoyer M. Imber & J. J. Scheurich (Eds.), The Knowledge Base in Educational Administration: Multiple Perspectives. Albany: State University of New York Press, pp. 32-46.

LODGE, Caroline (1998). Training aspiring Heads on NPQH: issues and progress. School Leadership & Management, vol.18, nº 3, pp. 347-357.

MEYER, Matthew J. (2001). Reflective leadership training in practice using theatre as representation. International Journal of Leadership in Education, vol. 4, nº 2, pp. 149-169.

MILSTEIN, Mike M. (1993). Changing the Way we Prepare Educational Leaders: the Danforth Experience. Newbury Park: Corwin Press.

MURPHY, Joseph (1998). Preparation for the School Principalship: the United States story. School Leadership & Management, vol. 18, nº 3, pp. 359-372.

MUSUMECI, Gianfrancesco; PENDEZZINI, Antonella & TADINI, Francesco (2002). Il Sistema Educativo Italiano. In G. Barzanò; M. C. Climaco & J. Jones (Eds.), Management e Leadership nella Scuola: Un Approccio comparativo in Italia, Catalogna, Inghilterra e Portogallo. Roma: Edizioni Anicia, pp. 57-79.

NEVILLE, Bryan & VASSALLO, Martin (2002). England — outline of the Education system. In G. Barzanò; M. C. Climaco & J. Jones (Eds.), Management e Leadership nella Scuola: Un Approccio comparativo in Italia, Catalogna, Inghilterra e Portogallo. Roma: Edizioni Anicia, pp. 97-118.

PARO, Vitor H. (1990). Administração Escolar: Introdução Crítica. São Paulo: Cortez Editora, 4ª ed.

PELAGE, Agnès & EVETTS, Julia (1998). Structural and cultural dimensions of Secundary Headteacher careers in France: similarities and differences with British patterns. European Journal of Education, vol. 33, nº 4, pp. 459-468.

SAINT-GERMAIN, Michel (1993). L’utilisation de la méthode des cas. In A. Godin (dir.), Pratiques et Modèles de Formation en Administration Scolaire. Québec (Canada): Éditions du CRP, pp. 177-190.

SANCHES, Maria de Fátima Chorão (1995). Liderança assistida por pares: articulação entre conhecimento experiencial e conhecimento teórico. In A. Estrela, J. Barroso & J. Ferreira (eds.), A Escola Um Objecto de Estudo. Actas do V Colóquio Nacional da Secção Portuguesa da AIPELF/AFIRSE, Lisboa: AFIRSE Portuguaise, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, pp. 523-544.

SILVA, Guilherme (2003). Oito anos de formação contínua de professores (1993-2000): construindo uma análise dos seus conteúdos. Revista Portuguesa de Educação, vol. 16, nº 2, pp. 25-43.

SILVA, Guilherme (2004). Formação em Administração Educacional em Portugal na última década: análise de alguns indicadores. Revista do Fórum Português de Administração Educacional, nº 4, pp. 99-116.

SPELL, Chester S. (1999). Where do management fashions come from, and how long do they stay? Journal of Management History, vol. 5, nº 6, pp. 334-348.

WALSH, Mark (2003). Private management of schools. Education Week, Apr. 2, p. 17.

 

Recebido em Maio, 2006

Aceite para publicação em Janeiro, 2007

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Guilherme Rego da Silva, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal. E-mail: grs@iep.uminho.pt