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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.20 n.1 Braga jan. 2007

 

Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva

 

Marildes Marinho

Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

 

Resumo

Este artigo se organiza em torno de alguns elementos teórico-metodológicos orientadores de uma análise de textos educacionais, numa perspectiva discursiva. Tomando como objeto os currículos de Língua Portuguesa e os Parâmetros Curriculares Nacionais, produzidos no Brasil, nas duas últimas décadas do século XX, contextualiza-se a discursividade no campo dos estudos curriculares. Em seguida, propõe-se uma análise dos currículos a partir das representações autor-leitor inscritas nas suas estratégias enunciativas. Além de uma inovação no conteúdo pedagógico, esses textos inauguram também uma nova retórica do gênero curricular, evidenciando as marcas da sua relação com o discurso cientifico: lingüística e ciências da educação.

Palavras-chave

Currículo; Língua Portuguesa; Discurso

 

Brazilian School Curricula: Elements for a Discoursive Analysis

 

Abstract

This text is organised according to some theoretical-methodological basic principles in order to give support to the analyses of educational texts from a discursive perspective. It takes as its object the Portuguese Language Curriculum and the National Curricular Parameters published in Brazil in the last two decades of the 20th century. By placing discourse in the field of curriculum studies, the curriculum is analysed through the author/reader’s representations inscribed in its discourse strategies. Besides the pedagogical innovations that these documents propose they also introduce a new rhetoric in the curricular genre, emphasising its own features in connection to the scientific discourses: linguistics and educational sciences.

Keywords

Curriculum; Portuguese Language; Discourse

 

Curricula Bresilien: Elements pour une Approche Discursive

 

Résumé

Cet article présente quelques éléments théoriques et méthodologiques susceptibles d’apporter une contribution à une approche discursive des textes éducationnels. Il comprend deux objets d’analyse, à savoir, les programmes de la discipline Langue Portugaise, et les Paramètres Curriculaires Nationaux, des documents concernant aux deux dernières décennies du XXème siècle. L’ enjeu étant la discursivité dans le champ des études sur le curriculum, nous proposons une analyse de ces programmes à partir des représentations auteur-lecteur inscrites dans les stratégies énonciatives. Outre les innovations pédagogiques proposées, ces documents inaugurent aussi une nouvelle rhétorique de ce genre discursif que sont les programmes scolaires, ce qui met en relief les marques du rapport établit entre ceux-ci et le discours scientifique: linguistique et sciences de l’éducation.

Mots-clé

Curriculum; Langue Portugaise; Discours

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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Recebido em Julho, 2006

Aceite para publicação em Dezembro, 2006

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Marildes Marinho, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. E-mail: marildesmarinho@gmail.com