SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Implementação do Aconselhamento e Detecção Precoce da Infecção VIH/sida: A Experiência de Trabalho no AlgarveInfecção VIH/sida - Compromisso das Farmácias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Arquivos de Medicina

On-line version ISSN 2183-2447

Arq Med vol.23 no.2 Porto Mar. 2009

 

Implementação do Teste Rápido para Detecção Precoce da Infecção VIH/sida no Algarve

Confidencialidade e Aconselhamento

 

Fátima Vidinha

CAD Faro - ARS Algarve

 

Desde Março de 2001, existe no Algarve o Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce da Infecção VIH/sida

-CAD. Dependente do Departamento de Saúde Pública da Administração de Saúde do Algarve, IP, tem ainda o apoio da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida. Tem desenvolvido parcerias com outras instituições no âmbito de projectos realizados na região do Algarve.

O CAD atende, de forma anónima, gratuita e confidencial, todas as pessoas que a ele recorrem para fazer a detecção precoce da infecção VIH/sida, tirar dúvidas sobre vias de transmissão do VIH, falar sobre meios de prevenção. Uma equipa de profissionais de saúde com formação na área da infecção pelo VIH/sida está disponível para realizar esses atendimentos.

No âmbito da realização do teste de detecção, é disponibilizado ao utente um aconselhamento pré-teste antes da realização deste. O aconselhamento pré-teste, tem por objectivos promover uma decisão informada por parte do utente, preparar para uma eventual má notícia, transmitir informação sobre o VIH e a SIDA, avaliar o risco individual e informar sobre comportamentos seguros, entre outros. O teste é voluntário e podemos realizar o aconselhamento sem realizar o teste. O aconselhamento pré-teste é um processo de reflexão sobre os comportamentos (de risco). Contudo um bom aconselhamento leva à realização do teste e detecção precoce da infecção VIH.

A confidencialidade e o consentimento informado fazem parte dos requisitos básicos do trabalho realizado no CAD. É necessário perguntar ao utente se se sente preparado para a realização do teste e para os possíveis resultados. Caso o utente decida não realizar o teste, o profissional de saúde tem de respeitar e aceitar a sua decisão. Caso decida avançar para a realização do teste, segue-se um aconselhamento pós-teste para entrega do resultado.

O aconselhamento pós-teste tem como objectivos fundamentais perceber se a pessoa compreendeu o resultado do teste, encorajar para a expressão de sentimentos, oferecer apoio emocional, negociar um plano de redução de riscos e identificar fontes de apoio caso seja necessário. A qualidade da relação no aconselhamento, a expectativa das temáticas abordadas na entrevista, a facilitação de uma participação aberta e activa do sujeito numa reflexão / exploração de comportamentos e o reforço do suporte são factores que estão associados a uma evolução positiva da intervenção do aconselhamento. O essencial numa intervenção eficaz de aconselhamento é ajudar a pessoa a fazer um compromisso interno de redução de riscos face ao VIH – um momento único para iniciar um processo de mudança de comportamentos, essencial para a prevenção.

Além das actividades realizadas no CAD, sentiu-se a necessidade de alargar a prevenção e detecção precoce da Infecção VIH/sida para o exterior. Em parceria com entidades governamentais e não governamentais desenvolvemse actividades de aconselhamento e detecção precoce, na população em geral e populações mais específicas e/ou vulneráveis (trabalhadoras(es) do sexo, população migrante, homens que têm sexo com homens, utilizadores de drogas por via endovenosa). Nas actividades realizadas na comunidade é oferecido o aconselhamento e detecção precoce da infecção VIH. A detecção precoce é realizada através do teste rápido, que consiste numa colheita de sangue por punção digital e cujo resultado é disponibilizado em cerca de 15 minutos.

A detecção precoce do VIH através da realização do teste rápido foi implementado nos centros de saúde do barlavento algarvio, desde 2005, estando neste momento a ser implementado na zona do sotavento.

Nos estabelecimentos prisionais regionais, em colaboração com o Grupo de Ajuda a Toxicodependentes são realizadas actividades de aconselhamento e detecção precoce da infecção VIH/sida, sessões informativas, distribuição de preservativos e divulgação de material informativo.

A Associação para o Planeamento da Família – APF – e o Instituto da Droga e Toxicodependência – IDT – realizam diariamente intervenções com uma Unidade Móvel, onde uma equipa de profissionais de saúde está disponível para realizar o aconselhamento e a realização do teste rápido, ou simplesmente informar a pessoa sobre as vias de transmissão e prevenção da infecção VIH/sida, distribuir informação e preservativos, de modo anónimo, gratuito e confidencial.

Na Universidade do Algarve, semanalmente, a Unidade Móvel da APF está presente para realizar mais uma intervenção.

Este Projecto tem como particularidades, a abrangência geográfica – todo o Algarve beneficia de actividades de prevenção e detecção da infecção VIH/sida; a abrangência de população alvo – população em geral e população específica; a existência de parcerias com entidade públicas, ONG’s, IPSS’s; a formação do pessoal técnico através de cursos de aconselhamento e detecção precoce realizada pelo CAD; a articulação com Hospitais para referenciação de utentes necessitando de consulta (tempo de espera máximo até uma semana) e o apoio aos profissionais de saúde que trabalham na área da Infecção VIH.

O CAD representa assim a retaguarda do CAD Móvel e das actividades de aconselhamento e detecção precoce da infecção VIH/sida realizadas na região do Algarve.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License