SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Metales pesados en hongos de areas contaminadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Rev. de Ciências Agrárias v.33 n.1 Lisboa jan. 2010

 

Nota Prévia

 

A publicação do presente número da Revista de Ciências Agrárias reúne as comunicações submetidas e aceites para publicação ao III Congresso Ibérico da Ciência do Solo que decorreu na Universidade de Évora entre 1 a 4 de Julho de 2008. No Congresso participaram, como convidados, os oradoradores Doutor Luca Montanarella (European Commission-DG JRC), que proferiu a conferência plenária intitulada Climate changes – can soil make a difference -, e os Professores António Delgado (Universidad de Sevilla), que proferiu a conferência plenária intitulada -El fósforo como problema agronómico y ambiental. Reflexiones para una gestión sustenible de la fertilización fosfatada -e Alfredo Gonçalves Ferreira (Universidade de Évora), que proferiu a conferência plenária subordinada ao tema -Índices de classe de qualidade da estação em povoamentos florestais de sobreiros (Q. suber, L.) e pinheiro manso (Pinus Pinea, L.).

No III Congresso Ibérico da Ciência do Solo participaram especialistas de áreas científicas bastante diferenciadas, tendo sido apresentado um elevado número de comunicações que abrangeram diversas áreas temáticas da Ciência do Solo – sobretudo no seu pendor para o uso do solo e qualidade ambiental num contexto de mudanças globais –, sendo de destacar (a) génese, sistemas de informação de solos e ordenamento do território, (b) física do solo e gestão da água, (c) química e mineralogia do solo, (d) biologia e ecologia do solo, (e) fertilidade do solo e nutrição das plantas, (f) sustentabilidade dos sistemas de uso da terra. Novos desafios., (g) degradação, protecção e recuperação de solos e (h) o solo no ensino e na sociedade.

Foram aceites para publicação, trinta e nove manuscritos, no âmbito de todas as áreas temáticas do Congresso. Todos os manuscritos foram objecto da devida avaliação e revisão por dois especialistas de reconhecido mérito internacional, cuja actividade constituiu uma inestimável contribuição para a aferição da qualidade científica dos trabalhos ora publicados na presente edição da Revista de Ciências Agrárias.

Esta iniciativa editorial, na continuação de outras resultantes de eventos científicos organizados pela Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo, constitui mais uma oportunidade de divulgação das temáticas da Ciência do Solo, quer junto de especialistas quer de um público mais geral, contribuindo para a percepção pela Sociedade da importância das ciências do solo na gestão sustentável dos ecossistemas e na fundamentação e desenvolvimento das políticas ambientais.

A edição deste número constituiu uma actividade complexa que só foi possível realizar com diversas colaborações e apoios. Sauda-se igualmente a frutuosa colaboração que se vem mantendo entre a Sociedade Portuguesa da Ciência do solo (SPCS) e a Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP) que permite a edição de mais um número da revista especialmente dedicado à publicação dos manuscritos apresentados ao III CICS.

Aos colegas da Direcção da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo deixo o meu sincero agradecimento pela inestimável colaboração prestada ao longo de toda a actividade editorial conducente a esta edição da Revista de Ciências Agrárias.

 

A Presidente da SPCS (2008)

Fernanda Maria Miranda Cabral

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons