SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Avaliação do estado de nutrição de plantas jovens de Eucalyptus globulus por análise foliar e espectroradiométrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Rev. de Ciências Agrárias v.32 n.1 Lisboa jan. 2009

 

NOTA PRÉVIA

A publicação do presente número da Revista de Ciências Agrárias reúne as comunicações nacionais submetidas e aceites para publicação aos I e II Congressos Ibéricos da Ciência do Solo que decorreram na Escola Superior Agrária de Bragança entre 15 a 18 de Junho de 2004 e na Facultad de Ciencias Experimentales da Universidad de Huelva entre 13 a 17 de Junho de 2006, respectivamente. No I Congresso Ibérico participaram, como convidados, os Professores Partap Khanna, que proferiu a conferência plenária intitulada Assessement of changes in soil C and N – components, methodologies, issues and implications -, Carlos Dorronsoro Fernández, que proferiu a conferência plenária intitulada La enseñaza dela Ciencia del Suelo assistida por ordenador – e Luís Santos Pereira, que proferiu a conferência plenária subordinada ao tema Indicadores de desertificação: mitos ou realidades? No II Congresso Ibérico participaram, como convidados, os Professores Daniel Tessier que proferiu a conferência plenária intitulada Changements des proprietés physico-chimiques des sols. Contribution des experiences de longue durée -, J. M. Moreira que proferiu a conferência plenária intitulada Suelos y nuevas tecnologias de la información en medio ambiente -, Manuela Abreu, que proferiu a conferência plenária subordinada ao tema Avaliação biogeoquímica das áreas mineiras da Faixa Piritosa Ibérica - e P. Buurman que proferiu a conferência plenária intitulada Estabilización de la matéria orgânica en Andosoles alofánicos. Un estudio por pirólisis-GC/MS.

Nos dois Congressos participaram especialistas de áreas científicas bastante diferenciadas, tendo sido apresentado um elevado número de comunicações que abrangeram diversas áreas temáticas da Ciência do Solo – sobretudo no seu pendor para a qualidade ambiental e a gestão de recursos –, sendo de destacar (a) génese, classificação e geografia dos solos; (b) a física do solo e gestão da água; (c) a química e mineralogia do solo, fertilidade do solo e nutrição das plantas; (d) a biologia e ecologia do solo; (e) os sistemas de uso da terra e a gestão sustentável de recursos; (f) contaminação e recuperação de solos; (g) ensino da ciência do solo e a educação ambiental.

Foram aceites para publicação, no conjunto dos dois congressos, cinquenta e três manuscritos, os quais abrangiam todas as áreas temáticas do Encontro. Todos os manuscritos foram objecto da devida avaliação e revisão por dois ou três especialistas de reconhecimento internacional (nomeadamente os membros da Comissão Científica de ambos os Congressos), cuja actividade constituiu uma inestimável contribuição para a aferição da qualidade científica dos trabalhos ora publicados na presente edição da Revista de Ciências Agrárias.

Esta iniciativa editorial, na continuação de outras resultantes de eventos científicos organizados pela Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo, constitui mais uma oportunidade de divulgação das temáticas da Ciência do Solo, quer junto de especialistas quer de um público mais geral, contribuindo para a percepção pela Sociedade da importância das ciências do solo na gestão sustentável dos ecossistemas e na fundamentação e desenvolvimento das políticas ambientais. A edição deste número constituiu uma actividade complexa que só foi possível realizar com diversas colaborações e apoios. Assim, ao Bacharel Paulo Jorge Pires Marques dirigimos o nosso reconhecimento pela valiosa contribuição nas actividades de secretariado e, sobretudo, na organização técnica da publicação. À Direcção da Sociedade das Ciências Agrárias de Portugal agradecemos, à semelhança do que aconteceu com edições anteriores, a disponibilidade em considerar mais uma edição da Revista de Ciências Agrárias especialmente dedicada às actividades decorrentes dos eventos científicos da responsabilidade da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo. Aos colegas da Direcção da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo agradecemos a colaboração prestada ao longo de toda a actividade editorial conducente a esta edição especial da Revista de Ciências Agrárias.

 

Os Coordenadores da Edição

Manuel A. V. Madeira e Fernanda M.M Cabral

Presidente da SPCS 2004 Presidente da SPCS 2006

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons