SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3-4On a unified fatigue modelling for structural analysis based on the shakedown concept índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

C.Tecn. Mat. v.22 n.3-4 Lisboa jul. 2010

 

Editorial

 

Paulo Tavares de Castro

(Presidente da Comissão Organizadora da CIFIE 2010)

 

O presente número da revista ‘Ciência & Tecnologia dos Materiais’ da Sociedade Portuguesa de Materiais integra uma selecção de artigos apresentados na Conferência Ibérica de Fractura e Integridade Estrutural (CIFIE’2010) que teve lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 17-19 de Março de 2010. Esta Conferência foi organizada pela Divisão de Fractura da SPM.

Tratou-se da XXVII edição do Encuentro del Grupo Español de Fractura e das 12ªs Jornadas de Fractura da SPM, sendo também a quarta vez que os interessados no tema em Portugal e em Espanha organizaram eventos conjuntos (as anteriores tendo sido os eventos de Braga em 1987, Mérida em 1993, e Luso em 1996).

Foram submetidos 156 resumos de possíveis apresentações, tendo no evento sido apresentadas 131 artigos, incluídos nas actas publicadas na série ‘Anales de Mecánica de la Fractura’ do Grupo Español de Fractura, e no ‘cd’ preparado para o evento. Os autores dos artigos representam 19 países, com maioria, como é compreensível, de Espanhóis e de Portugueses.

As conferências plenárias estiveram a cargo de quatro convidados, especialistas numa variedade de temas que sugerem o carácter transversal desta comunidade científica: Eann Patterson (Michigan StateUniversity, EUA), KyDangVan (École Polytechnique, Paris, França), Michael Windisch (MT Aerospace AG, Augsburg, Alemanha), e Nikos Stergiopulos (Laboratory of Hemodynamicsand Cardiovascular Technology, Swiss Federal Institute of Technology, Lausanne).

Além deste número da ‘Ciência & Tecnologia dos Materiais’, a revista‘International Journal of Structural Integrity’ (Emerald) publicará um número especial, tendo ainda sido encaminhados para outras revistas alguns trabalhos.

O evento beneficiou do apoio de diversas instituições e empresas, designadamente Fundação Luso Americana, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Universidade do Porto, Instron, Walter+Bai, SEM (MTS, RUMUL), Zwick&Roell, que mais uma vez aqui se agradece.

O empenho do coordenador da participação Espanhola, Professor Gustavo V. Guinea (Universidad Politécnica de Madrid), a qualidade das apresentações, e - no tocante à organização local -, o continuado envolvimento de Valentin Richter-Trummer, Fernanda Fonseca e de muitos outros, tornaram possível o assinalável sucesso do evento.

Em nome da Divisão de Fractura da SPM, aproveito esta oportunidade para deixar uma palavra de gratidão e homenagem ao Professor Carlos Moura Branco, Coordenador desta  Divisão durante mais de quinze anos e iniciador da realização regular e periódica das Jornadas de Fractura que, do âmbito nacional, atingiram o impacto e dimensão que hoje conhecemos. Também por outras iniciativas tomadas no âmbito da Divisão de Fractura, em particular a organização de cursos de formação, o Prof. Moura Branco contribuiu significativamente para a visibilidade e prestígio da SPM.