SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1-2Papel Interactivo - Produção e caracterização de dispositivos electrocrómicos em papel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

C.Tecn. Mat. v.21 n.1-2 Lisboa jun. 2009

 

Editorial

 

Quando esta revista vos chegar às mãos, a SPM terá eleito os seus Corpos Sociais para o biénio 2009-2011, cujos  nomes e programa de acção se encontram nas páginas do presente número.  No entanto gostaríamos de lembrar  aqui o balanço dos recentes mandatos.

Nos últimos anos, a SPM adquiriu crescente prestígio e visibilidade na comunidade científica nacional e internacional, nomeadamente graças ao seu Congresso e às comemorações do Dia Mundial dos Materiais. A partir de 2001, com a sua internacionalização, o Congresso "MATERIAIS" tem vindo a crescer em número de participantes nacionais e estrangeiros, bem como na qualidade e nível das comunicações apresentadas. A realização mais recente, o MATERIAIS 2009, no Instituto Superior Técnico, confirmou esta tendência, em particular no número de estrangeiros inscritos e no nível das comunicações e conferências plenárias. O MATERIAIS 2011, que  vai ter lugar na Universidade do Minho, em Guimarães, será sem dúvida mais um grande sucesso da SPM.

O Dia Mundial dos Materiais é comemorado anualmente pela SPM, em colaboração com a Ordem dos Engenheiros, desde 2003. É organizado um concurso, com prémios que visam distinguir os melhores trabalhos nas diferentes vertentes da Ciência e Tecnologia de Materiais, apresentados por estudantes finalistas do 1º ciclo e do 2º ciclo de cursos das áreas de Ciências e Engenharia, incluindo os Institutos Politécnicos. Esta realização da SPM é reconhecida internacionalmente pela FEMS e pela IOMMMS. A SPM tem sido frequentemente elogiada pela FEMS, quer por escrito quer oralmente nas reuniões da Assembleia Geral e na do Presidents’Day, pela sua excelente organização.

São de referir, também, as iniciativas da Divisão Técnica de Fractura, que organiza  regularmente, nos anos pares, as Conferências de Fractura, estando em preparação uma Conferência Ibérica em 2010 (CIFIE 2010, cujo folheto é distribuído com este número da Revista). Também são de relevar outras iniciativas dos sócios, com o patrocínio da SPM, de que referimos , a título de exemplo: a conferência HYPOTHESIS, que teve lugar em Lisboa, no início de Abril de 2009; a EUROCORR 2005, que decorreu em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, em Setembro de 2005. Devemos também lembrar que se completam este ano 20 anos de publicação da Revista da SPM, que também tem vindo a ser gradualmente mais conhecida e se encontra presentemente on-line  na Plataforma SciELO Portugal.

Finalmente, para aumentar a penetração da SPM no meio empresarial, estão a ser preparadas (em colaboração com a Ordem dos Engenheiros) as Páginas Amarelas dos Materiais, iniciativa que consiste na criação na internet de um  sítio com informações sobre quem trabalha em Materiais no nosso País: Empresas, Laboratórios, Centros Tecnológicos, Escolas, nas vertentes da produção, desenvolvimento, processamento, caracterização, ensino e IDT. Para que tudo isto possa dar frutos é necessário o empenho e colaboração de todos os sócios, com os quais o próximo Conselho Directivo vai continuar a contar, como tem acontecido até aqui.

 

Professor José N. Marat Mendes