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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

     

 

Comportamento parental face à Trissomia 21 (*)

 

Sara Figueiredo (**)

António Pires (**)

Marta Candeias (**)

Marta Miguel (**)

Joana Bettencourt (**)

Luísa Cotrim (***)

 

RESUMO

O objectivo deste estudo consistiu na construção de uma teoria sobre o comportamento parental em mães de crianças com Trissomia 21. Os participantes foram dezoito mães de crianças com Trissomia 21, cujos filhos tinham idades compreendidas entre os dois e os nove anos. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, analisadas de acordo com o método Grounded Theory. Encontram-se nestas mães três preocupações fundamentais: o desenvolvimento, o futuro e a discriminação que os seus filhos sofrem ou podem vir a sofrer da parte da sociedade. Para lidar com estas preocupações os pais desenvolvem estratégias, nomeadamente: estimular, fazer comparações favoráveis, minimizar a situação, aprender a viver, viver o dia-a-dia, preparar os restantes irmãos, construir o futuro, promover a autonomia e a auto-estima da criança, normalizar, igualizar a educação, valorizar a situação e valorizar a criança e as suas características positivas.

Palavras-chave: Criança, mãe, comportamento parental, Trissomia 21, Grounded Theory.

 

ABSTRACT

The objective of this study consisted in building a theory about parental behaviour in mothers of Down’s Syndrome childs. The subjects were eighteen mothers with Down’s Syndrome childs aged between two and nine years old. This interviews were semi-structured and analysed according Grounded Theory Method. In those mothers it can’t be found three majors concerns: development, future and discrimination felted or to be felt by their sons as a part of the society period. Dealing with these concerns requires parents to develop strategies like: learn to live, seize the day, positive discrimination, minimize the situation, preparing the rest of the brothers, building self confidence and self-esteem of the child, value the child and his positive characteristics.

Key words: Child, mother, parent behaviour, Down Syndrome, Grounded Theory.

 

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(*) Agradecimentos: Agradecemos à Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 de Lisboa e à creche “A Tartaruga e a Lebre”, a disponibilidade demonstrada, bem como a todos os técnicos que possibilitaram a realização desta investigação.

(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

(***) Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, Lisboa.

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