SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Psicologia Pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervençãoA saúde do adolescente: O que se sabe e quais são os novos desafios author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica vol.26 no.2 Lisboa Apr. 2008

 

A consulta no setting odontopediátrico: A percepção subjectiva do medo (*)

 

Fátima Reis (**)

Maria do Rosário Dias (***)

Isabel Leal (****)

 

RESUMO

As investigações recentes sugerem que a percepção subjectiva da crianças da sua visita ao dentista pode ter um impacto mais determinante em termos do medo/angústia face à consulta odontopediátrica, do que o tipo de tratamento recebido ou a patologia dentária subjacente.

As técnicas projectivas revelam-se úteis para uma melhor compreensão do medo e angústias da criança face ao tratamento dentário, uma vez que permitem o acesso a informação dificilmente disponibilizada de outra forma de avaliação.

O estudo aqui apresentado tem como objectivos avaliar: o medo dentário da criança e o comportamento manifestado durante a consulta. Assim, 166 crianças em idade escolar (5-12 anos) foram avaliadas após a consulta no dentista. Utilizou-se o teste Children’s Dental Fear Picture (CDFP, Klingberg & Hwang, 1994). Foram identificados três perfis de crianças, designados por “com medo”, “sem medo” ou “ambíguo”. Analisou-se também a relação com a idade e o número de consultas anteriores no dentista.

Constata-se que medo dentário e comportamento durante a consulta necessitam ser abordados como entidades diferentes. O estudo realizado aponta para a necessidade da criação de instrumentos lúdico-pedagógicos no setting de consulta com a criança.

Palavras-chave: Odontopediatria, medo dentário, teste projectivo.

 

ABSTRACT

Recent investigations suggest that the child’s subjective perception regarding the act of visiting the dentist has a more determining impact on dental care fear and anguish than the type of dental care procedure s/he may experience during the appointment or the pathology s/he may be suffering from. Projective techniques are of special interest for purposes of better understanding child dental fear, particularly child’s anguishes and fears. The present study assesses: (i) child dental fear and child’s behavior during the visit to the dentist. One hundred and sixty six school children (aged between 5-12 y.o.) were tested after visiting the dentist. Dental fear was assessed using the Children’s Dental Fear Picture test (CDFP), each child falling under one of three categories: “fearful”, “not fearful” or “uncertain”. Furthermore, an analysis was conducted on relation to age and the number of previous visits to the dentist.

Dental fear and behaviour during the visit to the dentist should be considered as different entities. This study points toward the need of developing ludic-pedagogical instruments for use in medical settings involving children.

Key words: Pediatric dentistry, dental fear, projective tests.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Allen, K. D., Hutfless, S., & Larzelere, R. (2003). Evaluation of twopredictors of child disruptive behaviour during restorative dental treatment. Journal of Dentistry for Children, 70 (3), 1-5.         [ Links ]

Allen, K. D. (2006). Management of Children`s Disruptive Behavior During dental Treatment. In D. I. Mostofsky, A. G. Fogione, & D. B. Giddon (Eds.), Behavioral Dentistry (pp. 175-187). Iowa: Blackwell Munksgaard.

Allen, K. D., & Stokes, T. F. (1987). The use of escape and reward in the management of young children during dental treatment. Journal of Applied Behavior Analysis, 20 (4), 381-390.

Alvesalo, I., Murtomaa, H., Milgrom, P, Honkanen, A., Karjalainen, M., & Tay, K. M. (1993). The Dental Fear Survey Schedule: a study with Finnish Children. International Journal of Pediatric Dentistry, 3, 193-198.

Arnrup, K., Broberg, A. G., Berggren, U., & Bodin, L. (2007). Temperamental reactivity and negative emotionality to specialized paediatric dentistry compared to children in ordinary dental care. Journal compilation. DOI: 10.1111/j.1365-263X.2007.00868.x

Asnkenazi, M., Faibish, D., & Sarnat, H. (2002). Dental fear and knowledge of children treated by certified pediatric dentists and general practioners. Journal of Dentistry for Children, Set-Dec, 297-303.

Baier, K., Milgrom, P., Russell, S., Mancl, L., & Yoshida, T. (2004). Children´s fear and behaviour in private practices. Pediatric Dentistry, 26, 316-321.

Barros, L. (1999). Psicologia Pediátrica. Lisboa: Climepsi.

Barros, L. (2007). Psicologia pediátrica e promoção da saúde. In J. A. C. Teixeira (Org.), Psicologia da Saúde, Contextos e áreas de intervenção (pp. 161-186). Lisboa: Climepsi.

Berge, T. M., Veerkamp, J. S. J., & Hoogstraten, J. (2001). Dentists’s behavior in response to child dental fear. Journal of Dentistry for Children, Jan-Fev, 36-40.

Berge, T. M., Veerkamp, J. S. J., & Hoogstraten, J. (2002). The etiology of childhood dental fear: the role of dental and conditioning experiences. Anxiety Disorders, 16, 321-329.

Berge, T. M., Veerkamp, J. S. J., Hoogstraten, J., & Prins, P. (1998). The dental subscale of Children´s Fear Survey Schedule: a factor analytic study in the Netherlands. Community Dentistry and Oral Epidemilogy, 26, 340-343;

Bonecker, M. J. S. (2001). Caderno de Odontopediatria, abordagem clínica. São Paulo: Livraria Santos Editora.

Brill, W. A. (2000). Child behavior in a private pediatric dental practice associated with types of visits, age, and socio-economic factors. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, 25 (1), 1-7.

Castro, A. M. (2003). Medo da Criança à assistência odontológica. Avaliação e correlação dos factores influenciadores. Dissertação de Doutoramento, apresentada à Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba.

Catherine Do, B. S. (2004). Applying the Social Learning Theory to Children with Dental Anxiety. The Journal of Comtemporany Dental Practice, 5 (1), 1-8.

Cohen, S. M., Fiske, J., & Newton, J. T. (2000). The impact of dental anxiety on daily living. British Dental Journal, 189 (7), 385-390.

Decobert, S., & Sacoo, F. (2000). O desenho no trabalho psicanalítico com a criança. Lisboa: Climepsi.

Dias, M. R., Amorim, A., Esteves, A., Reis, F., & Duque, A. F. (2006). Tooth fairy Myth: Child oral health education. EACH 2006 – International Conference in Healthcare Abstracts, P12.02.

Dias, M. R., Duque, A., Silva, M., & Durà, E. (2004). Promoção de Saúde: O Renascimento de uma Ideologia?. Análise Psicológica, 22 (3), 463-473.

Dias, M. R., Amorim, A., Freches, A., & Guilherme, J. (2006). Masked dentist in therapeutic setting. EACH 2006 – International Conference in Healthcare Abstracts, P31.05.

Dias, M. R. (2005). Serão os Mass Media Estrategas de Saúde?. Lisboa: Climepsi.

Dias, M. R., Cardoso, J. I., & Soares, F. A. (2006). Uma “Árvore-Caixa-Ludo” em Fisioterapia Respiratória. In I. Leal, J. L. P. Ribeiro, & S. N. Jesus (Eds.), Actas do 6.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (pp. 621-627). Lisboa: ISPA.

Direcção-Geral da Saúde (2000). Estudo Nacional de Prevalência da Cárie Dentária na População Escolarizada. Lisboa: DGS. http://www.dgs.pt/

Erk, S., Abler, B., & Walter, H. (2006). Cognitive modulation of emotion anticipation. European Journal of Neuroscience, 24, 1227-1236.

Fagulha, M. T. P. (1992). “Era uma vez...” – Uma prova projectiva para crianças. Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Ferreira, S. L. M., & Guedes-Pinto, A. C. (2003). Educação do Paciente em Odontopediatria. In A. C. Guedes-Pinto (Ed.), Odontopediatria. São Paulo: Brasil.

Fox, C., & Newton, J. T. (2006). A controlled trial of the impact exposure to positive images of dentistry on antecipatory dental fear in children. Community Dent Oral Epidemiology, 34, 455-459.

Gatto, P. F. L., Silva, J. B. O. R., & Groisman, S. (2004). Entender o medo para melhor atender a criança. Odontólogo Moderno, Set/Out, 19-23.

Frankl, S. N., Shiere, F. R., & Fogels, H. R. (1962). Should the parent remain with the child in the dental operatory?. Journal of Dent Child, 29, 150-163.

Friel, S., Hope, A., Kelleher, C., Comer, S., & Sadlier, D. (2003). Impact evaluation of an oral health intervention amongst primary school children in Ireland. Health Promotion International, 17 (2), 119-126.

Hittelman, E., & Bahn, S. (2006). Nonpharmacological Approaches to Managing Pain and Anxiety. In D. I. Mostofsky, A. G. Fogione, & D. B. Giddon (Eds.), Behavioral Dentistry (pp. 189-201). Iowa: Blackwell Munksgaard.

Hottel, T. L., & Hardigan, P. C. (2005). Improvement in the Interpersonal Communication Skills of Dental Students. Journal of Dental Education, 69 (2), 281-284.

Imparato, J. C. P., Rocha, R. O., & Ragglio, D. P. (2003). Realidades e Perspectivas na Odontopediatria Clínica. In R. J. A. Cardoso, & M. E. L. Machado (Eds.), Odontologia, Arte e Conhecimento (2.º vol., cap. 1, pp. 3-19). São Paulo: Artes Médicas Ltda.

JAMA (1996). JAMA instructions for international authors. The Journal of the American Medical Association, 275 (1), 5-9.

Kent, G. (1984). The Psychology of Dental Care. In G. Kent, & A. S. Blinkhorn (Eds.), The Psychology of Dental Care (2nd ed., pp. 44-65). New York: Wright.

Kinirons, M. J., & Stewart, C. (1998). Factors affecting levels of untreated caries in a sample of 14-15 year old adolescents in Nothern Ireland. Community Dental and Oral Epidemiology, 26, 7-11.

Klaassen, M. A., Veerkamp, J. S. J., & Hoogstraten, J. (2007). Dental fear, communication, and behavioral management problems in children referred for dental problems. Journal Compilation. DOI: 10.1111/j.1365-263X. 2007.00870.x

Klinberg, G., Berggren, U., & Noren, J. G. (1994). Dental fear in an urban Swedish child population: prevalence and concomitant factors. Community Dental Health, 11, 208-214.

Klingberg, G., Berggren, U., Carlsson, S. G., & Norén, J. G. (1995a). Child dental fear: Cause related factors and clinical effects. European Journal of Oral Sciences, 103, 405-412.

Klingberg, G., Sillén, R., & Norén, J. G. (1999). Machine learning methods applied on dental fear and behavior management problems in children. Acta Odontologica Scandinavica, 57, 207-215.

Klorman, R., Michael, R., Hilpert, P. L., & Sveen, O. B. (1979). A futher assessement of predictors of the child behavior in dental treatment. Journal of Dental Research, 58, 2338-2343.

Locker, D., Liddell, A., Dempster, L., & Shapiro, D. (1999). Age of onset of dental anxiety. Journal of Dental Research, 78, 790-796.

Locker, D., Shapiro, D., & Liddell, A. (1996). Negative dental experiences and their relationship to dental anxiety. Community Dental Health, 13, 86-92.

Maibach, E., & Parrot, R. L. (1996). Designing Health Messages. Approaches from Communication Theory and Public Health Practice. London: Sage Publications.

Moraes, A. B. A., Sanchez, K. A. S., Possobon, R. F., & Júnior, A. L. C. (2004). Fear Assessment in Brasilian Children: The relevance of dental fear. Psicologia: Teoria e Prática, 20 (3), 1-7.

Morais, E. R. B. (2003). O medo do paciente ao tratamento odontológico. Revista da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 44 (1), 39-42.

Milgrom, P., Mancl, L., King, B., & Weinstein, P. (1995). Origins of childhood dental fear. Behavior Research and Therapy, 33, 313-319.

Moore, R., & Brodsgaard, I. (2001). Dentists’ perceived stress and its relation to perceptions about anxious patients. Community Dental Oral Epidemiology, 29 (1), 73-90.

Morse, Z. (2002). Despite the remarkable advances in oral health care, pain and anxiety continue to be significant deterrents for seeking dental services. Journal of Dental Education, 66 (6), 689.

Pérez Navarro, N., González Martínez, C., Guedes Pinto, A. C., Nahás, P., & Correa, M. S. (2002). Factores que pueden generar miedo al tratamiento estomatológico en niños de 2 a 4 años de edad. Revista Cubana de Estomatologia, 39 (3). Retirado em 18 de Março de 2005 de http://www.bvs.sld.cu/revistas/est/vol39_3_02/est03302.htm

Pinkham, J. R. (1991). La importancia prática de la odontología pediátrica. In J. R. Pinkham (Eds.), Odontologia Pediátrica (Cap. 1, pp. 1-8). Cidade do México: Interamericana, McGraw-Hill.

Raadal, M., Milgrom, P., Weinstein, P., Mancl, L., & Cauce, A. M. (1995). The prevalence of dental anxiety in children from low-income families and its relationship to personality traits. Journal of Dental Research, 74, 1439-1443.

Rantavuori, K., Lahti, S., Hausen, H., Seppa, L., & Karkkainen, S. (2004). Dental fear and oral health and family characteristics of Finish children. Acta Odontologica Scandinavica, 62, 207-213.

Rantavuori, K., Zerman, N., & Ferro, R. (2002). Dental anxiety in the Veneto Region of Italy. Acta Odontologica Scandinavica, 60, 297-300.

Redman, B. K. (2002). A prática da Educação para a Saúde (9.ª ed.). Loures: Lusociência.

Rodrigues, J. A., Santos, P. A., Garcia, P. P. N. S., Corona, S. R., & Loffredo, L. C. M. (2003). Evaluation of motivation methods used to obtain appropriate oral hygiene levels in schoolchildren. International Journal of Dent Hygiene, 1, 227-232.

Sheller, B. (2004). Challenges of managing child behaviour in the 21st century dental setting. Pediatric Dentistry, 26 (2), 111-113.

Stokes, T. F., & Kennedy, S. H. (1980). Reducing child uncooperative behaviour during dental treatment through modelling and reinforcement. Journal Applied Behavior Analysis, 13 (1), 41-49.

Sullivan, C., Schneider, P., Musselman, R. J., Dummett, C. O., & Gardiner, D. (2000). The effect of virtual reality during dental treatment on child anxiety and behaviour. Journal of Dentistry for Children, May-June, 193-195.

Teixeira, J. C. (2007). Psicologia da Saúde. In J. A. C. Teixeira (Org.), Psicologia da Saúde, Contextos e áreas de intervenção (pp. 17-42). Lisboa: Climepsi.

Townend, E., Dimigen, G., & Fung, D. (2000). A clinical study of child dental anxiety. Behavior Research and Therapy, 38, 31-46.

Zelaya, I. C. R., & Parra, A. F. (2005). Ansiedad y miedos dentales en escolares hondureños. Revista Latinoamericana de Psicologia, 37 (3), 461-475.

Williams, J. A., Hurst, M. K., & Stokes, T. F. (1983). Peer observation in decreasing uncooperative behaviour in young dental patients. Behavior Modif, 7 (2), 225-242.

Winer, G. A. (1982). A review and analysis of children’s fearful behavior in dental settings. Child Development, 53, 1111-1133.

http://www.acs.min-saude.pt/pns/pt/saude-escolar/criancascom-6-anos-livres-de-caries/2008.06.20

http://www.acs.min-saude.pt/pns/pt/saude-escolar/indicede-cpod-aos-12-anos/2008.06.20

http://www.acs.min-saude.pt/pns/pt/saude-escolar/jovensnecessitados-de-tratamento-com-dentes-tratadosaos-12-anos/2008.06.20

 

(*) Este artigo é parte de um projecto de investigação, realizado no âmbito de um Doutoramento em Psicologia Aplicada, e que tem como título “Promoção da Saúde Infantil: Construção e avaliação de um programa de intervenção em saúde oral”.

(**) Doutoranda em Psicologia Aplicada, especialidade Psicologia da Saúde. Escola Superior da Saúde Egas Moniz. E-mail: mffarsm@gmail.com

(***) Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Lisboa. E-mail: emcimps@gmail.com

(****) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. E-mail: ileal@ispa.pt

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License