SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Percepção dos adolescentes acerca da influência dos pais e pares nos seus comportamentos sexuaisKirk Schneider in psychopathology índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.25 n.4 Lisboa out. 2007

 

Auto-eficácia académica e atribuições causais em Português e Matemática (*)

 

Sílvia Pina Neves (**)

Luísa Faria (***)

 

RESUMO

A auto-eficácia académica e as atribuições causais são construtos motivacionais intimamente ligados à realização escolar, fornecendo informações importantes acerca das percepções de competência dos alunos e das estratégias que estes utilizam para lidar com os resultados da sua realização.

Neste estudo avaliamos a auto-eficácia académica de 207 alunos (101 do 9.º ano de escolaridade e 106 do 10.º ano de escolaridade) e as causas que estes atribuem às suas notas de Português e de Matemática, utilizando a Escala de Auto-Eficácia Académica e o Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (Pina Neves & Faria, 2005a, 2005b).

Os resultados diferenciais mostram que os alunos do 10.º ano de escolaridade, bem como os alunos com aproveitamento escolar, apresentam expectativas de eficácia mais positivas para Português, para Matemática e para a realização escolar geral, fazendo ainda atribuições mais internas para as suas notas e tendo percepções de maior internalidade e estabilidade. Por sua vez, os resultados correlacionais evidenciam uma forte associação entre a auto-eficácia académica e os resultados escolares.

Finalmente, as análises de regressão linear demonstram que as expectativas de eficácia e a controlabilidade são variáveis influentes na realização escolar, observando-se que são as dimensões específicas da auto-eficácia académica aquelas que têm maior poder explicativo do rendimento nas duas disciplinas alvo.

Palavras-chave: Auto-eficácia académica, atribuições causais, Português, Matemática, realização escolar.

 

ABSTRACT

Academic self-efficacy and causal attributions are motivational constructs related to academic achievement which give us useful information about students self-perceptions of competence and their strategies to deal with academic settings and to cope with their school marks.

This study aims to evaluate academic self-efficacy of 207 students (101 attending 9th grade and 106 attending 10th grade) and their causal attributions to Portuguese and Mathematics marks, using the Academic Self-Efficacy Scale and the Causal Attributions and Dimensions Questionnaire (Pina Neves & Faria, 2005a, 2005b).

The differential results suggest that either 10th graders and students with higher marks have more positive self-efficacy expectancies for future performances in Portuguese, Mathematics, and school results in general than the other students, attributing also their marks to more internal causes and presenting perceptions of higher causal internality and stability. Moreover, the studies of correlation find a strong and positive association between academic self-efficacy dimensions and school marks.

Finally, linear regression analyses show that self-efficacy expectancies and causal controllability are important determinants of academic achievement, stressing that the two specific dimensions of academic self-efficacy are the major predictors of achievement in both school subjects.

Key words: Academic self-efficacy, causal attributions, Portuguese, Mathematics, academic achievement.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Bandura, A. (1997). Self-efficacy: The exercise of control. New York: Freeman.

        [ Links ]

Bandura, A. (2001). Guide for constructing self-efficacy scales (revised). Available from Frank Pajares, Emory University.

Bandura, A., Barbaranelli, C., Caprara, G. V., & Pastorelli, C. (1996). Multifaceted impact of self-efficacy beliefs on academic functioning. Child Development, 67 (3), 1206-1222.

Bandura, A., & Locke, E. A. (2003). Negative self-efficacy and goal effects revisited. Journal of Applied Psychology, 88 (1), 87-99.

Bar-Tal, D., Raviv, A., Raviv, A., & Bar-Tal, Y. (1982). Consistency of pupils’ attributions regarding success and failure. Journal of Educational Psychology, 74, 104-110.

Covington, M. V. (1992). Making the grade: a self-worth perspective on motivation and school reform. Cambridge: Cambridge University Press.

Delarue, D. (2002). Attributions causales de la réussite et de l’échec: Effets de l’explication d’une performance sur l’évaluation de la qualité formelle d’une copie d’examen. L’Orientation Scolaire et Professionnelle, 31 (2), 241-262.

Faria, L. (1997). Diferenças de sexo nas atribuições causais: Inconsistências e viés. Análise Psicológica, 15 (2), 259-268.

Faria, L. (1998). Desenvolvimento diferencial das concepções pessoais de inteligência durante a adolescência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.

Faria, L. (2003). Algumas reflexões sobre a competência e a incompetência: Desafios para a intervenção psicopedagógica. Sobredotação, 4 (2), 25-36.

Faria, L., & Fontaine, A. M. (1995). Programas de intervenção nas atribuições. Psiquiatria Clínica, 16 (3), 145-150.

Faria, L., & Simões, L. (2002). Auto-eficácia em contexto educativo. Psychologica, 31, 177-196.

Forsyth, D. R., & McMillan, J. H. (1981). Attributing affect and expectations: a test of Weiner’s three-dimensional model. Journal of Educational Psychology, 73 (3), 393-403.

Graham, S. (1991). A review of attribution theory in achievement contexts. Educational Psychology Review, 3 (1), 5-39.

Greitemeyer, T., & Weiner, B. (2003). Asymetrical attributions for approach versus avoidance behavior. Personality and Social Psychology Bulletin, 29 (11), 1371-1382.

Kranzler, J. H., & Pajares, F. (1997). An exploratory factor analysis of the Mathematics Self-Efficacy Scale-Revised (MSES-R). Measurement and Evaluation in Counseling and Development, 29, 215-228.

Linnenbrink, E. A., & Pintrich, P. R. (2002). Motivation as an enabler for academic success. School Psychology Review, 31 (3), 313-327.

Linnenbrink, E. A., & Pintrich, P. R. (2003). The role of self-efficacy beliefs in student engagement and learning in the classroom. Reading & Writing Quarterly, 19, 119-137.

Ministério da Educação/Departamento da Educação Básica (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico Competências Essenciais. Lisboa: ME/DEB.

Multon, K. D., Brown, S. D., & Lent, R. W. (1991). Relation of self-efficacy beliefs to academic outcomes: A meta-analytic investigation. Journal of Counseling Psychology, 38 (1), 30-38.

Pajares, F. (1996). Self-efficacy beliefs in academic settings. Review of Educational Research, 66 (4), 543-578.

Pajares, F. (1997). Current directions in self-efficacy research. In M. Maehr, & P. R. Pintrich (Eds.), Advances in motivation and achievement (Vol. 10, pp. 1-49). Greenwich, CT: JAI Press.

Pajares, F., & Miller, M. D. (1995). Mathematics self-efficacy and mathematics performances: The need for specificity of assessment. Journal of Counseling Psychology, 42, 190-198.

Pina Neves, S., & Faria, L. (2004). Auto-eficácia académica: Definição conceptual e recomendações metodológicas para a construção de instrumentos de avaliação. In C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, & V. Ramalho (Orgs.), Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Vol. 10, pp. 391-399). Braga: Psiquilíbrios Edições.

Pina Neves, S., & Faria, L. (2005a). Escala de Auto-Eficácia Académica (EAEA). Porto: Edição das Autoras.

Pina Neves, S., & Faria, L. (2005b). Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (QADC). Porto: Edição de Autor.

Pina Neves, S., & Faria, L. (2005c). Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (QADC): Análises factoriais exploratórias e diferenças entre os 9.º e 10.º anos. In L. Almeida et al. (Orgs.), Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia (pp. 3437-3452). Braga: Disponível em CD-ROM.

Pina Neves, S., & Faria, L. (2006). Construção, adaptação e validação da Escala de Auto-Eficácia Académica (EAEA). Psicologia, 20 (2), 45-68.

Robertson, J. S. (2000). Is attribution training a worthwhile classroom intervention for k-12 students with learning difficulties? Educational Psychology Review, 12 (1), 111-134.

Schunk, D. H. (1981). Modeling and attributional effects on children’s achievement: a self-efficacy analysis. Journal of Educational Psychology, 73 (1), 93-105.

Schunk, D. H. (1982). Effects of effort attributional feedback on children’s perceived self-efficacy and achievement. Journal of Educational Psychology, 74, 548-556.

Schunk, D. H. (1983). Ability versus effort attributional feedback: differential effects on self-efficacy and achievement. Journal of Educational Psychology, 75 (6), 848-856.

Schunk, D. H. (1991). Self-efficacy and academic motivation. Educational Psychologist, 26, 207-231.

Seifert, T. L. (2004). Understanding student motivation. Educational Research, 46 (2), 137-149.

Shell, D. F., Colvin, C., & Bruning, R. H. (1995). Self-efficacy, attributions, and outcome expectancy mechanisms in reading and writing achievement: Grade-level and achievement-level differences. Journal of Educational Psychology, 87, 386-398.

Skinner, E. A. (1996). A guide to constructs of control. Journal of Personality and Social Psychology, 71 (3), 549-570.

Sternberg, R. J. (2005). Inteligência de sucesso. Lisboa: Ésquilo.

Trindade, R., & Cosme, A. (2003). Estudar no Ensino Secundário: Quais as competências desejáveis e como desenvolvê-las? In A. Carvalho, A. Cosme, M. Gama, M. R. Santos, P. J. Santos, & R. Trindade (Orgs.), Entrar no Ensino Secundário (pp. 97-135). Lisboa: Asa.

Weiner, B. (1979). A theory of motivation for some classroom experiences. Journal of Educational Psychology, 71 (1), 3-25.

Weiner, B. (1983). Some methodological pitfalls in attributional research. Journal of Educational Psychology, 75 (4), 530-543.

Weiner, B. (1985). An attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychological Review, 92 (4), 548-573.

Weiner, B. (2000). Intrapersonal and interpersonal theories of motivation from an attributional perspective. Educational Psychology Review, 12 (1), 1-14.

Weiner, B., Heckhausen, H., Meyer, W. U., & Cox, R. E. (1972). Causal ascriptions and achievement behavior: a conceptual analysis of effort and a reanalysis of locus of control. Journal of Personality and Social Psychology, 21 (2), 239-248.

 

 

(*) O presente artigo desenvolve e aprofunda uma comunicação apresentada no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho, Braga, entre os dias 14 e 16 de Setembro de 2005.

(**) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. E-mail: stpneves@portugalmail.pt

(***) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. E-mail: lfaria@fpce.up.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons