SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Relações familiares e práticas maternas de mau trato e de negligênciaA depressão materna e o seu impacto no comportamento parental índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.25 n.2 Lisboa abr. 2007

 

Representações sociais da Escola rural de meados do século XX em Portugal (*)

 

Eduarda Simões (**)

 

 

RESUMO

Este artigo procura analisar os conteúdos das representações sociais da escola rural de meados do século XX em Portugal, nas dimensões da “informação” e das “atitudes”, produzidas por um grupo de pessoas nascidas entre os anos de 1926 e 1936, que frequentaram a sua escola numa freguesia do concelho de Ferreira do Zêzere, não ultrapassando os quatro anos de escolaridade primária.

Pretendeu-se efectuar um estudo exploratório, tipo qualitativo, utilizando como enquadramento conceptual e metodológico a teoria das representações sociais, com particular destaque para o estudo da ancoragem das representações da escola da primeira metade do século XX, em função da imagem/representação da escola dos dias de hoje, baseado na análise dos conteúdos discursivos dos sujeitos do referido grupo de idosos.

Verificou-se que os sujeitos deste grupo, após selecção, construção e organização da informação e da atitude, construíram as representações sociais da sua escola que se traduziram em conteúdos mais homogéneos ou mais heterogéneos ao nível da informação, denunciando maiores ou menores inserções sociais em termos de identidades sociais, aspectos que se articularam com a existência de diferentes modos de vida, diferentes tipos de relação com a escola, e pelo facto de se tratar de uma época que se distancia dos dias de hoje, em cerca de meio século.

Palavras-chave: Representações sociais, ancoragem, escola.

 

ABSTRACT

The purpose of this paper is to understand and analyse the contents of the social representations about the rural school in the middle of the twentieth Century in Portugal, in the dimensions of “information” and “attitudes”, produced by a group of persons born between 1926 and 1936 and who attended school in a village, in the municipality of Ferreira do Zêzere, not going beyond the four years of the elementary school.

The research focuses a qualitative exploratory research, using as a conceptual and methodological framing the social representations theory, in particular the study of the school representation anchorage until the fourth decade of the twentieth Century, depending on the mental picture/ representation of the school of today and taking as a basis of analysis the discursive contents of this group of elderly people.

In conclusion: these people, after selection, construction and organization of the information and attitude, built up their school social representations, that have been expressed in homogeneous and heterogeneous contents at information level, revealing different social insertions in terms of social identities. These aspects have been articulated with different ways of life, different ways of relationship with the school, and also due to the fact that this is a period that is far away from now in about half a century.

Key words: Social representations, anchorage, school.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Adão, A. (1984). O estatuto sócio-profissional do professor primário em Portugal (1901-1951). Oeiras: Instituto Gulbenkian de Ciência.

        [ Links ]

Bardin, L. (1988). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Beja, F., Serra, J., Machás, E., & Saldanha, I. (1990). Muitos anos de escolas: edifícios para o ensino infantil e primário até 1941 (vol. 1). Lisboa: Ministério da Educação, Direcção-Geral de Administração Escolar.

Beja, F., Serra, J., Machás, E., & Saldanha, I. (1996). Muitos anos de escolas: edifícios para o ensino infantil e primário, anos 40 – anos 70 (vol. 2). Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Gestão de Recursos Educativos.

Bivar, M. F. (1975). Ensino primário e ideologia (2.ª ed.). Lisboa: Seara Nova.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Candeias, A. (1994). A situação educativa portuguesa: raízes do passado, dúvidas do presente. Análise Psicológica, 9 (4), 591-607.

Candeias, A. (1996). Ritmos e formas de alfabetização da população portuguesa na transição de século: o que nos mostram os Censos Populacionais compreendidos entre os anos de 1890 e 1930. Educação Sociedade e Culturas, 5, 39-63.

Candeias, A. (2000). Ritmos e formas de acesso à cultura escrita das populações portuguesas nos séculos XIX e XX: dados e dúvidas. In M. R. Delgado-Martins, G. Ramalho, & A. Costa (Org.), Literacia e Sociedade: contribuições pluridisciplinares (pp. 209-263). Lisboa: Editorial Caminho.

Candeias, A., & Simões, E. (1999). Alfabetização e escola em Portugal no século XX: Censos Nacionais e estudos de caso. Análise Psicológica, 17 (1), 163-194.

Ghiglione, R., Beauvois, J. L., Chabrol, C., & Trognon, A. (1980). Manuel d’analyse de contenu. Paris: Armand Colin. Gilly, M. (1980). Maître-élève: rôles institutionnels et représentations. Paris: Presses Universitaires de France.

Jodelet, D. (1984). Représentation sociale: phénomènes, concept et théorie. In S. Moscovici (Dir.), Psychologie sociale (pp. 357-378). Paris: Presses Universitaires de France.

Marques, H. O. (1981). História de Portugal (vol. 3, 2.ª ed.). Lisboa: Palas Editores.

Mónica, M. F. (1978). Educação e sociedade no Portugal de Salazar: A escola primária Salazarista (1926-1939). Lisboa: Editorial Presença, col. Análise Social.

Moscovici, S. (1961). La Psychanalyse: son image et son public. Paris: Presses Universitaires de France.

Moscovici, S. (1984). The phenomenon of social representations. In R. M. Farr, & S. Moscovici (Eds.), Social representations (pp. 3-69). Cambridge: Cambridge University Press.

Moscovici, S. (1988). Notes towards a description of social representations. European Journal of Social Psychologie, 18, 211-250.

Nóvoa, A. (1992). A educação nacional. In J. Serrão, & A. H. Oliveira Marques (Dir.), Nova História de Portugal. Vol. 12: Portugal e o Estado Novo (1930-1960), (pp. 455-519). Lisboa: Editorial Presença.

Ramos, R. (1993). O método dos pobres: educação popular e alfabetização em Portugal (século XIX e XX). Colóquio Educação e Sociedade, 2, 41-68.

Reis, J. (1988). O analfabetismo em Portugal numa perspectiva comparada. In Actas I Encontro Português de História da Educação (pp. 75-79). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Reis, J. (1993). O analfabetismo em Portugal no século XIX: uma interpretação. Colóquio Educação e Sociedade, 2, 13-40.

Santiago, R. (1993). Representações sociais da escola nos alunos, pais e professores no espaço rural. Dissertação de Doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro, Aveiro.

Siano, V. (1985). L’école, la société et les paysans – Représentations sociales, ideologies et mentalités: étude d’une population de petits agriculteurs du Vaucluse. Thèse de doctorat de troisième cycle présentée à l’Université de Provence, U. E. R. de Psychologie.

Simões, E. (1998). Análise evolutiva de quotidianos infantis, dinâmicas sociais e processos de mudança em duas gerações diferentes: avós e netos. Monografia de Licenciatura em Psicologia Educacional. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Simões, E. (2001). Representações sociais da escola rural de meados do século XX em Portugal. Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Stoer, S., & Araújo, H. (1992). Escola e aprendizagem para o trabalho. Lisboa: Escher. Teodoro, A. (2001). A construção política da educação Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento.

Vala, J. (1993). Análise de conteúdo. In A. S. Silva, & J. M. Pinto (Orgs.), Metodologia das Ciências Sociais (7.ª ed., pp. 101-128). Porto: Edições Afrontamento.

Vala, J. (2000). Representações sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In J. Vala, & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (4.ª ed., pp. 457-502). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

(*) Este artigo é uma síntese da Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada em 2001, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e orientada pelo Prof. Doutor António Candeias.

A autora agradece ao Prof. Doutor Virgílio Amaral toda a colaboração e apoio que em muito beneficiou este trabalho de investigação.

(**) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Lisboa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons