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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.24 n.4 Lisboa out. 2006

 

Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado (*)

 

Ana Isabel Pinto (**)

Sílvia Barros (**)

Cecília Aguiar (**)

Manuela Pessanha (***)

Joaquim Bairrão (**)

 

RESUMO

Este estudo examina a relação entre variáveis de desenvolvimento, dimensões do comportamento adaptativo e o envolvimento observado (interacções da criança com os outros, com os objectos e com ela própria) em contexto de creche. Cento e vinte crianças (com idades compreendidas entre 14 e 49 meses) de 15 creches da Área Metropolitana do Porto participaram no estudo. As crianças foram observadas individualmente nas salas de actividades de forma a determinar a percentagem de tempo que passavam em diferentes níveis e tipos de envolvimento. O seu nível de desenvolvimento foi avaliado através da aplicação de uma escala. As mães avaliaram dimensões do comportamento adaptativo das crianças através de um questionário preenchido com base numa entrevista. Os resultados revelaram que as crianças passavam mais tempo envolvidas nos níveis diferenciado e atenção focalizada e que o envolvimento social era mais frequente do que o envolvimento com objectos. Todas as medidas de desenvolvimento e de comportamento adaptativo, com excepção do quociente de desenvolvimento, revelaram uma associação positiva com o nível de envolvimento sofisticado e uma associação negativa com o não envolvimento. Estas variáveis de desenvolvimento e de comportamento adaptativo estavam positivamente relacionadas com o envolvimento com pares e negativamente relacionadas com o envolvimento com o adulto. São discutidas as implicações para a investigação bem como para a prática em educação precoce.

Palavras-chave: Desenvolvimento, comportamento adaptativo, envolvimento.

 

ABSTRACT

This study examined the relations between developmental age, dimensions of adaptive behavior and observed engagement. One hundred and twenty children (ages 19 to 49 months) attending 15-day care centers from the metropolitan area of Porto, Portugal, participated in the study. All children were individually observed in their classrooms to determine the percentage of time they spent in different levels and types of engagement and their development was assessed through a standardized measure. Mothers completed a rating scale to assess children’s dimensions of adaptive behavior. Results indicated that children spent most of their time engaged at the differentiated and focused attention levels and social engagement was more frequent than engagement with objects. All development and adaptive behavior measures, with the exception of developmental quotient, were positively associated with sophisticated engagement levels and negatively associated with nonengagement. Those development and adaptive behavior measures were also positively associated with engagement with peers and negatively related with engagement with adults. Implications for intervention and research in early education are discussed.

Key words: Development, adptative behavior, engagement.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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(*) Este estudo faz parte do projecto de investigação intitulado “A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento socio-cognitivo da criança” desenvolvido pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCTI / PSI / 35207 / 2000). A segunda e a terceira autoras beneficiam de Bolsa de Doutoramento da FCT (BD/10721/ 2002 e BD/ 8317/2002).

Qualquer correspondência relativa a este artigo deverá ser remetida para Ana Isabel Pinto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Rua Dr. Manuel Pereira da Silva, 4200-392 Porto, Portugal. E-mail: ana@fpce.up.pt.

(**) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

(***) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

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