SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Marquemos o encontro ao cimo da escada: O papel da activação fisiológica na atracção interpessoalVariables psicológicas, categorías deportivas y lesiones en futbolistas jóvenes: Un estudio correlacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.23 n.4 Lisboa out. 2005

 

Diferenciando “primação afectiva” de “primação cognitiva” (*)

 

 

TERESA GARCIA-MARQUES (**)

 

 

RESUMO

Este artigo procura definir o fenómeno da “primação afectiva” (affective priming) discutindo a sua interpretação como sendo a de um fenómeno afectivo vs. um fenómeno cognitivo. Para tal são apresentados dois breves estudos que utilizam como estímulo-primo (prime) afectivo uma happy-face. O primeiro estudo demonstra a capacidade deste estímulo activar o fenómeno de primação afectiva. O segundo demonstra a sua capacidade de induzir nos participantes um estado de espírito positivo. A interpretação e discussão dos resultados é enquadrada na perspectiva teórica oferecida por Niendenthal e seus colaboradores, que sugere que a representação mental de um conceito tende a activar o afecto que lhe está associado.

Palavras-chave: Primação afectiva, primação cognitiva.

 

 

ABSTRACT

This article tries to define affective prime, discussing it as an affective or cognitive phenomenon. In two brief studies a happy-face is used as a prime. First study shows that this standardized stimulus impacts preference judgments of probes (greek characters). Second study shows that both subliminal and supraliminal presentation of a happy face impact how participants report to feel (their general mood state), although the effect is stronger in the first condition. Results are discussed within the framework offered by Niedenthal and colleagues, which suggests that mental representation of a concept activates the associated affect.

Key words: Affective priming, cognitive priming.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Bargh, J. A. (1982). Attention and automaticity in the processing of self-relevant information. Journal of Personality and Social Psychology, 43, 425-436.         [ Links ]

Bargh, J. A., Chaiken, S., Govender, R., & Pratto, F. (1992). The generality of the automatic attitude effect. Journal of Personality and Social Psychology, 62, 893-912.         [ Links ]

Barsalou, L. W. (1999). Perceptual symbol systems. Behavioral and Brain Sciences, 22, 577-609.         [ Links ]

Bower, G. H. (1991). Mood congruity of social judgments. In J. P. Forgas (Ed.), Emotion and social judgments (pp. 31-53). Oxford, England: Pergamon.         [ Links ]

Clore, G. L., & Colcombe, S. (2003). The parallel worlds of affective concepts and feelings. In J. Musch, & K. C. Klauer (Eds.), The Psychology of Evaluation: Affective Processes in Cognition and Emotion (pp. 335-370). Mahwah, NJ: Erlbaum.         [ Links ]

Clore, G. L., Gasper, K., & Garvin, E. (2001). Affect as information. In J. P. Forgas (Ed.), Handbook of Affect and Social Cognition (pp. 121-144). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.         [ Links ]

Collins, A. M., & Loftus, E. F. (1975). A spreading activation theory of semantic processing. Psychological Review, 82, 407-428.         [ Links ]

Draine, S. C., & Greenwald, A. G. (1998). Replicable unconscious semantic priming. Journal of Experimental Psychology: General, 127, 286-303.         [ Links ]

Fazio, R. H., Sanbonmatsu, D. M., Powell, M. C., & Kardes, F. R. (1986). On the automatic activation of attitudes. Journal of Personality and Social Psychology, 50, 229-238.         [ Links ]

Fiedler, K. (2003). The hidden vicissitudes of the priming paradigm in evaluative judgment research. In J. Musch, & K. C. Klauer (Eds.), The Psychology of Evaluation: Affective Processes in Cognition and Emotion (pp. 109-138). Mahwah, NJ: Erlbaum.         [ Links ]

Garcia-Marques, T. (2001). A dimensão afectiva: distinguindo afecto, emoção, estado de espírito e sentimento. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 6 (2) 253-268.         [ Links ]

Garcia-Marques, T. (2004). A Mensuração da variável “Estado de Espírito” na população Portuguesa. Laboratório de Psicologia, 2 (1), 77-94.

Hermans, D., De Houwer, J., & Eelen, P. (1994). The affective priming effect: Automatic activation of evaluative information in memory. Cognition and Emotion, 8, 515-533.         [ Links ]

Higgins, E. T., Bargh, J. A., & Lombardi, W. (1985). Nature of priming effects on categorization. Journal of Experimental Psychology, 11, 59-69.         [ Links ]

Higgins, E. T., Rholes, W. S., & Jones, C. R. (1977). Category Accessibility and Impression Formation. Journal of Experimental Social Psychology, 13, 141-154.         [ Links ]

Klauer, K. C. (1998). Affective priming. European Review of Social Psychology, 8, 67-103.         [ Links ]

Klauer, K. C., & Musch, J. (2003). Affective priming: Findings and Theories. In J. Musch, & K. C. Klauer (Eds.), The Psychology of Evaluation: Affective Processes in Cognition and Emotion (pp. 7-50). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.         [ Links ]

Klauer, K. C., Roßnagel, C., & Musch, J. (1997). List-context effects in evaluative priming. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 23, 246-255.         [ Links ]

Murphy, S. T., & Zajonc, R. B. (1993). Affect, cognition, and awareness: Affective priming with optimal and suboptimal stimulus exposures. Journal of Personality and Social Psychology, 64, 723-739.         [ Links ]

Musch, J., & Klauer, K. C. (2003). The Psychology of Evaluation: Affective Processes in Cognition and Emotion. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.         [ Links ]

Neely, J. H. (1991). Semantic priming effects in visual word recognition: A selective review of current findings and theories. In D. Besner, & G. Humphreys (Eds.), Basic processes in reading: Visual word recognition (pp. 264-336). Hillsdale, NJ: Erlbaum.         [ Links ]

Niedenthal, P. M., Ric, F., & Krauth-Gruber, S. (2002). Explaining emotion congruence (and its absence) in terms of perceptual simulation. [Comment on J. Forgas, “Feeling and Doing: Affective influences on interpersonal behavior”]. Psychological Inquiry, 13, 80-83.

Niedenthal, P. M., Rohmann, A., & Dalle, N. (2002). What is primed by emotion words and emotion concepts? In J. Musch, & K. C. Klauer (Eds.), The Psychology of Evaluation: Affective Processes in Cognition and Emotion (pp. 307-335). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.         [ Links ]

Tesser, A., & Martin, L. (1996). The psychology of evaluation. In E. T. Higgins, & A. W. Kruglanski (Eds.), Social psychology: Handbook of basic principles (pp. 400-432). New York: Guilford Press.         [ Links ]

Wentura, D. (1999). Activation and inhibition of affective information: Evidence for negative priming in the evaluation task. Cognition and Emotion, 13, 65-91.         [ Links ]

Zajonc, R. B. (1968). Attitudinal effects of mere exposure. Journal of Personality and Social Psychology, 9 (2), 1-27.         [ Links ]

Zajonc, R. B. (1980). Feeling and thinking: Preferences need no inferences. American Psychologist, 35, 151-175.         [ Links ]

 

 

(*) A preparação deste artigo foi realizada com o suporte da FCT, através do financiamento ao projecto POCTI/PSI/42239/2001.

(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Correspondência relativa a este artigo deve ser dirigida a Teresa Garcia-Marques, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa, ou ainda por correio electrónico para gmarques@ispa.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons