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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.23 n.4 Lisboa out. 2005

 

Agressão e vitimação entre adolescentes, em contexto escolar: Um estudo empírico (*)

 

 

MARIA JOSÉ D. MARTINS (**)

 

 

RESUMO

Este estudo apresenta dados que permitem conhecer a frequência de vários tipos de condutas de agressão e vitimação – físico, verbal e indirecto ou relacional – ocorridos entre adolescentes que frequentavam as escolas básicas 2/3 e as escolas secundárias do ensino oficial de uma cidade do Norte Alentejo. O estudo compara a frequência dos tipos de agressão/vitimação (bullying) que ocorrem entre géneros; entre três níveis de escolaridade e entre três níveis socioeconómicos com base nos resultados obtidos a partir de um questionário de comportamentos referidos pelo próprio (self-report). Os resultados obtidos são ainda comparados com os resultados obtidos por outros estudos europeus sobre este tema.

Palavras-chave: Agressão/vitimação, bullying, violência escolar.

 

 

ABSTRACT

This study presents data that allowed knowing the frequency of several types of bullying (aggression and victimization) – physical, verbal and indirect or relational – that occurred between adolescents who attend the middle and secondary schools of a city in the southeast of Portugal. The study compares the frequency and types of bullying, obtained through a self-report, and related them with sex, three levels of education and three socio-economic levels. The results of this study are also compared with the results from other European studies about this theme.

Key words: Aggression, victimization, bullying, school violence.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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(*) Este artigo constitui parte de um capítulo da investigação empírica realizada no âmbito do doutoramento que a autora apresentou na Universidade da Extremadura (Espanha), sob orientação do Professor Doutor Vicente Castro e da Professora Doutora Maria José Diaz-Aguado, aos quais se agradece a disponibilidade e a orientação que tornaram possível este trabalho. Agradece-se igualmente a todos os adolescentes, professores e directores executivos que participaram neste estudo.

(**) Departamento de Ciências da Educação, Escola Superior de Educação de Portalegre. E-mail: mariajmartins@mail.esep.ipportalegre.pt

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