SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Discursos sobre o Rorschach: Construções na intersubjectividadeMarquemos o encontro ao cimo da escada: O papel da activação fisiológica na atracção interpessoal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.23 n.4 Lisboa out. 2005

 

Agressão e vitimação entre adolescentes, em contexto escolar: Um estudo empírico (*)

 

 

MARIA JOSÉ D. MARTINS (**)

 

 

RESUMO

Este estudo apresenta dados que permitem conhecer a frequência de vários tipos de condutas de agressão e vitimação – físico, verbal e indirecto ou relacional – ocorridos entre adolescentes que frequentavam as escolas básicas 2/3 e as escolas secundárias do ensino oficial de uma cidade do Norte Alentejo. O estudo compara a frequência dos tipos de agressão/vitimação (bullying) que ocorrem entre géneros; entre três níveis de escolaridade e entre três níveis socioeconómicos com base nos resultados obtidos a partir de um questionário de comportamentos referidos pelo próprio (self-report). Os resultados obtidos são ainda comparados com os resultados obtidos por outros estudos europeus sobre este tema.

Palavras-chave: Agressão/vitimação, bullying, violência escolar.

 

 

ABSTRACT

This study presents data that allowed knowing the frequency of several types of bullying (aggression and victimization) – physical, verbal and indirect or relational – that occurred between adolescents who attend the middle and secondary schools of a city in the southeast of Portugal. The study compares the frequency and types of bullying, obtained through a self-report, and related them with sex, three levels of education and three socio-economic levels. The results of this study are also compared with the results from other European studies about this theme.

Key words: Aggression, victimization, bullying, school violence.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Almeida, A., & Del Bairrio, C. (2002). A vitimização entre companheiros em contexto escolar. In C. Machado, & R. Gonçalves (Coords.), Violência e vítimas de crime, Vol. 2 – crianças. Coimbra: Quarteto.

American Psychiatric Association (1995). Diagnostic and statistical manual of mental disorder (4th ed.). Washington, DC: Author.         [ Links ]

Craig, W., & Pepler, D. (2000). Observations of bullying and victimization in the school yard. In W. Craig (Ed.), Childhood social development. The essential readings. London: Blackwell.         [ Links ]

Coie, J. D., & Dodge, K. (1998). Aggression and antisocial behaviour In W. Damon, & N. Eisenberg (Eds.), Handbook of Child Psychology. Social and Emotional, and Personal Development (Vol. 3, 5th ed.). New York: John Wiley & Sons.         [ Links ]

Crick, N. R. (1997). Engagement in gender normative versus no normative forms of aggression: links to social-psychological adjustment. Developmental Psychology, 33 (4), 610-617.         [ Links ]

Crick, N. R. (2000). Engagement in gender normative forms of aggression: links to social-psychological adjustment. In W. Craig (Ed.), Childhood Social Development. The Essential Readings. London: Blackwell.         [ Links ]

Crick, N. R., & Dodge, K. A. (1999). Debate – ‘Superiority’ is in the eye of the beholder: A Comment on Sutton, Smith and Swettenham. Social Development, 8 (1), 128-131.

Diaz-Aguado, M., Royo, P., Segura, M., & Andrés, M. (1996). Programas de educación para la tolerancia y prevención de la violencia en los jóvenes. 4 volúmenes y un video. Madrid: Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales.         [ Links ]

Diaz-Aguado, M. J., Arias, R., & Seoane, G. (2004). Prevención de la violencia y lucha contra la exclusión desde la escuela. 3 volúmenes e um vídeo. Madrid: Instituto de Juventud.         [ Links ]

Egan, S. K., & Perry, D. G. (1998). Does low self-regard invite victimization? Developmental Psychology, 34 (2), 299-309.         [ Links ]

Loeber, R., & Hay, D. (1997). Key issues in the development of aggression and violence from childhood to early adulthood. Annual Revue of Psychology, 48, 371-410.         [ Links ]

Martins, M. J. D. (2003). Agressão e vitimação entre adolescentes em contexto escolar. Variáveis sociodemográficas, psicossociais e sociocognitivas. Dissertação de doutoramento não publicada apresentada na Universidade da Extremadura (Espanha).         [ Links ]

Martins, M. J. D. (2003a). Agressão e vitimação entre pares na adolescência em contexto escolar. Poster apresentado no V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.         [ Links ]

Olweus, D. (1995). Bullying at school. What we know and what we can do. Oxford: Blackwell.         [ Links ]

Olweus, D. (1997). Bully/victim problems in school: facts and intervention. European Journal of Psychology of Education, 12 (4), 495-511.         [ Links ]

Olweus, D. (1999a). Sweden. In P. Smith, Y. Morita, J. Junger-tas, D. Olweus, R. Catalano, & P. Slee (Eds.), The Nature of School Bullying. A cross-national perspective. London: Routledge.         [ Links ]

Olweus, D. (1999b). Norway. In P. Smith, Y. Morita, J. Junger-tas, D. Olweus, R. Catalano, & P. Slee (Eds.), The Nature of School Bullying. A cross-national perspective. London: Routledge.         [ Links ]

Salmivalli, C., Lappalainen, M., & Lagerspetz, K. (1998). Stability and change of behavior in connection with bullying in schools: a two year follow-up. Aggressive Behavior, 24, 205-218.         [ Links ]

Roland, E., & Idsoe, T. (2001). Aggression and Bullying. Aggressive Behavior, 27, 446-462.         [ Links ]

Simões, M. (1994). Investigação no âmbito da aferição nacional do teste das matrizes progressivas progredidas de Raven. Coimbra: Dissertação de doutoramento apresentada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.         [ Links ]

Smith, P. K., & Brain, P. (2000). Bullying in schools: Lessons from two decades of research. Aggressive Behavior, 26, 1-9.         [ Links ]

Smith, P. K., & Morita, Y. (1999). Introduction. In P. Smith, Y. Morita, J. Junger-Tas, D. Olweus, R. Catalano, & P. Slee (Eds.), The Nature of School Bullying. A cross-national perspective. London: Routledge.         [ Links ]

Smith, P. K., Madsen, K., & Moody, J. (1999). What causes the age decline in reports of being bullied at school? Towards a developmental analysis of risks of being bullied. Educational Research, 41 (3), 267-285.         [ Links ]

Smith, P. K., Morita, Y., Junger-Tas, J., Olweus, D., Catalano, R., & Slee, P. (Eds.) (1999). The nature of school bullying. A cross-national perspective. London: Routledge.         [ Links ]

Smith, P. K., & Sharp, S. (Eds.) (1995). School bullying. Insights and perspectives. London: Routledge.         [ Links ]

Sutton, J., Smith, P. K., & Swettenham, J. (1999). Debate – Bullying and “Theory of Mind”: A critique of the “Social skills deficit” view of anti-social behaviour. Social Development, 8 (1), 117-127.

Whitney, I., & Smith, P. K. (1993). A survey of the nature and extent of bullying in junior/middle and secondary schools. Educational Research, 35 (1), 3-25.         [ Links ]

 

 

(*) Este artigo constitui parte de um capítulo da investigação empírica realizada no âmbito do doutoramento que a autora apresentou na Universidade da Extremadura (Espanha), sob orientação do Professor Doutor Vicente Castro e da Professora Doutora Maria José Diaz-Aguado, aos quais se agradece a disponibilidade e a orientação que tornaram possível este trabalho. Agradece-se igualmente a todos os adolescentes, professores e directores executivos que participaram neste estudo.

(**) Departamento de Ciências da Educação, Escola Superior de Educação de Portalegre. E-mail: mariajmartins@mail.esep.ipportalegre.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons