SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Nota de AberturaSobre o trabalho clínico nos grupos de reabilitação de condutores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.23 n.1 Lisboa jan. 2005

 

Repetição e risco (*)

CARLOS AMARAL DIAS (**)

 

RESUMO

Este artigo, baseado numa comunicação oral num congresso científico sobre comportamentos de risco na condução e sua reabilitação, o autor aborda problemáticas fundamentais psicanalíticas da compulsão à repetição inerente à exposição gratuita ao risco, procurando balizar estratégias e técnicas possíveis no trabalho clínico de reabilitação de condutores.

Palavras-chave: Risco, compulsão à repetição, reabilitação de condutores.

 

ABSTRACT

This paper is based in a lecture from a seminar about risk behaviours, traffic and rehabilitation. The author discussed psychoanalytic points of view about repetition and risk. He tries to organise methodology and clinical issues about traffic offender rehabilitation programs.

Key words: Risk, repetition, drivers rehabilitation.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

1 Manuel Pires Matos – “Factores de Risco Psicológico em Jovens Condutores de Motorizada e sua Influência Relativa na Ocorrência de Acidentes”. Dissertação de Doutoramento em Psicologia Clínica, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 1991.

(*) Comunicação apresentada nas II Jornadas de Psicologia do Tráfego da Prevenção Rodoviária Portuguesa – “Investigação e Intervenção na Realidade Portuguesa”, ISPA, 17 e 18 de Outubro de 2003.

(**) Psicanalista. Universidade de Lisboa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons