SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4A implementação da educação sexual na escola: Atitudes dos professoresA vida depois da vida: Reabilitação psicológica e social na transplantação de órgãos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.4 Lisboa out. 2004

 

Concepções pessoais de inteligência e auto-estima: Que diferenças entre estudantes portugueses e italianos? (*)

 

LUÍSA FARIA (**)

ANNAMARIA PEPI (***)

MARIANNA ALESI (***)

 

 

RESUMO

Neste artigo apresentam-se alguns dos resultados de um estudo intercultural sobre as concepções pessoais de inteligência e a auto-estima global, comparando alunos de dois níveis de ensino (secundário e superior) de Portugal e de Itália. A amostra total compreende 1540 alunos, 811 italianos e 729 portugueses, de ambos os sexos e de diferentes níveis sócio-económicos, frequentando os 10.º e o 12.º anos do ensino secundário e o 1.º ano de vários cursos universitários em ambos os países. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (Faria, 2003), com 26 itens, e a Escala de Auto-Estima Global (Rosenberg, 1965), com 10 itens, traduzidas e adaptadas para as versões portuguesa e italiana. Os principais resultados salientam a existência de interacções significativas entre o nível de ensino frequentado e o contexto cultural, em ambos os construtos, evidenciando ainda que os alunos italianos do ensino secundário têm concepções menos estáticas de inteligência, enquanto que os alunos universitários portugueses apresentam a maior auto-estima global de todos os grupos. Outras interacções significativas observadas para a auto-estima global identificam os alunos portugueses de classe alta e os do sexo masculino e de classes média e alta como sendo os que apresentam maior auto-estima global.

Palavras-chave: Contexto cultural, concepções pessoais de inteligência, auto-estima global.

 

ABSTRACT

This article presents some results of an intercultural study on personal conceptions of intelligence and global self-esteem, comparing students from two levels of education (secondary and university) from Portugal and Italy. The total sample includes 1540 students, 811 Italians and 729 Portuguese, from both sexes and from different socio-economic statuses (SES), of the 10th and 12th secondary grades and of the first grade of several university courses in both countries. The instruments used included The Personal Conceptions of Intelligence Scale (Faria, 2003), with 26 items, and The Rosenberg’s Self-Esteem Scale (Rosenberg, 1965), with 10 items, both translated and adapted to Portuguese and Italian versions. The main results evidenced the existence of significant interaction effects between the level of education and the cultural context for both constructs, showing also that Italian secondary students had less static conceptions of intelligence, while the Portuguese university students presented the highest levels of global self-esteem of all. Other significant interactions for global self-esteem evidenced that both higher SES Portuguese students, and higher and middle SES males presented higher levels of global self-esteem.

Key words: Cultural context, personal conceptions of intelligence, global self-esteem.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alesi, M. (2003). Apprendere a scuola: analisi dei construtti motivazionali. Roma: Carlo Amore.         [ Links ]

Diener, E., & Diener, M. (1995). Cross-cultural correlates of life satisfaction and self-esteem. Journal of Personality and Social Psychology, 68 (4), 653-663.         [ Links ]

Dweck, C. S. (1999). Self-theories: their role in motivation, personality, and development. Philadelphia, PA: Psychology Press.         [ Links ]

Dweck, C. S., & Bempechat, J. (1983). Children`s theories of intelligence. In S. Paris, G. Olsen, & H. Stevenson (Eds.), Learning and motivation in the classroom (pp. 239-256). Hillsdale, NJ: Erlbaum.        [ Links ]

Dweck, C. S., & Elliott, E. S. (1983). Achievement motivation. In P. H. Mussen, & E. M. Hetherington (Eds.), Handbook of child psychology: vol IV. Social and personality development (pp. 643-691). New York: Wiley.         [ Links ]

Dweck, C. S., & Leggett, E. L. (1988). A social-cognitive approach to motivation and personality. Psychological Review, 95, 256-272.         [ Links ]

Elliott, E. S., & Dweck, C. S. (1988). Goals: an approach to motivation and achievement. Journal of Personality and Social Psychology, 54 (1), 5-12.         [ Links ]

Faria, L. (1990). Concepções pessoais de inteligência. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.         [ Links ]

Faria, L. (1996). Desenvolvimento intra-individual das concepções pessoais de inteligência durante a adolescência. Revista Portuguesa de Pedagogia, 30 (1), 17-33.         [ Links ]

Faria, L. (1998). Desenvolvimento diferencial das concepções pessoais de inteligência durante a adolescência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.         [ Links ]

Faria, L. (2002a). Sex differences in the personal conceptions of intelligence: Particularities of the Portuguese cultural context. Psychological Reports, 90, 786-788.         [ Links ]

Faria, L. (2002b). Teorias implícitas da inteligência. Paidéia, 12 (23), 93-103.         [ Links ]

Faria, L. (2003). Escala de concepções pessoais de inteligência (E.C.P.I.). In M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida, & C. Machado (Coords.), Avaliação psicológica. Instrumentos validados para a população portuguesa. Coimbra: Quarteto Editora.         [ Links ]

Faria, L., & Fontaine, A. M. (1993). Representações dos professores sobre a natureza e desenvolvimento da inteligência. Revista Portuguesa de Pedagogia, 27 (3), 471-487.         [ Links ]

Faria, L., & Silva, S. (2000). Efeitos do exercício físico na promoção do auto-conceito. Psychologica, 25, 25-43.         [ Links ]

Fontaine, A. M., & Faria, L. (1989). Teorias pessoais do sucesso. Cadernos de Consulta Psicológica, 5, 5-18.         [ Links ]

Furnham, A., Shaihidi, S., & Baluch, B. (2002). Sex and culture differences in perceptions of estimated multiple intelligence for self and family. Journal of Cross-Cultural Psychology, 33 (3), 270-285.         [ Links ]

Goodnow, J. J. (1980). Everyday concept of intelligence and its development. In N. Warren (Ed.), Studies in cross-cultured psychology (vol. 1, pp. 191-219). New York: Academic Press.         [ Links ]

Henderson, B. B., Marx, M. H., & Kim, Y. C. (1999). Academic interests and perceived competence in American, Japanese, and Korean children. Journal of Cross-Cultural Psychology, 30 (1), 32-50.         [ Links ]

Hofstede, G. (1997). Culturas e organizações. Compreender a nossa programação mental. Lisboa: Edições Sílabo.         [ Links ]

Leggett, E. L. (1985). Children’s entity and incremental theories of intelligence: Relationships to achievement behavior. Paper presented at the annual meeting of the Eastern Psychological Association, Boston.

Licht, B. G., & Dweck, C. S. (1984). Determinants of academic achievement: The interaction of children’s achievement orientations with skill area. Developmental Psychology, 20, 628-638.

Licht, B. G., Linden, T. A., Brown, D. A., & Sexton, M. A. (1984). Sex differences in achievement orientation: An "A" student phenomenon? Paper presented at the meeting of the American Psychological Association, Toronto, Canada.         [ Links ]

Little, T. D., & Lopez, D. F. (1997). Regularities in the development of children’s causality beliefs about school performance across six sociocultural contexts. Developmental Psychology, 33 (1), 165-175.

Mugny, G., & Carugati, F. (1989). Social representations of intelligence. Cambridge: Cambridge University Press.         [ Links ]

Nicholls, J., Patashnick, M., & Mettetal, G. (1986). Conceptions of ability and intelligence. Child Development, 57, 636-645.         [ Links ]

Pepi, A., & Alesi, M. (2003). Costrutti motivazionali e apprendimento scolastico in età evolutiva: una relazione complessa. Età Evolutiva (no prelo).         [ Links ]

Rosenberg, F. R., & Simmons, R. G. (1975). Sex differences in the self-concept in adolescence. In M. Rosenberg, & H. B. Kaplan (Eds.), Social psychology of the self-concept. Illinois: Harlan Davidson, 1982.         [ Links ]

Rosenberg, M. (1965). Society and the adolescent selfimage. Princeton, NJ: Princeton University Press.         [ Links ]

Rosenberg, M. (1986). Conceiving the self. Florida: Kruger Publishing Company.         [ Links ]

Salili, F. (1994). Age, sex, and cultural differences in the meaning and dimensions of achievement. Personality and Social Psychology Bulletin, 20 (6), 635--648.         [ Links ]

Simmons, R. G. (1987). Self-esteem in adolescence. In T. Honess, & K. Yardley (Eds.), Self and identity: perspectives across the lifespan. New York: Routledge & Kegan Paul.         [ Links ]

Somech, A. (2000). The independent and the interdependent selves: different meanings in different cultures. International Journal of Intercultural Relations, 24, 161-172.         [ Links ]

Sternberg, R. (1985). Implicit theories of intelligence, creativity and wisdom. Journal of Personality and Social Psychology, 49, 607-627.         [ Links ]

Sternberg, R. J., Conway, B. E., Ketron, J. L., & Bernstein, M. (1981). People’s conceptions of intelligence. Journal of Personality and Social Psychology, 41 (1), 37-55.

Vandenplas-Holper, C. (1987). Les théories implicites du développement et de l’éducation. European Journal of Psychology of Education, 2 (1), 17-39.

 

 

(*) Este artigo apresenta alguns dos resultados de um estudo intercultural mais alargado, conduzido no âmbito de um projecto internacional de colaboração científica entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)/Portugal e o Dipartimento di Psicologia - Università Degli Studi di Palermo/Italia - apoiado pelo Bando CoRI (2002) para a Cooperação Internacional/Universidade de Palermo e por fundos da FPCEUP - , intitulado "Le percezioni dell'intelligenza in adolescenza: Un confronto tra Italia e Portogallo" e conduzido pelas autoras.

(**) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

(***) Dipartimento di Psicologia, Università Degli Studi di Palermo.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons