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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

     

 

A implementação da educação sexual na escola: Atitudes dos professores

MARIA HELENA REIS (*)

DUARTE VILAR (**)

 

 

RESUMO

Os objectivos deste estudo focalizaram-se nas atitudes dos professores relativas à educação sexual nas escolas, assim como em perceber o seu grau de conhecimento e conforto ao abordar temas de sexualidade. Procurámos relacionar o grau de religiosidade e os estilos de ensino com essas atitudes. Participaram neste estudo 600 professores dos 2.º, 3.º Ciclos e Secundário. Para responder a estas questões foram utilizados três instrumentos: o Questionário de Avaliação de Atitudes face à Educação Sexual (QAAPES) de Reis e Vilar (2002), a Escala de Religiosidade retirada do Estudo Europeu de Valores (Correia, 2000) e o Teaching Styles Inventory (TSI) de Grasha (1996). Nesta amostra os professores revelaram uma atitude favorável à implementação da educação sexual.

Palavras-chave: Educação sexual, professores, atitudes, conhecimento, conforto.

 

ABSTRACT

The objectives of this study were focused in teachers’ attitudes towards Sexual Education in schools, as well as perceiving their grade of knowledge and comfort while approaching themes of sexuality. We tried to relate the grade of relligiousness and teaching styles with that attitude. 600 teachers from 2nd and 3rd educational levels and highschool participated in this study. In order to respond to these questions, three instruments were used: Sexual Education Evaluation Attitudes Questionnaire (SEEAQ) by Reis e Vilar (2002), the Relligiousness Scale taken from the European Study of Values (Correia, 2000) and Teaching Styles Inventory (TSI) by Grasha (1996). In this sample, teachers revealed in favor of the implementation of Sexual Education.

Key words: Sexual education, teachers, attitudes, knowledge, comfort.

 

 

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(*) Professora de Educação Especial na EB 2,3 da Costa de Caparica.

(**) Instituto Superior de Serviço Social, Lisboa. Director Executivo da Associação para o Planeamento da Família.

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