SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Essential health psychology (2002): Mark Forshaw. London: Arnold, 236 pp.Existential therapies (2003): Mick Cooper. London: Sage Publications, 169 pp. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.3 Lisboa set. 2004

 

ACTAS DA IV CONFERÊNCIA “PSICOLOGIA NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS” (2004) - Rita Correia, Isabel Trindade, & José A. Carvalho Teixeira (Eds.). Lisboa: ISPA, Colecção Actas, 211 pp.

 

Trata-se do volume de actas que reúne textos das comunicações apresentadas em 2002 na IV Conferência Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários, dedicada ao tema ‘Consulta psicológica em Centros de Saúde’. Tal como as actas anteriores, da III Conferência, que foram publicadas em 2000, este volume em análise é mais um documento que dá testemunho sobre

o que tem sido a intervenção dos psicólogos nos Centros de Saúde no nosso país, uma realidade que se tem procurado fazer reflectir nestas conferências realizadas periodicamente de dois em dois anos.

O conteúdo deste volume de actas é muito diversificado, reflectindo a diversidade de intervenções que os psicólogos realizam nos Centros de Saúde. Todavia, de acordo com o programa científico da reunião, é possível agrupar as comunicações em três blocos: experiências de intervenção em vários Centros de Saúde, simpósios e comunicações temáticas.

Nas experiências de intervenção em vários Centros de Saúde referem-se os artigos de Maria João Barros (Centro de Saúde de Sete Rios / Comissão Distrital de Luta Contra a SIDA) sobre o papel do psicólogo na infecção VIH/SIDA, de Teresa Alcaso (Centro de Saúde de Rio de Mouro) sobre formação de voluntários, de Margarida Brígido (Centro de Saúde do Cacém) sobre as atitudes dos médicos de família em relação à intervenção dos psicólogos nos Centros de Saúde, de Maria Lucinda Pimentel, Carla Costa & Hugo Ramos (Centro de Saúde de Almada) sobre a consulta psicológica a propósito de vários casos clínicos, de Inês Maurício (Centro de Saúde da Reboleira) sobre a consulta psicológica e a prevenção da depressão pós-parto, de Paulo Passos (Centro de Saúde de Braga) sobre as actividades clínicas e projectos realizados, de Luís Robert (Centro de Saúde da Lapa) sobre a consulta psicológica e, finalmente, de Isabel Mesquita (Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins) a propósito de um caso clínico de cancro da próstata.

Em relação aos simpósios realizados, as actas incluem os artigos de Luísa Barros (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) sobre objectivos e metodologias de intervenção em psicologia pediátrica, de José A. Carvalho Teixeira (ISPA) sobre uma experiência de formação de médicos de família para a promoção da adesão a rastreios oncológicos, de Ivone Patrão (Centro de Saúde de Peniche) sobre investigação e intervenção psicológica no comportamento de adesão ao rastreio do cancro do colo do útero, de Paulo Vitória, Carlota Simões Raposo, Filipa Peixoto, & M. Pais Clemente (Conselho de Prevenção do Tabagismo) sobre prevenção do tabagismo nos jovens - Projecto ESFA, de Paulo Vitória, Camila Canteiro, Luís Oliveira, & M. Pais Clemente (Conselho de Prevenção do Tabagismo) sobre o programa “serviços de saúde sem tabaco”, de Helena Carmo (Centro de Saúde de Alvalade) sobre o papel do psicólogo na consulta de desabituação tabágica e, ainda, de Rita Correia (Centro de Saúde da Parede) sobre participação do psicólogo nos cuidados continuados.

Por último, no referente a outras comunicações temáticas foram incluídos os textos da autoria de Ana Isabel Campino (Centro de Saúde de Carnaxide) sobre a abordagem da sexualidade no atendimento a jovens, de José A. Carvalho Teixeira (ISPA) sobre formação profissional para a colaboração entre psicólogos e médicos de família e, por último, de Susana Leote (Centro de Saúde da Lapa) sobre intervenção psicológica com adolescentes no projecto “Aparece”.

A leitura dos artigos publicados neste volume de actas que, todavia, não integra todas as comunicações apresentadas, põe em evidência uma experiência profissional muito rica e diversificada em Centros de Saúde e permite identificar a importância da visibilidade social da psicologia na organização para a inserção profissional na equipa de cuidados de saúde primários. Tal como publicações anteriores, este volume de actas dá conta de mais uma etapa histórica no campo da intervenção psicológica em Centros de Saúde.

 

Rita Correia

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons