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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.3 Lisboa set. 2004

 

Significações leigas de saúde e de doença em adultos

 

JOAQUIM REIS (*)

FERNANDO FRADIQUE (**)

 

 

RESUMO

As pessoas leigas em Medicina apresentam significações ou explicações alternativas acerca dos processos de saúde e de doença, que coexistem e competem com as dos profissionais de saúde. Neste artigo descre-ve-se uma pesquisa qualitativa efectuada com 67 adultos, leigos em Medicina, com os seguintes objectivos (1) aceder às significações sobre saúde e sobre doença dessas pessoas; (2) comparar as significações obtidas através do questionamento e através da exposição a narrativas e, (3) analisar a prevalência das significações sobre saúde e doença na população estudada, no sentido de avaliar se existem concepções, quer de saúde quer de doença, que possam ser consideradas como características deste grupo.

Palavras-chave: Concepções leigas, saúde e doença.

 

 

ABSTRACT

Laypersons in Medicine present alternative meanings or explanations on health and illness processes. These explanations coexist and compete with those of endorsed by health professionals. This paper describes a qualitative research that was carried with 67 lay adults. The study objectives were: 1) to assess lay conceptions about health and disease; 2) to compare those conceptions after an open question and after the exposition of the participant to a narrative; 3) to analyse the prevalence of lay conceptions on these group of subjects.

Key words: Lay conceptions, health and disease.

 

 

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Full text only available in PDF format.

 

 

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(*) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade Independente, Lisboa.

(**) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.

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