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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.1 Lisboa mar. 2004

 

Conflito, justiça e cidadania

 

ANA CARITA (*)

 

 

RESUMO

Anuncia-se a finalidade da investigação em que se inscreve a presente comunicação: averiguar a qualidade do ambiente da aula enquanto ambiente facilitador do desenvolvimento sociomoral dos estudantes. Refere-se que os conflitos interpessoais na aula e, em particular, os processos de resolução dos mesmos, foram tomados como indicadores da qualidade desenvolvimental do contexto aula. Enunciam-se de seguida os pressupostos da pesquisa, de que se destaca a ênfase atribuída ao conceito de escola como comunidade justa apresentado e operacionalizado por L. Kohlberg (1980). Dá-se conta da metodologia utilizada e da composição da amostra. De seguida apresentam-se alguns resultados relevantes da pesquisa, os quais não nos permitem inferir uma definição da aula como um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento sociomoral dos estudantes.

Palavras-chave: Desenvolvimento sociomoral, resolução de conflitos, conflito interpessoal na sala de aula.

 

 

ABSTRACT

The aim of this study was to analyse the quality of the classroom environment as an environment which facilitates the sociomoral development of pupils. Interpersonal conflicts in the classroom and, particularly, the processes and strategies used to deal with these conflicts were used as indicators of the developmental quality of the context of the classroom. The theoretical principles which framed this study are presented, with a particular emphasis on the concept of school as a just community, presented and operationalised by L. Kohlberg (1980). The methodology of the study and the composition of the sample are described. Some relevant results of the study are discussed and we demonstrate that these results do not allow us to define the classroom as a sufficiently good environment for the sociomoral development of pupils.

Key words: Sociomoral development, conflict resolution, interpersonal conflict in the classroom.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. UIPCDE.

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