SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Educar para a paz e a cidadania democratica depois do 11-SPrevenção das toxicodependências: Porquê eu? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.1 Lisboa mar. 2004

 

Conflito, justiça e cidadania

 

ANA CARITA (*)

 

 

RESUMO

Anuncia-se a finalidade da investigação em que se inscreve a presente comunicação: averiguar a qualidade do ambiente da aula enquanto ambiente facilitador do desenvolvimento sociomoral dos estudantes. Refere-se que os conflitos interpessoais na aula e, em particular, os processos de resolução dos mesmos, foram tomados como indicadores da qualidade desenvolvimental do contexto aula. Enunciam-se de seguida os pressupostos da pesquisa, de que se destaca a ênfase atribuída ao conceito de escola como comunidade justa apresentado e operacionalizado por L. Kohlberg (1980). Dá-se conta da metodologia utilizada e da composição da amostra. De seguida apresentam-se alguns resultados relevantes da pesquisa, os quais não nos permitem inferir uma definição da aula como um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento sociomoral dos estudantes.

Palavras-chave: Desenvolvimento sociomoral, resolução de conflitos, conflito interpessoal na sala de aula.

 

 

ABSTRACT

The aim of this study was to analyse the quality of the classroom environment as an environment which facilitates the sociomoral development of pupils. Interpersonal conflicts in the classroom and, particularly, the processes and strategies used to deal with these conflicts were used as indicators of the developmental quality of the context of the classroom. The theoretical principles which framed this study are presented, with a particular emphasis on the concept of school as a just community, presented and operationalised by L. Kohlberg (1980). The methodology of the study and the composition of the sample are described. Some relevant results of the study are discussed and we demonstrate that these results do not allow us to define the classroom as a sufficiently good environment for the sociomoral development of pupils.

Key words: Sociomoral development, conflict resolution, interpersonal conflict in the classroom.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Carita, A. (2002). O conflito interpessoal na sala de aula. Representações dos estudantes e qualidade desenvolvimental do contexto. Tese de doutoramento inédita. Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências.         [ Links ]

Coimbra, J. (1991a). Estratégias cognitivo-desenvolvimentais em consulta psicológica. Tese de doutoramento inédita: Provas complementares. Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.         [ Links ]

Collins, W. A., & Laursen, B. (1992). Conflict and relationships during adolescence. In C. U. Shantz, & W. W. Hartup (Eds.), Conflict in child and adolescent development. New York: Cambridge University Press.         [ Links ]

Deutsch, M. (1986). Cooperation, conflict and justice. In H. W. Bierhoff, R. L. Cohen, & J. Greenbei (Eds.), Justice in social relations. New York: Plenum Publishing Corporation.         [ Links ]

Deutsch, M. (1990). Sixty Years of Conflict. The International Journal of Conflict Management, 1 (3), 237-263.         [ Links ]

Hinde, R. A. (1979). Towards understanding relationships. London: Academic Press.         [ Links ]

Kohlberg, L. (1980). High Scholl democracy and education for a just society. In R. Mosher (Ed.), Moral education: A first generation in theory and development. New York: Praeger.         [ Links ]

Kohlberg, L., & Turiel, E. (1971). Moral development and moral education. In G. Lesser (Ed.), Psychology and educational practice. Chicago: Scott Foresman.         [ Links ]

Kohlberg L., & Selman, R. (1972). Preparing school personnel relative to values: A look at moral education in the school. Washington, DC: Eric Clearinghouse on Teacher Education.         [ Links ]

Kohlberg, L., Power, F. C., & Higgins, A. (1997). La education moral según Lawrence Kohlberg. Barcelona: Gedisa. (Edição original em inglês, 1989).         [ Links ]

Leventhal, G. S. (1976). Fairness in social relationships. In J. W. Thibault, J. T. Spence, & R. S. Carson (Eds.), Contemporary topics in social psychology. Morristown, NJ: General Learning Press.         [ Links ]

Piaget, J. (1987). El criterio moral en el niño. Barcelona: Martínez Roca. (Edição original em francês, 1932).         [ Links ]

Selman, R. L. (1976). Social-cognitive understanding. A guide to educational and clinical practice. In T. Lickona (Ed.), Moral development and behavior. Theory, research and social issues. New York: Holt, Rinehart & Winston.         [ Links ]

Selman, R. S. (1980). The growth of interpersonal understanding. Developmental and clinical analyses. San Diego: Academic Press.         [ Links ]

Selman, R. S., Beardslee, W., Schultz, H., Krupa, M., & Podorefsky, D. (1986). Assessing interpersonal negotiation strategies: toward the integration of structural and functional models. Developmental Psychology, 22 (4), 450-459.         [ Links ]

Selman, R., & Schultz, L. (1990). Making a friend in youth: Developmental theory and pair therapy. London: University of Chicago Press.         [ Links ]

 

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. UIPCDE.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons