SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Interacções sociais entre crianças com deficiência mental: Benefícios cognitivos e aprendizagemEducar para a paz e a cidadania democratica depois do 11-S índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.1 Lisboa mar. 2004

 

Qualidade das relações familiares, auto-estima, autoconceito e rendimento académico

 

FRANCISCO PEIXOTO (*)

 

 

RESUMO

É normalmente aceite que a construção das auto-representações (i.e., autoconceito ou auto-estima) é mediada socialmente. As relações estabelecidas com outros significativos (nomeadamente com a família) são particularmente importantes para a construção de autoconceitos e auto-estima positivos. A qualidade das relações estabelecidas no seio da família surge, também, frequentemente associada ao rendimento académico. O objectivo deste estudo foi explorar as relações entre a qualidade das relações familiares, autoconceito, autoestima e rendimento académico. Os participantes foram 265 alunos dos 7.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade. Os dados foram recolhidos através da aplicação de uma escala de autoconceito e auto-estima e de uma escala para avaliar a percepção da qualidade das relações familiares. Os resultados evidenciam efeitos principais do rendimento académico e da qualidade das relações familiares nas auto-representações. O rendimento académico introduz diferenças nas dimensões académicas do autoconceito, mas não na auto-estima. A percepção da qualidade do relacionamento familiar produz efeitos nalgumas dimensões relacionadas com a escola (Comportamento e Competência a Português), em dimensões interpessoais (Aceitação Social e Atracção Romântica) e na Aparência Física. Os resultados mostram igualmente que a associação entre auto-estima e a qualidade das relações familiares sofre algumas modificações durante a adolescência.

Palavras-chave: Auto-representações, relações familiares, adolescência.

 

 

ABSTRACT

It is normally accepted that the construction of self-representations (e.g., self-concept or self-esteem) is socially mediated. The relationships with significant others (namely with family) are particularly important on positives self-concept and self-esteem. The quality of relationships with the family is equally important on school achievement. This study aims to explore the relations between the quality of family relationships, self-concept, self-esteem and school achievement. Participants were 265 students attending the 7th, 9th and 11th grade. Data was collected using a self-concept and self-esteem scale and a scale to measure the quality of family relationship perceptions. Results point to major effects of school achievement and quality of family relationships on self-representations. School achievement introduces differences on academic dimensions of self-concept but not in self-esteem. The perception of the quality of family relationship has major effects on some dimensions related to school (Behavior and Portuguese Competence), on interpersonal dimensions (Social Acceptance and Romantic Appeal) and on Physical Appearance. Results also show that the association between self-esteem and the quality of family relationship suffer some modifications during adolescence.

Key words: Self-representations, family relationships, adolescence.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Alves Martins, M., & Peixoto, F. (2000). Self-esteem, social identity and school achievement in adolescence. Psychology: The Journal of the Hellenic Psychological Society, 7, 278-289.         [ Links ]

Alves Martins, M., Peixoto, F., Gouveia Pereira, M., Amaral, V., & Pedro, I. (2002). Self-esteem and academic achievement among adolescents. Educational Psychology, 22, 51-62.         [ Links ]

Bishop, J. A., & Inderbitzen, H. (1995). Peer Acceptance and Friendship: An investigation of their relation to self-esteem. Journal of Early Adolescence, 15, 476-489.         [ Links ]

Coleman, J. C., & Hendry, L. B. (1999). The nature of adolescence. London: Routledge (3rd edition).         [ Links ]

Collins, W. A., & Repinski, D. J. (1994). Relationships during adolescence: Continuity and change in interpersonal perspective. In R. Montemayor, G. R. Adams, & T. P. Gullotta (Eds.), Personal relationships during adolescence (pp. 7-36). Thousand Oaks, California: SAGE Publications         [ Links ]

Connel, J. P., Spencer, M. B., & Aber, J. L. (1994). Educational risk and resilience in african-american youth: Context, self, action and outcomes in school. Child Development, 65, 493-506.         [ Links ]

Eccles, J. S. (1993). School and family effects on the ontogeny of children's interests, self perceptions, and activity choices. In J. E. Jacobs (Ed.), Developmental perspectives on motivation (pp. 145-208). Lincoln: University of Nebraska Press.         [ Links ]

Eccles, J. S., & Harold, R. D. (1993). Parent-school involvement during the early adolescent years. Teachers College Records, 94, 568-587.         [ Links ]

Feldman, S. S., & Wentzel, K. R. (1990). The relationship between parenting styles, sons' self-restraint, and peer relations in early adolescence. Journal of Early Adolescence, 10, 439-454.         [ Links ]

Grolnick, W., Kurowski, C. O., Dunlap, K. G., & Hevey, C. (2000). Parental resources and the transition to junior high. Journal of Research on Adolescence, 10, 465-489.         [ Links ]

Grolnick, W. S., & Slowiaczek, M. L. (1994). Parents' involvement in children's schooling: A multidimensional conceptualization and motivational model. Child Development, 65, 237-252.         [ Links ]

Harter, S. (1985). Manual for the self-perception profile for children. Denver: University of Denver.         [ Links ]

Harter, S. (1988). Manual for the self-perception profile for adolescents. Denver: University of Denver.         [ Links ]

Harter, S. (1990). Causes, correlates, and the functional role of global self-worth: A life-span perspective. In J. Kolligian, & R. Sternberg (Eds.), Competence considered (pp. 67-98). New Haven: Yale University Press.         [ Links ]

Harter, S. (1993). Causes and consequences of low self-esteem in children and adolescents. In R. F. Baumeister (Ed.), Self-esteem: The puzzle of low self-regard (pp. 87-116). New York: Plenum Press.         [ Links ]

Harter, S. (1996). Historical roots of contemporary issues involving self-concept. In B. A. Bracken (Ed.), Handbook of self-concept (pp. 1-37). New York: John Wiley & Sons, Inc.         [ Links ]

Harter, S. (1999). The construction of the self: A developmental perspective. New York: The Guilford Press.         [ Links ]

Kirchler, E., Palmonari, A., & Pombeni, M. L. (1993). Developmental tasks and adolescents’ relationships with their peers and their family. In S. Jackson & H. Rodriguez-Tomé (Eds.), Adolescence and its social worlds (pp. 145-167). Hove, UK: Lawrence Erlbaum Associates.

Lord, S. E., Eccles, J. S., & McCarthy, K. A. (1994). Surviving the junior high school transition, family processes, and self-perceptions as protective and risk factors. Journal of Early Adolescence, 14, 162-199.         [ Links ]

Marsh, H. W., & Craven, R. (1991). Self-other agreement on multiple dimensions of preadolescent self-concept: Inferences by teachers, mothers and fathers. Journal of Educational Psychology, 83 (3), 393-404.         [ Links ]

Marsh, H. W., Parker, J. W., & Barnes, J. (1985). Multidimensional adolescent self-concepts: Their relationship to age, sex, and academic measures. American Educational Research Journal, 22, 422-444.         [ Links ]

Noller, P. (1994). Relationships with parents in adolescence: Process and outcome. In R. Montemayor, G. R. Adams, & T. P. Gullotta (Eds.), Personal relationships during adolescence (pp. 37-77). Thousand Oaks, California: SAGE Publications.         [ Links ]

Oosterwegel, A., & Oppenheimer, L. (1993). Developmental changes between and within self-concepts. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.         [ Links ]

Paterson, J., Pryor, J., & Field, J. (1995). Adolescent attachment to parents and friends in relation to aspects of self-esteem. Journal of Youth and Adolescence, 24, 365-376.         [ Links ]

Peixoto, F. (1998). Auto-conceito(s), auto-estima e resultados escolares: A influência da repetência no(s) auto-conceito(s) e na auto-estima de adolescentes. In M. Alves-Martins (Ed.), Actas do IX Colóquio de Psicologia e Educação (pp. 51-69). Lisboa: ISPA.         [ Links ]

Peixoto, F. (1999). Escala de Percepção da Relação com a Família. In A. P. Soares, S. Araújo, & S. Caires (Eds.), Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Vol. VI, pp. 468-474). Braga: APPORT.         [ Links ]

Peixoto, F., & Almeida, L. S. (1999). Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima. In A. P. Soares, S. Araújo, & S. Caires (Eds.), Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Vol. VI, pp. 632-640). Braga: APPORT.         [ Links ]

Pereira, M. G. (1995). A percepção do papel do grupo de pares nas tarefas de desenvolvimento em adolescentes e pais. Dissertação de Mestrado não publicada, Lisboa: ISPA.         [ Links ]

Pierrehumbert, B., Plancherel, B., & Jankech-Caretta, C. (1987). Image de soi et perception de compétences propres chez l'enfant. Revue de Psychologie Apliquée 37, 359-377.         [ Links ]

Robinson, W. P., Tayler, C. A., & Correia, M. L. (1990). “Repetencia” by Portuguese school children in relation to their self-perception and self-evaluation. European Journal of Psychology of Education, 5, 327-335.         [ Links ]

Ryan, R. M., Stiller, J. D., & Lynch, L. H. (1994). Representations of relationships to teachers, parents and friends as predictors of academic motivation and self-esteem. Journal of Early Adolescence, 14, 226-249.         [ Links ]

Senos, J. (1996). Atribuição causal, auto-estima e resultados escolares. Análise Psicológica, 14, 111-121.         [ Links ]

Senos, J. (1997). Identidade Social, Auto-estima e Resultados Escolares. Análise Psicológica, 15, 123-137.         [ Links ]

Senos, J., & Diniz, T. (1998). Auto-estima, resultados escolares e indisciplina. Estudo exploratório numa amostra de adolescentes. Análise Psicológica, 16, 267-276.         [ Links ]

Wenz-Gross, M., Siperstein, G. N., Untch, A. S., & Widaman, K. F. (1997). Stress, Social Support, and Adjustment of adolescents in middle school. Journal of Early Adolescence, 17, 129-151.         [ Links ]

 

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. UIPCDE. E-mail: fpeixoto@ispa.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons