SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Desenvolvimento e aprendizagem da ortografia: Implicações educacionaisQualidade das relações familiares, auto-estima, autoconceito e rendimento académico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.1 Lisboa mar. 2004

 

Interacções sociais entre crianças com deficiência mental - Benefícios cognitivos e aprendizagem

 

CLÁUDIA MARTINHO (*)

 

 

RESUMO

A presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada.

Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades - grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema.

Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente.

Palavras-chave: Interacções sociais, Síndroma de Down, benefícios do trabalho de grupo.

 

 

ABSTRACT

This paper is based on a study of the role of social interactions between mentally disabled children, with light or moderate mental disabilities.

The aim of this study was to understand the dynamics that characterise the interaction between these children and in order to do so the children were asked to solve two problems individually (control group) or in pairs (experimental group).

The analysis of the results shows that, in both tasks, the children who worked in interaction (experimental group) presented more cognitive benefits and higher learning in the post-test situation than those who worked individually.

Key words: Social interactions, Down Syndrome, benefits of group work.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Baquero, R. (1998). Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas.         [ Links ]

Blaye, A. (1988). Mécanismes générateurs de progrés lors la resolution à deux du produit de deux ensembles par des enfants de 5-6 ans. In A. N. Perret-Clermont (Ed.), Interagir et connaître enjeux et régulations sociales dans le développement cognitive (pp. 41-54). Neuchâtel: Delachaux et Niestlé.        [ Links ]

Doise, W., & Mugny, G. (1981). Le dévelopment social de l'intelligence. Paris: InterÉditions.         [ Links ]

Doyle, A., et al. (1980). The effect of playmate familiarity on the social interactions of young children. Child Development, 51, 217-223.         [ Links ]

Feilston, D., Weintraub, S., & Michaeli, O. (1972). Social interaction in heterogeneous preschools. Child Development, 43, 1249-1259.         [ Links ]

Gilly, M. (1988). Interaction entre pairs et constructions cognitives: modeles explicatifs. In A. N. Perret-Clermont, & M. Nicolet (Eds.), Interagir et connaître: Enjeux et régulations sociales dans le développement cognitive (pp. 19-28). Cousset: Delval.         [ Links ]

Gilly, M. (1989a). Social psychology of cognitive constructions: European Perspectives. Madrid: EARLI.         [ Links ]

Gilly, M. (1989b). À propos de la théorie du conflitcognitif et des mécanismes psycho-sociaux des constructios cognitives: Perspectives actuelles et modeles explicatifs. In N. Bednarz, & C. Garnier (Eds.), Constructions des savoirs obstacles & conflits (pp. 162-182). Montréal: Agence d'Arc Inc.         [ Links ]

Gilly, M. (1995). Approches socio-constructives du développment cognitif. In D. Golder (Eds.), Profession enseignant: Manuel de psychologie pour l'enseignement (pp. 130-167). Paris: Hachette.         [ Links ]

Gilly, M., Fraisse, J., & Roux, J. P. (1988). Résolutions de problémes en dyades et progrés cognitifs chez enfants de 11 à 13 ans: Dynamiques interactives et socio-cognitives. In A. N. Perret-Clermont, & M. Nicolet (Eds.), Interagir et connaître: Enjeux et régulations sociales dans le développment cognitive (pp. 73-92). Cousset: Delval.         [ Links ]

Guralnick, M. J. (1981). The social behavior of preschool children at different developmental levels: Efects of group compositon. Journal of Experimental Child Psychology, 31, 115-130.         [ Links ]

Nóvoa, M. V. (1996). A auto-estima em adolescentes deficientes mentais ligeiros. Monografia de fim de curso. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.         [ Links ]

Peixoto, F., & Menéres, S. (1997). Interacções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmicas interactivas e nos procedimentos de resolução. Análise Psicológica, 15 (2), 269-281.         [ Links ]

Vygotsky, S. (1979). Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto.         [ Links ]

Vygotsky, S. (1987). Historia del desarrollo de las funciones psicológicas superiores. La Havana: Ed. Científico-Técnica.         [ Links ]

Winnykamen, F. (1990). Imitation et acquisition par observation: Études récentes et perspectives. In J. Bideau, & M. Michelle (Eds.), Psychologie Développmentale: Próblemes et Realités (pp. 215-230). Bruxelas: Pierre Mardaga.         [ Links ]

 

 

(*) Psicóloga, Centro de Juventude de Setúbal.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons