SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Dyslexie: Le retourCompetências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.1 Lisboa mar. 2004

 

Descobrir o princípio alfabético

 

ANA CRISTINA SILVA (*)

 

 

RESUMO

A imersão das crianças num mundo de referentes escritos e de interacções em torno do objecto “escrita”, permite-lhes fazer um conjunto de descobertas sobre a natureza e funções do código alfabético previamente ao ensino formal. Contudo a riqueza desses contactos e a frequência das transações infantis antes da entrada para a escola é variável, fazendo com que as crianças cheguem à escola em diferentes estádios relativamente à percepção que têm da natureza do código alfabético. A massificação do ensino reflecte-se em estratégias de ensino uniformes e descentradas das confusões conceptuais infantis em relação ao funcionamento do código escrito. A compreensão do princípio alfabético, ou seja a percepção de que as letras ordenadas no espaço das palavras representam os fonemas orais das unidades lexicais, implica competências de elevada complexidade de abstração. Concorrem para esta compreensão a consciência fonológica, o conhecimento de letras e uma percepção da escrita enquanto um código que representa unidades linguística. Cada uma das competências e concepções subjacentes poderá constituirse como um obstáculo à compreensão do princípio alfabético, condicionando o sucesso académico na aprendizagem da leitura.

Palavras-chave: Aprendizagem da leitura, treino fonético, estratégias de leitura.

 

 

ABSTRACT

The immersion of children in a world of written symbols and interactions around “writing” allows them to make a series of discoveries about the nature and functions of the alphabetical code before the beginning of formal education. However, the richness of these contacts and the frequency of transactions before entry in school are variable and this means that children begin school in different stages in terms of their perception of the nature of the alphabetical code. The massification of education has led to teaching strategies which are uniform and decentred from children's conceptual confusion surrounding the functioning of the written code. The comprehension of the alphabetical principle, i.e. the perception that letters ordered in the space ofwords represent the oral phonemes of lexical units, requires competences of high complexity of abstraction. Several aspects are involved in this comprehension: phonological consciousness, knowledge of letters and perception of writing as a code that represents linguistic units. Each of these competences and conceptions can be an obstacle to the comprehension of the alphabetical principle, affecting academic success in reading acquisition.

Key words: Reading acquisition, phonetic training, reading strategies.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Adams, M. (1998). Beginning to read: Thinking and learning about print (10th ed.). Cambridge: MIT Press.         [ Links ]

Alegria, J., & Morais, J. (1989). Analyse Segmentale et acquisiton de la lecture. In L. Rieben, & C. Perfetti (Eds.), L'apprentti lecteur. Recherches empiriques et implications pédagógiques (pp. 173-196). Neuchâtel-Paris: Delachaux et Niestlé.         [ Links ]

Byrne, B. (1997). The learnability of the alphabetic principle: children´s initial hypotheses about how print represents spoken language. Applied Psycholinguistics, 17, 401-426.         [ Links ]

Byrne, B. (1998). The fundation of literacy. Hove: Psychology Press.         [ Links ]

Ouzoulias, A. (2001). L'emergence de la conscience phonémique: apprentissage sensoriel ou développment conceptuel. In G. Chauveau (Ed.), Comprendre l'enfant lecteur (pp. 101-127). Paris: Editions Retz.         [ Links ]

Chauveau, G., Rogovas-Chauveau., E., & Alves-Martins, M. (1997). Comment l'enfant devient lecteur. Paris: Editions Retz.         [ Links ]

Downing, J., & Leong, C. K. (1982). Psychology of reading. New York: Macmillan.         [ Links ]

Ferreiro, E., & Teberosky, A. (1986). Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.         [ Links ]

Ferreiro, E. (1988). L'écriture avant la lettre. In H. Sinclair (Ed.), La produtions des notations chez le jeune enfant (pp. 18-69). Paris: Presses Universitaires de France.         [ Links ]

Goswami, U., & Bryant, P. (1992). Rhyme, analogy and children's reading. In P. Gough, L. Ehri, & R. Treiman (Eds.), Reading acquisition (pp. 49-64). New Jersey: Lawrence Erlbaum.         [ Links ]

Liberman, I. Y., Shankweiler, D., Fischer, F. W., & Carter, B. (1974). Reading and the awareness of linguistic segments. Journal of Experimental Child Psychology, 18, 201-212.         [ Links ]

Lundberg, I., Frost, J., & Peterson, O.-P. (1988). Efffects of an extensive program for stimulating phonological awareness in preschool children. Reading Research Quarterly, 23 (3), 8-17.         [ Links ]

Pontecorvo, C., & Orsolini, M. (1996). Writing and written language in children´s development. In C. Pontecorvo, M. Orsolini, B. Burge, & L. Resnick (Eds.), Children´s early text construction (pp. 3-23). New Jersey: Lawrence Erlbaum.         [ Links ]

Sulzby, E. (1989). Assessment of emergent writing and children´s language while writing. In L. Morrow, & J. Smith (Eds.), Writing in real time: Modelling production processes (pp. 83-109). New York: Longman.         [ Links ]

Treiman, R. (1992). The role of intrasyllabic units in learning to read and spell. In P. Gough, L. Ehri, & R. Treiman (Eds.), Reading acquisition (pp. 65-106). New Jersey: Lawrence Erlbaum.         [ Links ]

Treiman, R. (1998). Why spelling? The benefits of incorporating spelling into beginning to reading instruction. In J. L. Metsala, & L. C. Ehri (Eds.), Word recognition in beginning literacy (pp. 289-313). London: Lawrence Erlbaum.         [ Links ]

 

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. UIDPCDE.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons