SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Apoio à família e formação parentalAprender vivendo: As experiências de vida no desenvolvimento e na aprendizagem índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.1 Lisboa mar. 2004

 

Intervenção precoce: Focada na criança ou centrada na família e na comunidade?

 

ISABEL CHAVES DE ALMEIDA (*)

 

 

RESUMO

A Intervenção Precoce dirige-se às famílias e às crianças. Deverá, portanto, preocupar-se com os aspectos ligados à promoção do desenvolvimento da criança, assim como com o apoio global à família. Na perspectiva ecossistémica, que hoje se defende, estas respostas deverão ser integradas e inserir-se nos contextos de vida das famílias.

Pôr em prática este tipo de abordagem não é fácil e mesmo em países como os Estados Unidos, se reconhece a existência de uma discrepância entre as práticas ideais dos profissionais e as suas práticas reais (Bailey, 1994).

E em Portugal, o que se passa? Sobre isto tentámos deixar algumas pistas com base em alguns dados empíricos.

Palavras-chave: Intervenção precoce, intervenção centrada na família, avaliação de práticas.

 

 

ABSTRACT

Early intervention is aimed at families and children. It must therefore promote the development of the child, as well as provide global support to the family. According to the ecosystemic perspective, these concerns must be integrated in the life contexts of families.

Putting these types of approaches in practice is not easy and even in countries such as the United States of America studies have identified discrepancies between professionals' perceptions of what are ideal practices and their real practices (Bailey, 1994).

And in Portugal, what is happening? Using empirical data, we will discuss and characterise the current situation of early intervention in Portugal.

Key words: Early intervention, family centred intervention, evaluation of practices.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Bailey, D., & Wolery, M. (2002). FPG director testifies before presidential commission: Part 1 of 2. Retirado em 22/4/02 de htpp://www.fpg.unc.Edu/ MediaInfo/pr/detail.cfm?PressreleaseD=83         [ Links ]

Bailey, D., & Wolery, M. (2002). FPG director testifies before presidential commission: Part 2 of 2. Retirado em 22/4/02 de htpp://www.fpg.unc.Edu/ MediaInfo/pr/detail.cfm?PressreleaseD=83         [ Links ]

Bairrão, J., & Almeida, I. C. (2002). Contributos para o estudo das práticas de intervenção precoce em Portugal. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica.         [ Links ]

Bairrão, J., & Almeida, I. C. (2003). Questões actuais em intervenção precoce. Psicologia, 17 (1), 15-29.         [ Links ]

Bronfenbrenner, U. (1979). The ecology of human development: Experiments by natural and design. Cambridge: Harvard University Press.         [ Links ]

Bronfenbrenner, U. (1986). Recent Advances in Research on the Ecology of Human Development. In R. K. Silbereisen, K. Eyferth, & G. Rudinger (Eds.),Development as Action in Context. Problem Behaviour and Normal Youth Development. Berlin: Springer Verlag.         [ Links ]

Bronfenbrenner, U. (1989). Ecological System Theory. Annals of Child Development, 6, 187-249.         [ Links ]

Bronfenbrenner, U. (1994). Nature - Nurture Reconceptualized in Developmental Perspective: A Bioecological Model. Psychological Review, 101 (4), 568-586.         [ Links ]

Bronfenbrenner, U., & Morris, P. A. (1998). The ecology of developmental processes. In W. Damon, & R. M. Lerner (Eds.), Handbook of Child development. Vol. 1. Theoretical models of human development. New York: J. Wiley.         [ Links ]

Sameroff, A. J. (1975). Early influences on development: Fact or fancy. Merrill Palmer Quarterly, 21, 267-294.         [ Links ]

Sameroff, A. J. (1995). General Systems theories and developmental psychopathology. In D. Cicchetti, & D. J. Cohen (Eds.), Developmental psychopathology. Vol. 1. Theory and Methods. New York: J. Wiley.         [ Links ]

Sameroff, A. J., & Fiese, B. H. (1990). Transitional regulation and early intervention. In S. J. Meisels, & J. P. Shonkoff (Eds.), Handbook of early childhood intervention. Cambridge: Cambridge University Press.         [ Links ]

Sameroff, A. J., & Fiese, B. H. (2000). Transactional regulation: The developmental ecology of early intervention. In J. P. Shonkoff, & S. J. Meisels (Eds.), Handbook of early childhood intervention (2th ed.). Cambridge: Cambridge University Press.         [ Links ]

Turnbull, A. P., & Turnbull, H. R. (1986). Families, Professionals, and Exeptionality: A Special Partnership. Columbus, OH: Charles E. Merrill. von Bertalanffy, L. V. (1968). General Systems Theory. New York: Georges Brazilles.         [ Links ]         [ Links ]

 

 

(*) Centro de Estudo e Apoio à Criança e à Família, MTSS.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons