SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1O que é ser criança: Da genética ao comportamentoApoio à família e formação parental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.1 Lisboa mar. 2004

 

Avaliação de programas de intervenção precoce

 

JÚLIA SERPA PIMENTEL (*)

 

 

RESUMO

Depois de uma breve caracterização dos serviços que, no Distrito de Lisboa, têm trabalho no âmbito da Intervenção Precoce, apresentaremos os resultados de um estudo de investigação com dados relativos a 193 mães de crianças com necessidades educativas especiais em idade pré-escolar e 128 técnicos que trabalham com estas famílias.

Os dados apresentados referem-se exclusivamente às Entrevistas/Questionários feitos aos pais e aos técnicos. São analisados em termos das fases do Ciclo de Avaliação Intervenção: deteção do problema e orientação inicial aos pais; processo de avaliação/reavaliação; partilha de informação com os pais; processo de intervenção; envolvimentos e coordenação de serviços e satisfação dos pais.

Dado que os guiões de entrevista são em grande parte paralelos, as respostas de pais e técnicos podem ser comparadas, a fim de se analisar as concordâncias e discrepâncias nas percepções de ambos.

Todos os dados são analisados e discutidos em termos do que são as práticas recomendadas em Intervenção Precoce/Educação infantil especializada, concluindo-se que estas não estão a ser efectivamente no Distrito de Lisboa.

Palavras-chave: Intervenção precoce, avaliação de programas, práticas recomendadas.

 

 

ABSTRACT

After a brief characterisation of Early Intervention services in Lisbon County, we present part of the results of a research study involving 193 mothers of preschool children with special educational needs and 128 professionals working with those children and families. The data of the interviews/questionnaires responded by mothers and professionals are analysed within the phases of the assessment/intervention process: early screening and referral, assessment methodology, sharing of information with parents, intervention process, service coordination and parental satisfaction.

Parents' and professionals' responses are compared and the similarities and discrepancies of their perceptions are analysed within the ecological and transactional models.

Data show that recommend practices in Early intervention/early childhood special education are not being effectively implemented within the services in Lisbon County.

Key words: Early intervention, program evaluation, recommended practices.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Bailey, D. B., & McWilliam, P. J. (1993). The search for quality indicators. In P. J. McWilliam, & D. B. Bailey (Eds.), Working together with children and families - Case studies in early intervention (pp. 3-20). Baltimore: Paul H. Brooks.         [ Links ]

Bairrão, J. (1999, Outubro). Early intervention in Portugal. Comunicação apresentada no âmbito do Encontro Excellence in Early Childhood Intervention, Vasteras, Sweden.         [ Links ]

Bairrão, J., & Almeida, I. C. (2002). Contributos para o estudo das práticas de intervenção precoce em Portugal. Lisboa: Ministério da Educação.         [ Links ]

Benn, R. (1993). Conceptualising eligibility for early intervention services. In D. Bryant, & M. Graham (Eds.), Implementing early intervention - From research to effective practice (pp. 18-45). New York: The Guilford Press.         [ Links ]

Briker, D. (2001). The natural environment: A useful construct? Infants and Young Children, 13 (4), 21-31.         [ Links ]

Dunst, C., & Bruder, M. B. (2002). Valued outcomes of service coordination, early intervention and natural environments. Exceptional Children, 68 (3), 361-375.         [ Links ]

McWilliam, R. A. (2000). Recommended practices in interdisciplinary models. In S. Sandall, M. McLean, & B. Smith (Org.), DEC recommended practices in early intervention/early childhood special education (pp. 47-52). Denver: Division of Early Childhood of the Council for Exceptional Children.         [ Links ]

Sandall, S., McLean, M., & Smith, B. (Org.) (2000). DEC recommended practices in early intervention/ /early childhood special education. Denver: Division of Early Childhood of the Council for Exceptional Children.         [ Links ]

Simeonsson, R. J., Huntington, G., McMillen, J., Halperin, D., Zipper, I. N. Leskinen, M., & Langmeyer, D. (1996). Services for young children and families: Evaluating intervention cycles. Infants and Young Children, 9 (2), 31-42.         [ Links ]

Stayton, V., & Karnes, M. B. (1994). Model programs for infants and toddlers with disabilities and their families. In L. J. Johnson, R. J. Gallagher, M. J. Lamontagne, J. B. Jordan, B. June, J. Gallagher, P., L. Hutinger, & M. B. Karnes (Eds.), Meeting early intervention challenges (pp. 33-58). Baltimore: Paul H. Brooks.        [ Links ]

Trivette, C. M., & Dunst, C. J. (2000). Recommended practices in family-based practices. In S. Sandall, M. McLean, & B. Smith (Org.), DEC recommended practices in early intervention/early childhood special education (pp. 39-44). Denver: Division of Early Childhood of the Council for Exceptional Children.         [ Links ]

Trivette, C. M., Dunst, C. J., & Deal, A. G. (1997). Resourse-based approach to early intervention. In S. K. Thurman, J. R. Cornwell, & S. R. Gottwald (Eds.), Contexts of early intervention: Systems and settings (pp. 73-92). Baltimore: Paul H. Brooks.         [ Links ]

Turnbull, A. P., Turbiville, V., & Turnbull, H. R. (2000). Evolution of family-professional partnerships: Collective empowerment as the model for the early twenty-first century. In J. P. Shonkoff, & S. J. Meisels (Eds.), Handbook of early intervention (pp. 630-650). Cambridge: Cambridge University Press.         [ Links ]

Winton, P. J. (1996). Family-professional partnership and integrated services. In R. A. McWilliam (Ed.), Rethinking pull-out services in early intervention - A professional resource (pp. 49-69). Baltimore: Paul H. Brooks.        [ Links ]

Wolery, M. (2000). Recommended practices in child-focused interventions. In S. Sandall, M. McLean, & B. Smith (Org.), DEC recommended practices in early intervention/early childhood special education (pp. 29-33). Denver: Division of Early Childhood of the Council for Exceptional Children.         [ Links ]

 

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. UIPCDE.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons