21 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

     

 

Abordagens familiares face ao autismo

 

PAULA RONCON (*)

 

 

RESUMO

Este trabalho resulta de uma perspectiva psicodinâmica na abordagem das atitudes maternas face à criança com perturbação do spectrum autista.

No caso clínico apresentado, uma mãe recebeu suporte psico-social e integração num grupo terapêutico na Unidade da Primeira Infância. A abordagem familiar foi complementada com um trabalho social em rede, através do qual os pais participaram como parceiros no processo terapêutico.

 

Palavras-chave: Abordagem familiar, autismo, rede social.

 

 

ABSTRACT

This paper stems from a comprehensive dynamic approach of maternal attitudes towards a child with an autistic spectrum disorder.

In the case presented, the mother received psychosocial support and joined a therapeutic group, in the context of a diadic therapy program in UPI. Family approach was complemented with a - social network approach - through which parents participate as partners in the therapeutic process.

 

Key words: Family approaches, autism, social network.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Campanini, A., & Luppi, F. (1991). Servício social y modelo sistémico. Barcelona: Paidós.         [ Links ]

Desmairais, D. et al. (1994). Patient, identifié, réseau primaire et idéologie dominante: Le champ d´intervention en santé mentale. Paris: Editions ESF.        [ Links ]

Goutal, M. (1985). Du fantasme au systéme. Paris: Editions ESF.        [ Links ]

Malvy, J., Adrien, J. L., Rouby, P., Roux, S., & Sauvage, D. (1996). Signes précoces de l' autisme et retard mental. Devenir, 8 (3), 39-58.         [ Links ]

Mello Breyner, S. (1985). No tempo dividido e mar novo. Lisboa: Edições Salamandra. Paul, C. (1991). Le bebé que voit, mais ne regard pas. Devenir, 3 (1), 62-78.         [ Links ]         [ Links ]

Soulé, M. (1978). Essai de compréhension de la mére d´un enfant autistique. In M. Soulé (Ed.), Mère mortifère, mère meurtrière, mère mortifière (pp.79-109). Paris: Éditions ESF.         [ Links ]

Speck, R. (1987). L´intervention en réseau social, Les thérapies de réseau, théorie et développement. Paris: Édtions ESF.         [ Links ]

Winnicott, D. (1975). Jeu et realité. Paris: Gallimard. Wittezaele, J. J., & Garcia, I. (1994). La escuela de Palo Alto. Barcelona: Editorial Herder.        [ Links ]         [ Links ]

 

 

(*) Técnica de Serviço Social.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License