SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Nota de AberturaA classificação diagnóstica das perturbações da saúde mental da primeira infância: uma experiência clínica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.21 n.1 Lisboa jan. 2003

 

Uma nova perspectiva em saúde mental do bebé

A experiência da Unidade da Primeira Infância

 

MARIA JOSÉ GONÇALVES (*)

 

 

RESUMO

Neste artigo é descrita de forma sucinta a evolução dos conhecimentos na área da saúde mental do bebé nos últimos 20 anos e discutida de forma crítica, à luz dessa evolução, a prática e filosofia de intervenção da Unidade da Primeira Infância. Sendo a primeira prioridade da Unidade a prevenção em saúde mental, é primeiramente feita uma análise do risco, em termos de resiliência e vulnerabilidade. A partir de duas vinhetas clínicas pretende-se demonstrar que a avaliação da vulnerabilidade e do risco deve, no entanto, ter em consideração a dimensão intrapsíquica, nomeadamente a qualidade das experiências precoces do self.

Palavras-chave: Experiências do self, mecanismo do risco, psicopatologia.

 

 

ABSTRACT

The author briefly describes the evolution of concepts in infant mental health in the last twenty years. Practice and principles of intervention at UPI are discussed under the light of this evolution. Being mental health prevention the first priority of the Unit, risk evaluation in terms of resilience and vulnerability assessment are hallmarks of the clinical work. Through the presentation of two clinical vignettes the author stresses that vulnerability and risk evaluation must take into account the intra-psychic dimension, namely the quality of early experiences of the self.

Key words: Experiences of the self, risk mechanisms, psychopathology.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bowlby, J. (1982). Attachment and loss: Vol. 1 Attachment (2d). New York: Basic. (Trabalho original publicado em 1969)         [ Links ]

Brazelton, T. B. (1981). Comportement et compétence du nouveau-né. Psychiatrie de l' Enfant, 24, 375-396.         [ Links ]

Brazelton, T. B. (1983). Assessment of techniques for enhancing development. In J. Call, E. Galenson, & R. L. Tyson (Eds.), Frontiers of infant psychiatry (pp. 347-361). New York: Basic Books.         [ Links ]

Cordeiro, M. J., & Caldeira da Silva, P. (1998). La classification diagnostique des troubles de la santé mentale du nourrisson. Une expérience clinique. Devenir, 10 (1).         [ Links ]

Demos, E. V. (1989). Resilience in infancy. In T. F. Dugan, & R. Coles (Eds.), The child in our times. Studies in development resiliency (pp. 3-22). New York: Bruner/Mazet.         [ Links ]

Emde, R. (1989). The infants relationship experience: developmental and affective aspects. In A. Sameroff, & R. N. Emde (Eds.), Relationship disturbances in early childhood. A developmental approach (pp. 33-52). New York: Basic Books.         [ Links ]

Emde R. N., & Source J. F. (1983). The rewards of infancy. Emotional availability and maternal referencing. In J. Call, E. Galenson, & R. L. Tyson (Eds.), Frontiers of infant psychiatry (pp. 17-30). New York: Basic Books.         [ Links ]

Fonagy, P., Steele, M., Steele, H., Moran, G. S., & Higgit, A. C. (1991). The capacity for understanding mental states: the reflective self in parent and child and its significance for security of attachment. Infant Mental Health Journal, 12, 201-218.         [ Links ]

Greenspan, S. I. (1989). The development of the Ego: Insights from clinical work with infants and young children. In S. Greenspan, & G. Pollock (Eds.), The course of life, Vol. 1 Infancy (pp. 85-164). Madison: International University Press.         [ Links ]

Murray, L., & Cooper, P. (1997). The role of infant and maternal factors in postpartum depression, mother-infant interactions, and infant outcomes. In L. Murray, & P. Cooper (Eds.), Post-partum depression and child development (pp. 111-135). New York: The Guilford Press.         [ Links ]

Perry, B., Pollard, R., Blakley, T., Blaker, L., & Vigilante, D. (1995). Childhood trauma, the neurobiology of adaptation and «use-dependent» development of the brain: How «states» become «traits». Infant Mental Health Journal, 16, 271-291.         [ Links ]

Pine, F. (1985). Developmental theory and clinical process. London: Yale University Press.        [ Links ]

Rutter, M. (1994). Stress research: accomplishments and tasks ahead. In R. J. Haggerty, J. Robert, J. L. R. Sherrod, N. Garmezy, & M. Rutter (Eds.), Stress, risk, and resilience in children and adolescents, processes mechanisms and interventions (pp. 354-385). New York: Cambridge University Press.         [ Links ]

Siegel, J. (1998). The developing mind: Toward a neurobiology of interpersonal experience. The Signal, 6 (3-4), 1-11.         [ Links ]

Stern, D. (1985). The interpersonal world of the infant: a view from psychoanalysis and developmental psychology. New York: Basic Books.         [ Links ]

Stern, D. (1991). Maternal representations: a clinical and subjective phenomenological view. Infant Mental Health Journal, 12 (3), 174-186.         [ Links ]

Thomas A., & Chess S. (1977). Temperament and development. New York: Brunner/Mazel.         [ Links ]

 

 

(*)Pedopsiquiatra.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons