SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Le champ du handicap, ses enjeux et ses mutations: du désavantage à la participation socialeApproche historique et sociologique du milieu carcéral en France: comment comprendre les difficultés d'ouverture de la politique pénitentiaire française (1789-1945) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.20 n.3 Lisboa jul. 2002

 

Da privação socio-económica à falência dos conceitos de suporte social e desenvolvimento: Reflexões para uma práxis interventiva

 

CARLOS SIMÕES (*)

 

RESUMO

Neste artigo, propomos um conjunto de reflexões que estabelecem o confronto entre alguns dos mecanismos que originam a privação socio-económica e as suas consequências nos processos de desenvolvimento humano. É discutido o papel da Ciência na emergência das problemáticas sociais e põe-se em relevo, a falácia do conceito «Globalização», face aos novos e crescentes territórios da marginalidade e da exclusão social.

Palavras-chave: Suporte social, exclusão social, marginalidade, privação socio-económica.

 

ABSTRACT

In this paper, we discuss the social economical privation and its possible causes. Focusing the general context of social exclusion and marginality, we argue that science may have a role on the origin of some of these social problems, and the «Globalisation» as a solution is a fallacy.

Key words: Social support, social exclusion, margininality, social economical privation.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Barrera, M. (1986). Distinctions between social support concepts, measures and models. American Journal of Community Psychology, 14, 413-445.         [ Links ]

Bucher, R., Doneda, D., & Assis, C. R. (1994). Acerca de delinquência juvenil e consumo de drogas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 10 (2), 287-297.         [ Links ]

Buendia, V., Marin, R., & Hernandez, J. (1998). Estres economico, interaccion familiar y sintomatologia depressiva. Anales de Psiquiatria, 14 (1), 15-21.         [ Links ]

Cohen, P., Cohen, J., & Brook, J. (1993). Na epidemiological study of disorders in late childhood and adolescence. Journal Child Psychology, 34 (6), 869-877.         [ Links ]

Farrel, A. (1993). Risk factores for drugs use in urban adolescentes: a three-wavw longitudinal study. The Journal of Drugs Issues, 3, 443-462.         [ Links ]

Garmezy, J. (1971). Children at risk. The search for the antecedents of schizophrenia I: Conceptual models and research methods. Schizophrenia-Bulletin, 8, 14-90.         [ Links ]

Garnefski, N., & Okma, S. (1997). Addiction-risk and aggressive/criminal behavior in adolescence: Influence of family, school and peers. Journal of Adolescence, 19 (6), 503-512.         [ Links ]

Jessor, R. (1993). Perspectives on behavioral science: The Colorado lectures. Boulder, CO, USA: West-view Press.         [ Links ]

Mieza, M. (1976). Los asentamientos chabolistas en Madrid. Ciudad y Territorio, 3/4.        [ Links ]

Molina, J. V. (1996). Proceso de inadaptación social. Madrid: Editorial Popular.         [ Links ]

Prieto, G., Mateos, P., & Infestas, A. (1987). Predelinquencia y conductas antisociales en los adolescentes de Salamanca. Revista Provincial de Estudios, 24-25, 247-296.         [ Links ]

Rutter, M. (1989). Pathways from childhood to adult life. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 30, 23-51         [ Links ]

Sameroff, A., & Seifer, R. (1993). Models of development and developmental risk: Handbook of infant mental health. New York, NY. USA: The Guildford Press.         [ Links ]

Simões, C. (2000). Adolescentes em risco: Um estudo socio-ecológico de um bairro degradado da cidade de Lisboa. Tese de Doutoramento em Psicologia da Educação. Universidade de Salamanca.         [ Links ]

Stokols, D. (1972). On the distinction between density and crowding: some implications for future research. Psychological Review, 79 (3), 255-277.         [ Links ]

Ulriksen, V. (1999). La violencia social in la escuela: Efectos traumaticos en la mente de los ninos en un contexto de pobreza cronica. Revista Uruguaya de Psicoanálisis, 88, 131-152.         [ Links ]

Wills, A. T., Blechaman, A., & McNamara, G. (1996). Family support, coping, and competence. Hillsdale, NJ, England: Lawrence Erlbaun Associates, Publishers.         [ Links ]

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons