SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Características motivacionais e opções curriculares no Ensino Básico: educação tecnológica vs.2.ª língua estrangeiraLack of control leads to less stereotypic perceptions of groups: an individual difference perspective índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.19 n.3 Lisboa jul. 2001

 

Sobre a avaliação: O comportamento subjacente à «norma de referência»

 

ANTÓNIA PRATAS FERNANDES (*)

FELICE CARUGATI (**)

PATRIZIA SELLERI (**)

 

RESUMO

O presente trabalho teve como propósito o estudo do comportamento avaliativo subjacente às normas de referência. Rheinberg (1983), referiu que na actividade avaliativa existem duas normas de referência, uma social e outra individual, que teoricamente se opõem.

Na sequência dos trabalhos empíricos de Rheinberg (1980, 1983) e Forzi (1994), analisou-se o método de categorização do comportamento de avaliação no «Little Evaluation Test», dos professores e futuros professores, procedendo-se à operacionalização da «norma de referência» e, em consequência, à definição de três categorias: norma social, individual e socio-individual.

Palavras-chave: Avaliação, normas de referência: social, individual e socio-individual, comportamento avaliativo.

 

ABSTRACT

The aim of this study was concerned with the analysis of the evaluation behavior according with the reference norms. Rheinberg (1983) refers the existence of two norms of evaluation during the evaluation activities that are from the theoretical point of view opposed, one social and other individual.

Based on the empirical work of Rheinberg (1980, 1983) e Forzi (1994) we analysed the categorization method of teachers and future teachers on their evaluative behaviour in the «Little Evaluation Test» and we proceed to the operational definition of the reference norm and consequently to de definition of three categories: social norm, individual and social-individual norm.

Key words: Evaluation, reference norms: social, individual and social-individual, evaluative behaviour.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Afonso, A. (1991). O poder de avaliar na génese de uma sociologia da avaliação. O Professor, 22, 40-45.        [ Links ]

Allal, L., Cardinet, J., & Perrenoud, P. (1986). A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Livraria Almedina.         [ Links ]

Ambrósio, T., Benavente, A., Lima, M. J., Azevedo, J., & Cortesão, L. (1992). Decisões nas políticas e práticas educativas. Porto: Sociedade Portuguesa da Educação.         [ Links ]

Barbier, J. M. (1990). L'evaluation en formation (2.a ed.). Paris: Presses Universitaires de France.         [ Links ]

Bloom, B. et al. (1983). Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Pioneira.         [ Links ]

Boscolo, P. (1986). Psicologia dell'apprendimento scolastico: aspetti cognitivi. Torino: UTET Libreria.         [ Links ]

Cardinet, J. (1993). Avaliaré medir?. Porto: Asa Editora.        [ Links ]

Carugati, F., & Salleri, P. (1996). Psicologia sociale dell'educazione. Bologna: Il Mulino.         [ Links ]

Coll, C. (1980). Psicologia educacional y desarolo de los procesos educativos. In C. Coll, & M. Forns (Eds.), Areas de intervención de la psicologia. La educación como fenómeno psicológico. Barcelona: Horsori.         [ Links ]

Coll, C. (1987). Psycologia y curriculum. Barcelona: Eaia.        [ Links ]

Cronbach, L. J. et al. (1980). Toward reform of program evaluation. San Francisco: Jossey Bass.         [ Links ]

De Ketele, J. M. (1980). Observer pour éduquer. Berna: Peter Lang.        [ Links ]

Domingues, I. (1991). O copianço: a arte da sobrevivência dos alunos e da escola. Braga: Universidade do Minho.         [ Links ]

Estrela, A., & Nóvoa, A. (1992). Avaliação em educação: Novas prespectivas. Lisboa: Educa.         [ Links ]

Fernandes, D., & Brandão, I. (1990). Conceitos básicos em avaliação de programas educativos. Inovação, 3 (4), 1-20.         [ Links ]

Forzi, M. (1994). Orientamento valutativo degli insegnati e aspettative di controllo negli allievi. Ricerche di Psicologia, 18 (2).         [ Links ]

Gilly, M. (1980). Maître-élève, rôles institutionnels et representations. Paris: Presses Universitaires de France.         [ Links ]

Gimeno, J. (1988). El curriculum: Una reflexión sobre la práctica. Madrid: Morata.         [ Links ]

Gimeno, J. (1992). La evaluación en la enseñanza. In J. Gimeno & A. Peréz Gómez (Eds.), Comprender y transformar la enseñanza (pp. 334-397). Madrid: Akal.         [ Links ]

Glaser, R. (1963). Instructional technology and the measurement of learning outcomes: some questions. American Psychologist, 18, 519-521.         [ Links ]

Hadji, C. (1994). A avaliação, Regras de jogo. Porto: Porto Editora.         [ Links ]

Heckhausen, H. (1977). Achievement motivation and its constructs: a cognitive model. Motivation and Emotion, 1, 283-329.         [ Links ]

Heckhausen, H., Schmalt, H. D., & Schneider, K. (1985). Achievement motivation in perspective. New York: Academic Press.         [ Links ]

Johnson, G. (1986). Criterion-referenced assessment. In R. Lloyd-Jones, E. Bray, G. Johnson, & R. Currie(Eds.), Assessment: from principles to action (pp. 95-118). London: MacMillan.         [ Links ]

Landsheere, G. (1979). Dictionnaire de l'évluation et de la recherche en éducation. Paris: PUF.         [ Links ]

Lemos, V. (1989). O critério do sucesso: Técnicas de avaliação da aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.         [ Links ]

Marchesi, A., & Martín, E. (1998). Calidad de la enseñanza en tiempos de cambio. Madrid: Alianza Editorial.         [ Links ]

Meirieu, P. (1992). Apprendre. Oui, mais comment. Paris: ESF.         [ Links ]

Miras, M., & Solé, I. (1996). A evolução da aprendizagem e a evolução no processo de ensino e aprendizagem. In C. Coll, & J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.), Desenvolvimento psicológico e educação -Psicologia da educação (pp. 375-385). Porto Alegre: Artes Médicas.         [ Links ]

Monteil, J. M. (1989). Éduquer et former: Prespectives psycho-sociales. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble.         [ Links ]

Mugny, G., & Carugati, F. (1985). L'intelligence au pluriel. Cousset: Editions Delval.         [ Links ]

Noizet, G., & Caverni, J. P. (1985). Psicologia da avaliação escolar. Coimbra: Coimbra Editora.         [ Links ]

Pacheco, J. A. (1995). A avaliação dos alunos na perspectiva da Reforma. Porto: Porto Editora.         [ Links ]

Parlett, M., & Hauilton, D. (1972). Evaluation as illumination: a new approach to the study of innovatory programs. Edimburg: University of Edimburg.        [ Links ]

Pérez Gómez, A. (1985). Modelos contemporâneos de evoluación. In J. Gimeno & A. Pérez (Eds.), La enseñanza: su teoría y su práctica (pp. 426-449). Madrid: Akal.         [ Links ]

Pinto, J., & Cunha Leal, J. (1994). Algumas questões sobre a avaliação pedagógica - Uma nova cultura de avaliação. In Escola Superior de Educação de Setubal (Eds.), Avaliação pedagógica: Antologia de textos (pp. 37-40). Setúbal: ESE.         [ Links ]

Pinto, J. (1989). Avaliação escolar, Concepções, problemas e práticas. Setúbal: Escola Superior de Educação.         [ Links ]

Rheinberg, F. (1980). Leistungsbewertung und Leistungsmotivation. Hogrefe: Gottingen.         [ Links ]

Rheinberg, F. (1983). Achievement evaluation: a fundamental difference and is motivational consequences. Studies in Educational Evaluation, 9, 185-194.         [ Links ]

Ribeiro, L. C. (1990). Avaliação da aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.         [ Links ]

Sciven, M. (1991). Evaluation thesaurus. London: Sage.         [ Links ]

Selleri, P., & Carugati, F. (1997). Diventare insegnanti: Rappresentazioni sociali e pratiche a conforont. Contributo presentato al II Congresso Nazionale delle Socetá Italiana di Psicologia dell'Educazione e delle Formazione (SIPEF), Firenze.         [ Links ]

Selleri, P. et al. (2000). L' organizzazione dei gindizi di valutazione nella scuola elementare. Comunicazione presentata al IV Congresso Nazionale delle Societá Italiana di Psicologia, Divisione di Psicologia Educativa.         [ Links ]

Stake, R. (1985). Evaluating the arts in education: a responsiveness approach. Ohio: Merril, Columbus.         [ Links ]

Stenhouse, J. (1984). Investigación y desarollo del currículuim. Madrid: Morata.         [ Links ]

Tenbrink, T. (1981). Evaluación: Guía práctica para professores. Madrid: Narcea.         [ Links ]

Tyler, R. (1949/1977). Principios básicos del currículo. Buenos Aires: Troquel.         [ Links ]

Walberg, H. J., & Haertel, G. D. (1990). Introduction. In H. J. Walberg, & G. D. Haertel (Eds.), The Internacional Encychopedia of Educational Evaluation (pp. 3-5). Oxford: Pergamon Press.         [ Links ]

Zabalza, M. (1987). Diseño y desarollo curricular. Madrid: Narcea.         [ Links ]

 

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Beja.

(**) Dipartimento di Scienze dell'Educazione, Università di Bologna.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons