SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Processos de controlo nas organizações: do controlo da flexibilidade à flexibilidade do controloE se perguntássemos aos Sem-Abrigo?!! Satisfação e necessidades percepcionadas face aos serviços, num abrigo de Lisboa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.19 n.2 Lisboa abr. 2001

 

Sistemas de recompensa: Uma análise empírica de antecedentes e consequências

 

GRACIETE HONRADO (*)

MIGUEL PINA E CUNHA (**)

FRANCISCO J. CESÁRIO (***)

 

RESUMO

O objectivo principal deste estudo consistiu em analisar os antecedentes e consequências da configuração do sistema de recompensas. O trabalho avaliou a influência da cultura dominante de uma organização nas características do sistema de recompensas, bem como os efeitos deste no desempenho dos sujeitos. A questão de partida era: qual o contributo da configuração do sistema de recompensas de uma organização para a explicação do nível do desempenho dos seus trabalhadores? Este problema de investigação pode por sua vez subdividir-se nas seguintes questões: que dimensões da cultura organizacional influenciam a configuração do sistema de remuneração? Quais os efeitos do sistema de recompensas de uma organização no desempenho dos seus trabalhadores? Os resultados sugerem que as características do sistema de recompensas de uma organização sofrem influências da cultura organizacional dominante, no que se refere nomeadamente ao nível da orientação competitiva ou orientação humanista. A cultura dominante e o nível de remuneração influem de forma significativa na percepção de equidade, ou seja, organizações com cultura orientada para a competição geram percepções de iniquidade enquanto que organizações de matiz cooperativo promovem percepções de equidade. Por último, as características do sistema de recompensas influenciam múltiplas dimensões do desempenho organizacional.

Palavras-chave: Sistemas de recompensa.

 

ABSTRACT

This study analyzed some antecedents and consequences of an organization's reward system. The study evaluated the influence of the dominant culture on the characteristics of the reward system, as well as the effects of this system on organizational behavior. The departing question was: what is the contribution of the reward system to the explanation of behavior in organizations? This research problem was subdivided in the following questions: what dimensions of the culture organizational do influence the compensation system? What are the effects of the reward system? Results suggest that the characteristics of rewards are influenced by the dominant cultural type, operationalized as competitive and humanist orientations. Culture and reward systems influence the perception of fairness, in the sense that organizations with competitive cultures tend to generate more perceptions of inequity, while cooperative organizations promote perceptions of equity.

Key words: The reward system.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

Allison, G. T. Jr. (1983). Public and private management: Are they fundamentally alike in all un important respects?, in J. L. Perry e K. L. Kraemer (Eds.), Public management: Public and private perspectives. Irvine, CA: Mayfield Publishing.         [ Links ]

Brickley, J. A., Smith, C. W., & Zimmerman, J. L. (1994). Ethics, incentives and organizational design. Journal of Applied Corporate Finance, 7, 20-30.         [ Links ]

Burns, T., & Stalker, G. M. (1961). The management of innovation. New York: Oxford University Press.         [ Links ]

Bryman, A., & Cramer, D. (1993). Análise de dados em ciências sociais: Introdução às técnicas usando o SPSS. Oeiras: Celta.         [ Links ]

Camman, C., Fichman, M., Jenkins, J., & Klesh, J. (1983). Assessing the attitudes and perceptions of organizational members. In S. Seashore, E. Lawler III, P. Mirvis, & C. Camman (Eds.), Assessing organizational change. New York: John Wiler & Sons.         [ Links ]

Cooke, R. A., & Hartmann, J. L. (1989). Interpreting the cultural styles measured by the OCI, Organizational Culture Inventory Leader's Guide. Plymouth, MI: Human Synergistics.         [ Links ]

Cooke, R. A., & Rousseau, D. M. (1988). Behavioral norms and expectations: A quantitative approach to the assessment of organizational culture. Group and Organization Studies, 13, 245-273.         [ Links ]

Deckop, J. R., Mangel, R., & Cirka, C. C. (1999). Getting more than you pay for: Organizational citizenship behavior and pay-for-performance plans. Academy of Management Journal, 42, 420-428.         [ Links ]

Friedman, M. (1970). The social responsability of business is to increase its profits. New York Times Magazine, September 13, 122-126.         [ Links ]

Hope, J., & Fraser, R. (1998). Measuring performance in the new organizational model. Management Accounting, 76 (6), 22-31.         [ Links ]

Kilman, R. H., & Saxton, M. J. (1983). The Kilman-Saxton culture-gap survey. Pittsburgh: Organizational Design Consultants.         [ Links ]

Lindsay, R. M., Lindsay, L. M., & Irvine, V. B. (1996). Instilling ethical behavior in organizations: A survey of canadian companies. Journal of Business Ethics, 15, 393-407.         [ Links ]

Maignan, I., Ferrell, O. C., & Hult, G. T. (1999). Corporate citizenship: Cultural antecedents and business benefits. Journal of the Academy of Marketing Science, 27 (4), 455-469.         [ Links ]

Mirvis, P. H., & Hackett, E. J. (1993). Work and work force characteristics in the nonprofit sector. Monthly Labor Review, 106, 3-12.         [ Links ]

Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (1998). Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.         [ Links ]

Peters, T. J., & Waterman, R. (1982). In search of excellence. New York: Harper and Row.         [ Links ]

Rego, A. (2000). Comportamentos de cidadania organizacional: Uma abordagem empírica a alguns dos seus antecedentes e consequências. Tese de doutoramento, ISCTE, Lisboa.         [ Links ]

Schneider, D. S., & Vaught, B. C. (1993). A comparison of job satisfaction between public and private. Public Administration Quarterly, 17, 68-77.         [ Links ]

Solomon, E. (1986). Private and public sector managers: An empirical investigation of job characteristics and organizational climate. Journal of Applied Psychology, 71, 247-259.         [ Links ]

Trevino, L. K., & Nelson, K. A. (1995). Managing business ethics: Straight talk about how to do it right. New York: J. Wiley & Sons.         [ Links ]

Welbourne, T. M., Johnson, D. E., & Erez, A. (1998). The role-based performance scale: Validity analysis of a theory-based measure. Academy of Management Journal, 41 (5), 540-555.         [ Links ]

 

(*) Departamento de Gestão de Empresas, Escola Superior de Gestão, Instituto Politécnico de Tomar, Quinta do Contador, 2300 Tomar, graciete_honrado@hotmail.com

(**) Departamento de Gestão, Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa, Rua Marquês de Fronteira, 20, 1099-038 Lisboa, mpc@fe.unl.pt

(***) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons