SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.19 n.1 Lisboa  2001

 

Um programa de formação para a eficácia dos treinadores da iniciação e formação desportiva (*)

 

JOSÉ F. CRUZ (**)

CLÁUDIA DIAS (**)

RUI GOMES (**)

ANDRÉ ALVES (**)

SANDRA SÁ (**)

ISABEL VIVEIROS (**)

SÉRGIO ALMEIDA (**)

SOFIA PINTO (**)

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Black, S., & Weiss, M. (1992). The relationship among perceived coaching behaviors, perceptions of ability, and motivation in competitive age-group swimmers. Journal of Sport & Exersice Psychology, 14, 309-325.         [ Links ]

Chelladurai, P. (1984). Leadership in sports. In J. M. Silva, & R. S. Weinberg (Eds.), Psychological foundations of sport (pp. 329-339). Champaign, IL: Human Kinetics.         [ Links ]

Chelladurai, P. (1990). Leadership in sports: A review. International Journal of Sport Psychology, 21, 328-354.         [ Links ]

Chelladurai, P. (1993). Leadership. In R. N. Singer, M. Murphey, & L. K. Tennant (Eds.), Handbook of Research on Sport Psychology (pp. 647-671). Champaign, IL: Human Kinetics.         [ Links ]

Cruz Feliú, J. (1987). Aportacións a la iniciació esportiva. Apunts: Educació Física i Esports, 9, 10-18.         [ Links ]

Cruz Feliú, J. (1994). Asesoriamient psicológico a entrenadores: Experiencia en baloncesto de iniciación. Apunts: Educación Fisica y Deportes, 35, 5-14.         [ Links ]

Cruz Feliú, J. (1997). Intervencion conductual en entrenadores infantiles. In J. F. Cruz, & A. R. Gomes (Eds.), Psicologia aplicada ao desporto e à actividade física: Teoria, investigação e prática. Braga: Universidade do Minho-APPORT.         [ Links ]

Cruz Feliú, J., Bou, A., Fernandez, J. M., Martin, M., Monràs, J., Monfort, N., & Ruiz, A. (1987). Avaliació conductual de les interaccions entre entrenadors i jugadors de basquet escolar. Apunts, 24, 89-98.         [ Links ]

Cruz, J., & Gomes, A. (Eds.) (1997). Psicologia aplicada ao desporto e à actividade física: Teoria, investigação e intervenção. Braga: APPORT - Universidade do Minho.         [ Links ]

Cruz, J. F., & Gomes, A. R. (1996). Liderança de equipas desportivas e comportamento do treinador. In J. F. Cruz (Ed.), Manual de Psicologia do Desporto (pp. 389-409). Braga: SHO - Sistemas Humanos e Organizacionais.         [ Links ]

Cruz, J. F., Gomes. A. R., & Dias, C. (1997). Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: Eficácia de intervenções psicológicas no Andebol. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 2, 587-610.         [ Links ]

Gomes, A. R. (1996a). Programa de intervenção para formação psicológica de treinadores. Conferência no XI Clinic Internacional de Informação Técnica e Científica. Maia: Associação de Andebol do Porto. Instituto Superior da Maia.         [ Links ]

Gomes, A. R. (1996b). Intervenção psicológica nos padrões de comunicação treinador-atletas. Conferência no Seminário Internacional de Psicologia do Desporto. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.         [ Links ]

Gomes, A. R., & Cruz, J. F. (1996, Novembro). Avaliação da eficácia de uma intervenção psicológica em contextos desportivos: Modificação dos comportamentos do treinador. Comunicação em «poster» à IV Conferência Internacional: Formas e Contextos. Braga: Universidade do Minho.         [ Links ]

Gomes, A. R., Dias, C., & Cruz, J. F. (1997). Avaliação da eficácia de uma intervenção cognitivo-comportamental no desporto: Estudo de caso com um treinador. In M. Gonçalves e col. (Orgs.), Avaliação psicológica: Formas e contextos (Vol. V). Braga: APPORT: Associação dos Psicólogos Portugueses.         [ Links ]

Kirschenbaum, D. (1997). Mind matters: Seven steps to smarter sport performance. Carmel, IN: Cooper Publishing Group.         [ Links ]

Smith, F., Smoll, F. L., & Hunt, E. (1977). A system for the behavioral assessment of athletic coaches. Research Quarterly, 48, 401-407.         [ Links ]

Smith, R., & Smoll, R. (1996). Way to go, Coach!. A scientifically-proven approach to coaching effectiveness. Portola Valley, CA: Wardle Publishers.         [ Links ]

Smith, R., Smoll, F., & Christensen, D. (1996). Behavioral assessment and interventions in youth sports. Behavior Modification, 20, 3-44.         [ Links ]

Smith, R., Smoll, F., & Curtis, B. (1978). Coach effectiveness training: A cognitive-behavioral approach to enhancing relationship skills in youth sport coaches. Journal of Sport Psychology, 1, 59-75.         [ Links ]

Smith, R. E. (1997). The sport psychologist as a scientist-practitioner: Reciprocal relations linking theory, research, and intervention. In R. Lidor, & M. Bar-Eli (Eds.), Actas do IX Congresso Mundial de Psicologia do Desporto (Part I, pp. 39-41). Netanya: Israel.         [ Links ]

Smith, R. E., & Smoll, F. L. (1991). Behavioral research and intervention in youth sports. Behavior Therapy, 22, 329-344.         [ Links ]

Smith, R. E., & Smoll, F. L. (1996a). Competitive anxiety: Sources, consequences, and intervention strategies. In F. L. Smoll, & R. E. Smith (Eds.), Children and Youth in Sport: A biopsychosocial perspective (pp. 359-380). Dubuque, IA: WCB/ /McGraw-Hill.         [ Links ]

Smith, R. E., & Smoll, F. L. (1996b). Psychosocial interventions in youth sport. In J. L. Van Raalte, & B. W. Brewer (Eds.), Exploring Sport and Exercise Psychology (pp. 287-315). Washington, DC: American Psychological Association.         [ Links ]

Smith, R. E., & Smoll, F. L. (1997). Coaching the coaches: Youth sports as a scientific and applied behavioral setting. Current Directions in Psychological Science, 6 (1), 16-21.         [ Links ]

Smith, R. E., Smoll, F. L., & Barnett, N. P. (1995). Reduction of children's sport performance anxiety trough social support and stress-reduction training for coaches. Journal of Applied Developmental Psychology, 16, 125-142.         [ Links ]

Smith, R. E., Smoll, F. L., & Hunt, E. (1997). A system for the behavioral assessment of athletic coaches. Research Quarterly, 48, 401-407.         [ Links ]

Smith, R. E., Smoll, F. L., & Curtis, B. (1978). Coaching Roles and relationships. In J. R. Thomas (Ed.), Youth Sports Guide for Coaches and Parents. Washington, DC: AAHPER Publications.         [ Links ]

Smith, R. E., Smoll, F. L., & Curtis, B. (1979). Coach effectiveness training: A cognitive-behavioral approach to enhancing relationship skills in youth sport coaches. Journal of Sport Psychology, 1, 59-75.         [ Links ]

Smoll, F., & Smith, R. (1984). Leadership research in youth sports. In J. M. Silva, & R. S. Weinberg (Eds.), Psychological foundations of sport psychology (pp. 371-386). Champaign, Illinois: Human Kinetics.         [ Links ]

Smoll, F., & Smith, R. (1989). Leadership behaviors in sport: A theorethical model and research paradigm. Journal of Applied Social Psychology, 19, 1522-1551.         [ Links ]

Smoll, F., & Smith, R. (1990). Improving relationship skills in youth sport coaches. East Lansing: Michigan Institute for the Study of Youth Sports.         [ Links ]

Smoll, F., & Smith, R. (1997). Coaches who never lose: Making sure athletes win, no matter what the score. Portola Valley, CA: Warde.         [ Links ]

Smoll, F., & Smith, R. (Eds.) (1979). Psychological perspectives in youth sports. Washington, DC: Hemisphere.         [ Links ]

Smoll, F., Smith, R., Curtis, B., & Hunt, E. (1978). Toward a mediational model of coach-player relationships. Research Quarterly, 49, 528-541.         [ Links ]

Smoll, F., Smith, R., Curtis, B., & Hunt, E. (1978). Toward a mediational model of coach-player relationships. Research Quarterly, 49, 528-541.         [ Links ]

Smoll, F. L., & Smith, R. E. (1993). Educating youth sport coaches: An applied sport psychology perspective. In J. M. Williams (Ed.), Applied Sport Psychology: Personal growth to peak performance (2.a ed., pp. 36-57). Mountain View, CA: Mayfield.         [ Links ]

Smoll, F. L., & Smith, R. E., Barnett, N. P., & Everett, J. J. (1993). Enhancement of children's self-esteem through social support training for youth sport coaches. Journal of Applied Psychology, 78, 602-610.         [ Links ]

Smoll, F. L., Smith, R. E., Curtis, B., & Hunt, E. (1978). Toward a mediational model of coach-player relationships. Research Quarterly, 49, 528-541.         [ Links ]

Solomon, G., Striegel, D., Elliot, J., Heon, S., & Maas, J. (1996). The self-fulfilling prophecy in collegebasketball: Implications for effective coaching. Journal of Apllied Sport Psychology, 8, 44-59.         [ Links ]

Weinberg, R., & Gould, D. (1995). Foundations of sport and exercise psychology. Champaign, IL: Human Kinetics.         [ Links ]

 

(*) Agradecemos a colaboração e disponibilidade dos treinadores e de todos os atletas de andebol do «ABC - Braga», da «Académica S. Mamede - Porto» e do «Boavista Futebol Clube - Porto», que têm vindo a participar em estudos no âmbito do PFET, realizados pela Universidade do Minho.

(**) Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons