18 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

     

 

Prevenção primária das toxicodependências: Avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos (*)

 

Maria da Graça Pereira (**)

Paulo Moreira (***)

 

 

RESUMO

A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. "Crescer a Brincar" é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente "Sede de Viver", instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental.

Palavras-Chave: Promoção da saúde, toxicodependência, intervenção em escolas primárias.

 

ABSTRACT

The main purpose of the study was the evaluation of the efficacy of a primary prevention addiction program "Growing up Playing" with children in basic school. A number of studies have demonstrated the efficacy of the multimodal models in primary prevention programs. This study employed a socio-affective model (Negreiros de Carvalho, 1991). A sample of 109 children participated. A Pré-Post test design with control group was employed. The measures used included the CABS (Michelson & Mood, 1982) that measures communication style, the CDI (Kovacs, 1985) that measures depression, the SPPC (Harter, 1985) for self-concept and a new instrument "Eager to Live" (cartoons) created for the purpose of the study that assessed peers pressure, decision making and assertive style. Results and research implications are presented and discussed.

Key words: Health promotion, drugs prevention, basic school´s intervention.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Alonso, D., Freijo, E., & Freijo, A. (1996). Actuar es posible. La prevención de las drogodependencias en la en la comunidad escolar. Madrid: Delegación del Gobierno para el plan Nacional sobre Drogas. Ministerio del Interior.         [ Links ]

Bandura, A. (1977). Social learning theory. N.J. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.        [ Links ]

Becoña, E., Palomares, A., & García, M. P. (1994). Tabaco e salud. Guía de prevención y tratamiento del tabaquismo. Madrid: Pirámide.         [ Links ]

Carvalho, J. N. (1990). Programas de prevenção sobre drogas: Modelos e resultados. Cadernos de Consulta Psicológica, 6, 41-53.         [ Links ]

Carvalho, J. N. (1991). Prevenção do abuso do álcool e drogas nos jovens. Porto: Instituto Nacional de Investigação Científica.         [ Links ]

Festinguer, L. (1957). A Theory of cognitive dissonance. Evanston, Ill. Row Peterson.         [ Links ]

Gorsuch, R., & Butler, M. (1976). Initial Drug Abuse: a review of predisposing social psychological factors. Psychological Bulletin, 83, 120-137.        [ Links ]

Harter, S. (1985). Manual for the Self-Perception Profile for Children. Denver: University of Denver Press.

Hobbs, S. A., & Walle D. L. (1985). Validation of the Children´s Assertive Behavior Scale. Journal of Psychopatholoy and Behavioral Assessment, 7 (2), 145-153.         [ Links ]

Jaccard, J. (1981). Toward theories of persuasion and belief change. Journal of Personality and Social Psychology, 40, 260-269.         [ Links ]

Kahle, L. R. (1984). Attitudes and social adaptation: A personel-situation interaction approach. New York: Pergamon Press.         [ Links ]

Leventhal, H., Keeshan, P., Baker, T., & Wetter, D. (1991). Smoking prevention: Toward a process approach. British Journal of Addictions, 86, 53-58.        [ Links ]

McGuire, W. (1976). Attitude change and the information-processing paradigm. In E. Hollander & Hunt (Eds.), Current perspectives in social psychology. New York: University Press.         [ Links ]

Nowlis, H. (1969). Drug on the college campus. New York: Gardan City, Anchor Books.         [ Links ]

Pedro-Carroll, J., & Cowen, E. L. (1985). The children of divorce intervention program: an investigation of the efficacy of a school-based prevention program. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 53, 603-611.         [ Links ]

Pereira, M. G., Sarrico, L., Oliveira, S., & Parente, S. (2000). Aprender a escolher: Promoção da saúde no contexto escolar. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 1, 147-158.         [ Links ]

Romer, D. (1981). A person-situation causal analysis of self-reports of attitudes. Journal of Personality and Social Psychology, 41, 562-576.         [ Links ]

Short, J. L., Roosa, M. W., Sandler, I. N., Ayers, T. S., Geinsheimer, L. K., Braver, S. L., & Tein, J. Y. (1995). Evaluation of a Preventive Intervention for a self-selected Subpopulation of children. American Journal of Community Psychology, 23 (2), 223-247.         [ Links ]

Smucker, M. R., Crainghead, W. E., & Craighead, L. W. (1986). Normative and Reliabitity data for the Children Depression Inventory. Journal of Abnormal Child Psychology, 14 (1), 25-39.         [ Links ]

Tesser, A. (1978). Self-generated attitude change. In L. berkowitz (Ed.), Advances in experimental social psychology. New York: Academic Press.         [ Links ]

Toler, C. (1975). The personal values of alcoholics and addicts. Journal of Clinical Psychology, 31, 554-557.         [ Links ]

Torres, M. A. (1990). La prevención escolar del uso de las drogas en España. In J. Escámez (Ed.), Drogas y escuela, Una propuesta de prevención (pp. 209-227). Madrid: Dykinson.         [ Links ]

 

 

(*) Este programa de intervenção foi apoiado, em parte, pelo programa PEPT 2000. Gostaríamos de agradecer à Drª. Maria José Cabrita do Centro de Saúde Braga III todo o apoio prestado bem como aos professores e alunos que participaram no programa.

Toda a correspondência relativa a este artigo deverá ser enviada para Maria da Graça Pereira, Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710, Braga, Portugal, e-mail: gracep@iep.uminho.pt

(**)Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal.

(***) Psicólogo Clinico e da Saúde.

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License